Mês da mulher será marcado com atividades diversificadas em Pernambuco

por Carlos Britto // 01 de março de 2011 às 06:42

Entidades sindicais cutistas de Pernambuco prepararam uma programação diversificada durante o mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. Entre as atividades estão oficinas, palestras, desfiles de blocos carnavalescos, lazer, entre outras iniciativas. As mulheres do século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Mês da mulher será marcado com atividades diversificadas em Pernambuco

  1. Osvaldo disse:

    Em 1789 foi a Revolução Francesa, luta pelas liberdades individuais, luta conta a monarquia e direitos para o povo. Os principios de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” nem foram respeitados nos anos agitados que seguiram 1789, com assassinatos sem critério, sem justiça e a chegada ao poder de um outro ditador, Napoleão.
    Em 1789 não existiam operários ou operárias porque não havia industria. Só artesãos individuais.
    A Revolução Industrial foi a chegada da energia que permitiu produzir mais e melhor, substituindo a força dos homens e animais. As consequencias sociais foram muitas vezes dramaticas porque as maquinas provocaram o desemprego de muitos trabalhadores pobres.

  2. Osvaldo disse:

    Textos de http://www.wikipedia.org

    A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
    Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
    Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.

    Revolução Francesa era o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 Brumário de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e os privilégios do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.
    A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau. Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.

    A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913).
    O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América[2], em memória da greve das operárias da indústria do vestuário de Nova York, em protesto contra as más condições de trabalho[Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.

  3. Angelica Cavalcanti disse:

    Realmente o mês da MULHER em Pernambuco irá contar com muitas comemorações.
    Na cidade de Dormentes teremos a inaugiração da Coordenadoria da Mulher no dia 11 de março às 08:00, na rua Brasilino de Brito (vizinho ao Canto Mãe Coruja).
    A COORDENADORIA DA MULHER na cidade foi uma grande conquista para as mulheres dormentenses, graças ao empenho da Secretária de Políticas Sociais e Habitação e sua equipe.Todos estão convidados a participar desse momento tão importante para as mulheres e para a cidade.
    (serão oferecidos serviços de beleza e saúde e palestra sobre a Lei Maria da Penha).

    Parabéns por mais uma conquista!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários