Medicamento fitoterápico é distribuído em postos de saúde de Petrolina

por Carlos Britto // 21 de julho de 2011 às 19:06

Os medicamentos fitoterápicos, que utilizam plantas medicinais sem a utilização de substâncias ativas isoladas, já podem ser encontrados em postos de saúde de Petrolina. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Até o momento, apenas um medicamento pode ser encontrado nas Unidades em Petrolina: o xarope de Guaco, um expectorante usado para o tratamento da tosse.

No Brasil, os fitoterápicos são utilizados há muito tempo pelas diversas gerações. Inicialmente, eram utilizados pelos indígenas, quilombolas, além de outros povos, todos com o intuito de cuidar da saúde dos seus familiares.

Entretanto, fez-se necessário normatizar as ações, com programas e regulamentos, o que foi feito juntamente com a rede pública de saúde dos estados e municípios, com orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Hoje, os medicamentos fitoterápicos administrados de forma regular são considerados pelos especialistas como uma forma segura e eficaz que pode ser utilizada pela população.

Medicamento fitoterápico é distribuído em postos de saúde de Petrolina

  1. Paulo Nogueira disse:

    Essa nota é muito boa e todos fiquem sabendo que o IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco dispõe de Laboratório que produz esses fitoterápicos disponíveis para a popuAlação.

  2. Dreda disse:

    Acho um absurdo gastar dinheiro do SUS com esse tipo de coisa, totalmente desprovido de fundamento científico. Nesta questão o Brasil está na contra-mão da história. Tirando o efeito placebo, Fitoterápico só é bom para laboratório. O Brasil vem promovendo isso como se fosse apoiado por entidades médicas, quando na verdade trata-se apenas de propaganda enganadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários