Mirando eleições 2016, Rede Sustentabilidade em PE busca alianças para definir tática eleitoral

0

Prestes a disputar a primeira eleição, em outubro deste ano, a Rede Sustentabilidade em Pernambuco está percorrendo um longo ciclo de debates internos e encontros regionais antes de definir a sua tática eleitoral no Estado. Organizado em cerca de 30 municípios pernambucanos, o partido busca, acima de tudo, “visibilidade” e pessoas comprometidas com as propostas do partido. Pelo menos foi o que deixou claro um dos porta-vozes da legenda em Pernambuco, o ex-deputado Roberto Leandro, em entrevista a este Blog.

Estamos organizados em torno de 30 municípios do Estado, mas queremos crescer mais e crescer com qualidade, com pessoas comprometidas, pois não queremos ser mais uma legenda igual às outras. Estamos realizando um processo de visita ao Sertão do Estado, organizando chapas de vereadores, visitamos Serra Talhada, realizamos reunião aqui em Petrolina e discutimos a tática eleitoral. Estamos entrando no jogo do processo eleitoral de 2016, buscamos a elaboração de um programa, a partir de um diagnóstico dos problemas das cidades, buscando alternativas e soluções para a discussão no processo eleitoral deste ano”, contou.

De acordo com Roberto Leandro, a Rede é uma alternativa para os eleitores que “estão de saco cheio” da atual situação da política brasileira. “A Rede tem uma questão forte com a questão da sustentabilidade, mas não só apenas no aspecto ambiental, mas, também, no aspecto político, estético, ético, cultural. É uma questão de democratizar a participação da sociedade nos espaços que existem hoje de forma mais efetiva. A Rede respeita a militância que tem uma ligação direta com uma forma de trabalhar mais horizontal, pois a Rede não tem dono, não tem presidente, temos porta-vozes – um homem e uma mulher. Queremos resgatar a boa política, pois a população está de saco cheio dessa bandalheira. A Rede quer disputar, quer ser protagonista com sinceridade. A gente quer entrar no jogo para ser protagonista, não seremos agenda de aluguel ou escória para quem quer que seja. Queremos autonomia e independência”, pontuou o dirigente.

Alianças

Trabalhando de forma criteriosa para organizar o partido no Estado, a legenda pode conseguir um maior apoio do PSB. “Embora façamos parte do Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente com nosso companheiro Sérgio Xavier, não existe um alinhamento automático com o PSB ou com qualquer outra força política. Mas vamos conversar com o presidente estadual do PSB para discutir essa questão de aliança”, revelou o porta-voz. O encontro com Sileno Guedes deve acontecer ainda esta semana, no Recife.

Segundo Roberto Leandro, no próximo mês a Rede vai realizar um congresso nacional para definir a política de alianças para as eleições deste ano e, a partir daí, novas cidades devem entrar na lista de prioridades da sigla. O encontro está previsto para acontecer de 3 a 6 de março, em Brasília, com a presença de uma delegação de Petrolina e do Estado.

Pré-candidatura?

O diretório do partido em Petrolina, que tem o bacharel em Direito Albérico Lacerda como um dos articuladores da legenda na cidade, pode ter candidatura própria à prefeitura nas eleições de outubro. A hipótese não está descartada, mas Albérico, que também integra a cúpula estadual e nacional do partido, desconversou quando foi perguntado se seu nome já permeia como pré-candidato.

Temos bons nomes aqui, já estamos nos organizando há dois anos. Eu não sou o único nome. A rede não tem essa afobação de ter o poder. Nós queremos apresentar novas ideias, políticas estruturantes, com seriedade. Mas, para conseguirmos isso, temos que alcançar determinados espaços, mas o foco da gente é apresentar isso. Quem tiver perfil e quiser se apresentar à Rede, será muito bem-vindo”, ponderou.

Os integrantes da Rede em Petrolina se reúnem semanalmente, todas as terças-feiras, às 19h30, no prédio do Empresarial Ethos, na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, nº 377. Roberto Leandro e Albérico Lacerda estavam acompanhados do coordenador de Organização da Rede em Pernambuco, George do Rêgo Barros. Outras informações sobre A Rede Sustentabilidade podem ser encontradas acessando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

três × 2 =