Um morador que reside na Rua do Socorro, no Centro de Juazeiro (BA), entrou em contato com o Blog para denunciar a prática de descarte de lixo e entulho em área pública. Segundo o morador, há três dias, um residente da localidade vem realizando serviços de reforma em sua residência e, ao invés de dar o destino correto ao material descartado, tem jogado entulho e resíduos diretamente na praça pública próxima.
A prática tem causado incômodo e prejudicado a limpeza e a estética da área, além de ter ocupado um ponto de apoio de mototaxistas que, ainda de acordo com o leitor, teve o banco e espaço do ponto totalmente tomado pelo entulho. A situação também representa risco à saúde pública, visto que o acúmulo de resíduos pode atrair animais e gerar proliferação de mosquitos, em especial, o Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
O Blog encaminhou o caso para à Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) do município, que tem a responsabilidade de fiscalizar e tomar as providências necessárias para garantir que o descarte de lixo e entulho seja realizado de forma adequada, respeitando as normas ambientais e de convivência urbana.
Além do lixo, o esgoto está estourado por toda a rua do Coliseu, causando mau cheiro, proliferação de insetos, além de ser inviável viver nessas condições. Uma fossa a céu aberto, urina, merda, águas de escrotos se misturam causando mau cheiro e doenças para quem mora e trafega por toda essa área.