Moradores da Cidade Universitária alertam para cães abandonados nas ruas

por Carlos Britto // 26 de fevereiro de 2025 às 18:49

Foto: WhatsApp/divulgação

Moradores do bairro Cidade Universitária, em Petrolina, estão preocupados com a grande quantidade de cachorros abandonados, que têm causado transtornos na região. De acordo com relatos, mais de 20 cães — entre filhotes, machos e fêmeas — circulam pelas ruas, especialmente em frente às residências, avançando contra pedestres, motos e carros que passam pelo local.

Uma moradora conta que já procurou os órgãos responsáveis diversas vezes, mas até agora nenhuma providência foi tomada. “Já fizemos várias denúncias, mas nada é resolvido. São muitos cachorros e, com a fêmea no cio, a situação piorou. Eles ficam em frente à minha casa, avançando na gente e nos veículos que passam na rua“, desabafa.

A situação tem gerado medo e insegurança para os moradores, que temem acidentes e ataques. Além disso, a falta de controle populacional e o abandono contínuo de animais na região agravam o problema.

A Redação encaminhou a demanda para a Prefeitura de Petrolina que informou que a Agência Municipal do Meio Ambiente, através da Coordenação de Bem-Estar Animal, esclarece que, os animais resgatados ou capturados são aqueles que representam algum risco de contágio de zoonoses, que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade ou que oferecem risco à integridade das pessoas. Para chegar nessa conclusão, uma avaliação prévia é realizada por profissionais da área. O objetivo é garantir a saúde pública e o bem-estar dos animais, priorizando a segurança e o equilíbrio ambiental.

Vale ressaltar que a Coordenação de Bem-Estar Animal está concluindo um protocolo para captura e castração responsável desses animais, priorizando matilhas em situação de rua. Através dessa medida, é possível gerar um controle populacional efetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários