Monumentos históricos de Petrolina começam a ser restaurados

1

Um dos símbolos mais conhecidos de Petrolina, o monumento ‘O Cruzeiro’ será o primeiro a receber um trabalho de restauração a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, que deverá também contemplar diversos patrimônios espalhados por diferentes pontos da cidade. O serviço já começou na manhã desta quarta-feira (2), quando equipes da Secretaria acompanharam a retirada do Cruzeiro, que foi encaminhado à Casa do Artesão – onde será cuidadosamente restaurado pelas mãos de Cícero Rodrigues.

A gestora da pasta, Maria Elena de Alencar, ressalta que o projeto tem como principal objetivo é manter viva a história da cidade, através da revitalização dos monumentos que se encontram deteriorados.

“Logo no início do ano, nossa equipe foi a campo, fez um levantamento da situação dos principais monumentos da cidade e agora vamos dar seguimento ao trabalho de execução, com ações concretas para revitalizar estes símbolos que fazem parte da nossa cultura popular“, disse a secretária.

De acordo com o diretor de turismo, Marcus Pamponet, as obras não têm previsão de entrega, mas a expectativa é que, nesta primeira etapa, cinco monumentos recebam os trabalhos de revitalização. “Estas melhorias são uma demanda constante. Ouvimos turistas e munícipes e entendemos que o respeito ao artista e à cidade são prioridades nesse tratamento“, destacou.

História

Erguido em frente à Igreja Matriz no ano de 1901, o Cruzeiro foi transferido em 1969 para a Praça Pio XII (mais conhecida como Praça do Galo), durante a gestão do então prefeito Simão Amorim Durando. As informações são da assessoria da PMP. (foto/divulgação)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome