O grupo de Samba de Véio Mirim da Ilha do Massangano foi criado há cerca de 9 anos e é composto atualmente por 25 crianças, com idades entre 3 e 14 anos. Ao som de cantos, palmas e batidas de pés, os moradores da Ilha comemoraram no último dia 06 a conquista do novo Ponto de Cultura, que será localizado na ilha e oferecerá oficinas, vestimentas e passeios aos participantes.
Uma das fundadoras da Associação Cultural do Massangano, Maria da Graça Sol Posto, afirma que a iniciativa, além de garantir o desenvolvimento cultural da Ilha, oferece a oportunidade de aprendizagem aos filhos e netos dos sambistas mais antigos. “Com esse Ponto, o trabalho que já vem sendo realizado vai ganhar força. Isso é uma prova de que o samba é um potencial de nosso povo, que agora ganha destaque nacional”, acrescentou.
O grupo de Samba de Véio Mirim é fruto de uma tradição centenária em Petrolina sob a coordenação de Maria Francisca dos Santos, a qual organiza o ensaio das crianças e suas apresentações nas escolas da cidade.




Que conquista importante!!!
Sem duvidas a cultura ribeirinha, através da ilha massangano, será levada aos quatro cantos do País, bem como, pela valorização dessa garotada.
Sucesso!
Parabéns a vereadora Raimunda Sol posto que apoiou essa conquista além de toda sua família que ama essa ilha como ninguém.
Mais uma vez Petrolina dá um show quando se trata de incentivo a cultura regional. Essa é só mais um dos inumeros resultados alcançados pela gestão Júlio Lóssio, o que eleva a moral da cultura regional. Isso nos deixa muito feliz…
Parabéns a toda essa criançada. É muito importante investir nas crianças mesmo. Tenho fé e sei que Julio Lóssio vai continuar apoiando cada dia mais esse povo querido.
Que felicidade nascer nessas ilhas e pertencer a Petrolina. Acertada atribuir essas ilhas ao nosso município. Também deveriam transferir a barragem de Sobradinho para a Capital do São Francisco. Pense num ponto turístico desprestigiado. Ficamos apneas a cerca de 4km da barragem. Se fosse da nossa cidade lá teria mais futuro.
Reconhecimento cultural: O Vale do São Francisco cresce a passos largos seja na fruticultura ou no comércio. E é muito gratificante ver as manifestações culturais, sobretudo o samba de véio que envolve pessoas de 8 a 80 anos, estar sendo reconhecido nacionalmente.