Uma moradora do Perímetro Irrigado Maria Tereza denunciou ter sido agredida por uma funcionária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Tereza de Andrade, no KM-25, Zona Rural de Petrolina. Segundo relatos de moradores do local, a vítima já vinha apontando problemas no atendimento oferecido pela unidade.
Em um vídeo gravado pela própria moradora, é possível ver o momento em que a funcionária a persegue com uma vassoura, ameaçando a vítima. A mulher corre para dentro da UBS e é seguida pela servidora, que tenta tomar seu celular e, em seguida, a agride. Outras pessoas que estavam no local também registraram a cena.
A redação encaminhou a denúncia para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que em nota informou que o caso registrado na UBS do do KM 25, na última terça-feira (9), está sendo rigorosamente apurado. “A SMS reforça que não tolera qualquer forma de violência, desrespeito ou intimidação no ambiente de trabalho ou durante a prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)“, frisou a nota.
Os profissionais envolvidos compareceram à Delegacia de Polícia, onde foi registrado Boletim de Ocorrência (BO) e foram chamados pela Secretaria para prestar os devidos esclarecimentos. “Quanto à ausência dos profissionais médicos, de enfermagem e odontologia no período citado, esclarecemos que eles participaram de capacitação previamente programada, fundamental para o aprimoramento contínuo da assistência em saúde. Mesmo durante esse período, os serviços essenciais da unidade foram mantidos para assegurar o atendimento à população local“, completou a nota.


