Pernambuco registrou a primeira morte por meningite em 2024. A vítima, uma menina de apenas 7 anos de idade que morava no bairro do Ibura, no Recife, morreu no dia 17 de janeiro após desenvolver diversos sintomas da doença. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Recife na sexta-feira (1º).
A criança começou a apresentar sintomas em 15 de janeiro, incluindo cefaléia, dor abdominal, febre, sufusões hemorrágicas e vômitos. Inicialmente, ela foi atendida em uma policlínica do Recife e depois transferida para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), onde foi diagnosticada com meningococcemia, uma infecção generalizada, sorotipo C.
Segundo a Secretaria de Saúde, a menina estava com a carteira de vacinação atualizada. A Secretaria também acompanhou as pessoas que tiveram contato com a menina para identificar possíveis sintomas.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro e o sistema nervoso. Quando um paciente é diagnosticado com meningite, significa que essa membrana está inflamada e precisa de tratamento urgente.
*Com informações do Diário de Pernambuco.