Miguel enaltece retorno do São João, após quase 3 anos: “Esperança e fortalecimento”

por Carlos Britto // 26 de junho de 2022 às 16:23

Foto: Jonas Santos/divulgação

Após quase três anos sem sua mais tradicional festa popular, Pernambuco resgatou a esperança e o fortalecimento da cultura popular com o retorno do São João. Essa foi a avaliação feita pelo pré-candidato a governador Miguel Coelho (UB), com a proximidade do fim do ciclo junino neste ano. Desde o início das comemorações, Miguel visitou as cidades de Araripina, Arcoverde, Bezerros, Caruaru, Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe. Na próxima quarta-feira (29) ele vai conferir, ainda, as festividades em Limoeiro, no Agreste.

Para o pré-candidato, os polos mais tradicionais das festividades juninas em Pernambuco não competem entre si, mas se complementam, tendo em vista que o São João é a principal manifestação cultural do Interior do Nordeste e não se resume apenas a apresentações de artistas. O evento envolve, segundo o ex-prefeito de Petrolina, toda uma cadeia econômica produtiva, gerando emprego, renda e pagando o salário de muita gente que depende desse tipo de atividade.

De acordo com Miguel, os dois últimos anos de interrupção das celebrações foram muito sofridos, sobretudo para quem depende economicamente do ciclo junino e outras festividades. Com a volta dos festejos em 2022, ele declarou que é uma nova fase de recuperação da economia, embora em muitos desses locais não tenha havido apoio do governo do Estado no sentido de auxiliar a realização das festividades.

Miguel destacou que o turismo voltou a se aquecer nas principais cidades que fazem parte do circuito junino. O pré-candidato também ressaltou as peculiaridades de cada evento nas cidades, alguns com apelo mais tradicional e outros com uma pegada multicultural. “Foi emocionante ver a alegria de nosso povo, independente da cidade, do tipo de festa. O retorno do São João simboliza o resgate de nossa cultura, traz esperança para os pernambucanos que desejam dias melhores. Por isso tudo, foi um momento muito especial nessa caminhada da pré-campanha passar por essas cidades e sentir o povo feliz mesmo em meio a tanta dificuldade que Pernambuco atravessa nos últimos anos”, resumiu.

Missa do Vaqueiro

Neste domingo (26) o pré-candidato participou em Petrolina da cavalgada e da tradicional Missa do Vaqueiro. Miguel confere a despedida dos shows à noite, no Pátio Ana das Carrancas, no Bairro KM-2.

Miguel enaltece retorno do São João, após quase 3 anos: “Esperança e fortalecimento”

  1. Maria disse:

    Agora esperem a explosão da Covid e não se assustem se aparecer casos de varíola em Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.