Ministro diz em Petrolina que estuda alternativas para otimizar a Operação Carro-Pipa e ampliar abastecimento

por Carlos Britto // 16 de junho de 2019 às 08:00

(Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional/Divulgação)

O ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto, visitou na última sexta-feira (14) o 72° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, em Petrolina, acompanhado do comandante militar do Nordeste, general Marco Antônio Freire Gomes. O objetivo foi analisar os resultados e números da Operação Carro-Pipa (OCP) Federal e discutir propostas para otimizar a ação, que faz parte da parceria entre a Defesa Civil Nacional e o Ministério da Defesa. A OCP é responsável por levar água potável a milhares de famílias no semiárido brasileiro.

De acordo com o ministro Gustavo Canuto, a ideia é estudar, juntamente com o Ministério da Defesa, alternativas para ampliar a capacidade de abastecimento à população com intervenções permanentes. “O principal objetivo da visita é reconhecer o trabalho que o Exército Brasileiro vem desempenhando há 20 anos na Operação Carro-Pipa. Conhecemos os detalhes, números e dificuldades. Podemos otimizar a aplicação dos recursos públicos para ampliar esse abastecimento e, ainda, reduzir a sobrecarga atual do Exército com a ação”, ressaltou.

Uma das estratégias sugeridas pelo titular do MDR para desafogar a OCP foi a ampliação e operacionalização eficiente do Programa Água Doce (PAD). A iniciativa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade ao consumo humano. O PAD incorpora cuidados técnicos, ambientais e sociais na recuperação, com a implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente em áreas rurais no semiárido. “O Programa é uma alternativa altamente positiva e os dessalinizadores oferecem água de boa qualidade. Nossa intenção é ampliar a instalação desses sistemas, onde for possível, para beneficiar as famílias   – antes atendidas pela Operação Carro-Pipa”, explicou.

O ministro Gustavo Canuto destacou, também, as obras estruturantes que estão no Plano Nacional de Segurança Hídrica e são fundamentais para garantir água a longo prazo. (Veja mais).

Abastecimento

A Defesa Civil Nacional atua, com apoio complementar aos estados, em duas linhas de atendimento emergencial com a Operação Carro-Pipa. Uma delas é a Federal, que é executada por meio de cooperação com o Exército Brasileiro e atende prioritariamente as áreas rurais. E a estadual, com a transferência direta de recursos aos governos estaduais, que são os responsáveis pela execução e gestão da operação em áreas urbanas e em zonas rurais que não são atendidas pela OCP Federal.

Atualmente, a Operação Federal beneficia mais de 1,7 milhão de pessoas em 653 cidades do semiárido. “A ação já tem mais de 20 anos e abrange dez estados brasileiros. Hoje nós temos um efetivo considerável trabalhando no Pipa e agora temos diversos militares caatinga a dentro distribuindo água, fiscalizando, compartilhando um pouco do nosso aspecto humanitário”, afirmou o general Gomes Freire.

Para que um município possa receber a OCP, é necessário obter o reconhecimento federal do Ministério do Desenvolvimento Regional, que pode ser solicitado pelo ente logo após o Decreto Municipal/Estadual de situação de Emergência ou estado de calamidade pública.

A comitiva, que também acompanhou a entrega de água potável por meio de caminhões em uma comunidade, contou com a participação do general Laerte de Souza Santos, do Ministério da Defesa, e o comandante do batalhão de Petrolina, tenente coronel Antônio Oliveira, além do secretário Executivo do MDR, Antônio Futuro, e da diretora da Sedec, Karine Lopes.

Ministro diz em Petrolina que estuda alternativas para otimizar a Operação Carro-Pipa e ampliar abastecimento

  1. Popo disse:

    Ministro o mais barato hoje seria o Propio Exército fazer perfuração de poços artesianos e estaria resolvido o problema dessa gente aqui no Sertão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários