Mês dedicado ao folclore é encerrado em Petrolina com Cigana Contadora de Histórias

por Carlos Britto // 31 de agosto de 2021 às 21:00

Foto: CLAS Comunicação/divulgação

Petrolina concluiu o mês de agosto comemorando o folclore brasileiro com muitas histórias, contos, cantos e expressões populares. O projeto ‘Viva a Leitura’, do colégio Plenus Júnior, movimentou a manhã do último sábado (28) com uma live da escritora carioca Gabriela Kopinits, a Cigana Contadora de Histórias.

Tirando trechos do seu livro infantil ‘Era uma vez…’ e de vários outros autores – a exemplo de Câmara Cascudo e Monteiro Lobato -, a jornalista que personifica a Cigana Contadora de Histórias começou os trabalhos da ação ‘Partilhando Histórias’ com os alunos dos 2º e 3º anos e em um segundo momento com as crianças do 4º e 5º anos do Fundamental I da escola.

Durante o evento, promovido pela FTD Educação, os alunos adoraram as histórias e o clima de encantamento. Para Gabriela, a contação de histórias é uma excelente forma de promover o desejo pela leitura entre as crianças. “Uma criança se torna um adulto mais seguro, feliz e equilibrado se tiver acesso à literatura”, pontuou. A escritora tomou gosto por esse mundo da imaginação aos quatro anos de idade, quando o pai começou a ler para ela, sentado à beira da cama, antes de dormir. Daí em diante, autores como Monteiro Lobato e Ana Maria Machado ganharam uma fiel seguidora.

De acordo com a diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, o projeto ‘Viva a Leitura’ prossegue neste mês de setembro com atrações a exemplo de contação de histórias, leitura e discussão de livros, produção de vídeos e apresentações culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *