Monitoramento da qualidade da água do Rio São Francisco é realizado em Petrolina

1

Para que um local esteja apropriado para banho e práticas desportivas em sua área é preciso um monitoramento e pesquisa das condições da água. Dessa forma os profissionais da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) começaram a medir as condições da água em trechos do Rio São Francisco, em Petrolina. A ação ocorrerá nos próximos oito meses e faz parte do Projeto Orla Nossa.

A pesquisa ocorrerá nos próximos oito meses e conta com a parceria do curso de Química do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), sob a coordenação da professora Drª Clecia Pacheco, e as mostras serão analisadas no laboratório da Niagro. Os dados obtidos por essas medições serão informados junto ao relatório de balneabilidade da AMMA.

O diretor de Projetos da AMMA, Victor Flores, ressalta que durante a pesquisa, serão avaliados fatores variantes que podem influenciar nos resultados durante o período. “O estudo irá observar as variações e a influência do trabalho da Prefeitura de Petrolina, com o projeto Orla Nossa, a redução dos esgotos e a diminuição da vazão da barragem de Sobradinho, que também impacta nas propriedades da água. Só após as análises, vamos poder de fato, afirmar se a área é segura para banho“, explicou.

Projeto Orla Nossa

É um projeto de revitalização do Rio São Francisco que vem sendo desenvolvido desde o início da gestão, em 2016. Entre os trabalhos realizados pela Prefeitura de Petrolina, estão o estudo e a retirada das baronesas, a inserção de 35 mil alevinos e a operação que identificou e solucionou ligações clandestinas e tubulações que despejavam esgoto no rio. O projeto agora está na fase de recuperação da mata ciliar degradada na extensão da Orla I, no processo de educação ambiental e de análise da qualidade da água.

Entre as parcerias firmadas, o programa conta com o auxílio do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, 72º Batalhão de Infantaria Motorizado e a Codevasf. (Foto/Divulgação)

1 COMENTÁRIO

  1. Por que a mulher do canto direito da foto está com um chapéu com a bandeira de Cuba? Já sei, deve defender aquilo como um paraíso, que na verdade só e paraíso na propaganda do governo cubano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

oito − sete =