Medidas diminuem o índice de infecção no HUT/Univasf

por Carlos Britto // 29 de outubro de 2010 às 09:12

O Hospital de Urgências e Traumas (HUT)/Univasf investiu em novas alternativas para aumentar a segurança dos pacientes internados, contra o risco de infecções. E as novas medidas já resultam em um bons índices.

Uma das iniciativas foi a implantação dos filtros bacteriostáticos, utilizados no auxílio à recuperação dos pacientes que necessitam de ventilação mecânica. Eles umidificam e filtram as bactérias nas vias aéreas dos pacientes, fazendo com que haja menos produção de secreção, reduzindo o risco de infecção. Além disso, as enfermarias possuem pias, com dispensadores de sabão e papel para que os médicos, enfermeiros, acadêmicos e visitantes possam fazer a lavagem das mãos ao transitarem entre os leitos.Todos os profissionais que prestam assistência, fazem uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, óculos, luvas e fardamento adequado.

Segundo a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Daniela Gardel, os investimentos representam uma redução significativa no nível de infecção hospitalar que caiu para 15 %. “Além de oferecer os equipamentos adequados para os profissionais, nossa preocupação é em orientar os usuários para que não ocorra a disseminação de micro-organismos dentro do ambiente hospitalar. São medidas simples que mudaram inclusive o comportamento de familiares dos pacientes”, afirmou.

Em cinco meses a comissão desenvolveu um plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, realizando a coleta de lixo de forma seletiva e a análise química da água, mensalmente para medir os níveis de cloro e PH.

O médico infectologista e presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Rodrigo Videres, explica que hoje existe um controle maior no Hospital quanto ao uso de antibióticos restritos, que são autorizados somente após laudos da comissão. “Diariamente membros da CCIH visitam todos os setores, avaliando e orientando as condutas adotadas pelos funcionários. Todas as medidas de prevenção a infecção hospitalar seguem o protocolo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA )”, explicou. A boa conduta dos profissionais de Saúde, aliada aos cuidados que cada paciente e familiar devem ter no hospital e em casa, colaboram no combate à infecção hospitalar e consequentemente na promoção da saúde. (foto/reprodução internet)

Medidas diminuem o índice de infecção no HUT/Univasf

  1. Vera Lucia Bacelar disse:

    É mentira Terta?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários