Em comemoração aos 24 anos da Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, foi realizada uma solenidade na sede da corporação, no Parque Josepha Coelho, na manhã de hoje (27). O evento contou com a participação de várias autoridades de segurança da cidade e também da vizinha Juazeiro (BA).

Autoridades participam de solenidade que marcou o aniversário de 24 anos da GCM de Petrolina. (Foto: Alieny Silva/Blog do Carlos Britto)
Durante o evento, o prefeito Miguel Coelho anunciou investimentos municipais na ordem de R$ 2 milhões e outras melhorias na estruturação da corporação. Entre as ações, o gestor garantiu que o quadro de profissionais da GCM será ampliado em 30%. Isso ocorrerá com um concurso público que o Município está preparando e a Guarda Municipal – que conta atualmente com 125 membros – será uma das categorias contempladas. “Ou seja, 40 novos guardas”, afirmou o prefeito, após assinar o decreto para liberação dos recursos.
“Mas não adianta ter guarda, se não tiver condições de trabalho. Por isso estamos adquirindo 600 kits fardamentos, com coletes à prova de balas, armas letais e não letais e outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Tudo isso somado, a gente consegue ver o quanto esse dinheiro vai levar mais segurança à população e a valorização do servidor. Esse investimento não é para a guarda ocupar o lugar das polícias Militar e Civil, e sim para poder ajudar. Esse é o proposto da nossa guarda”, declarou Miguel Coelho.

Guardas municipais de Petrolina. (Foto: Alieny Silva/Blog do Carlos Britto)
Reforço
O prefeito ainda anunciou a locação de 12 novas viaturas e 9 motos para reforçar a ação da guarda dento dos bairros. Com esse reforço, a Guarda Municipal também vai expandir suas ações para comunidades da zona rural, no combate à violência contra a mulher e no patrulhamento escolar.

Guardas municipais de Petrolina. (Foto: Alieny Silva/Blog do Carlos Britto)
É louvável esta iniciativa, de melhorar tanto o número de integrantes do grupamento GM, que em relação ao número de habitantes do município de petrolina deixa muito a desejar.
Temos também no município, um grupamento de agentes de segurança patrimonial no qual faço parte, o mesmo possui um número correspondente ao dobro da Guarda… e deveria ser mais valorizado.
Já existe previsão para tal concurso? Ou são ainda projetos.