Médica petrolinense lança livro infantil e doa renda para projeto social

0
Foto: divulgação

A paixão pela literatura infantil e a maternidade incitaram a realização de um sonho da cardiologista petrolinense Elisandra Alves. Mãe de três filhos pequenos, ela conciliou o trabalho nos hospitais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) com os cuidados com as crianças, e ainda tirou da gaveta a ideia de escrever um livro dedicado ao público infantil.

Uma das intenções era reunir esforços para ajudar uma instituição social que fizesse diferença na realidade de crianças da cidade do Sertão pernambucano. Com ilustrações de Lorena Alves, ‘Bem Gris’ será lançado de maneira independente neste sábado (24), às 16h30, em uma live com a participação da contadora de histórias Thamy Mascarenhas (@soldemaria_educacaoearte).

O personagem que dá nome ao livro é um menino feito de massinha de modelar que, ao enfrentar uma tempestade, vê todas as suas cores se misturarem. O enredo da trama se desenrola a partir da reação de Bem e de como ele conseguiu superar essa mudança indesejável. “A ideia foi criar uma situação irremediável, que pode ser comparada ao momento da pandemia que estamos vivendo, mas usando um contexto lúdico, com elementos da educação infantil e enfatizando atributos como resiliência e superação”, diz a autora.

O livro custa R$ 20,00 e o valor arrecadado com o lucro da venda será revertido ao projeto Vida, que atua há 18 anos no Bairro Rio Jordão, em Petrolina. “Percebi nesse projeto do livro a possibilidade de multiplicar esforços e reunir pessoas interessadas em fazer o bem. Foi uma chance de trazer uma mensagem importante para as crianças e ainda poder ajudar e, ao mesmo tempo, dar oportunidade a outras pessoas de ajudarem também”, complementa Elisandra.

Sede

O projeto Vida beneficia 54 crianças, entre 4 e 10 anos, matriculadas na rede municipal de ensino. No turno em que não estão na escola, as crianças frequentam a instituição, que disponibiliza acompanhamento pedagógico, com reforço às atividades escolares, além de lazer e alimentação. Durante a pandemia, o projeto paralisou as ações presenciais de atendimento, mas intensificou a campanha para a construção de sua sede, o que vai possibilitar mais estrutura para receber as crianças e, eventualmente, uma ampliação do número de alunos.

A live-lançamento de Bem Gris será realizada pelo Instagram, a partir dos perfis @bem_gris e @soldemaria_educacaoearte. Thamy Mascarenhas, que é arte-educadora, psicopedagoga e guia montessoriana, vai contar a história do livro, numa atividade lúdica que deve reunir toda a família. O livro pode ser comprado nas lojas Maurikatu do River Shopping e da galeria Eco Center, no Centro de Petrolina, e na Escola e Hotelzinho Sossego da Mamãe, no Loteamento Eduardo. Outra opção é mandar mensagem no direct do perfil do Instagram @bem_gris. Nesse caso, o livro pode ser entregue em Petrolina e no Recife – ao valor do livro será adicionada a taxa de entrega.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome