MEC não autoriza posse de Artidônio e pede novas eleições para reitor do IF Sertão-PE

por Carlos Britto // 25 de setembro de 2013 às 17:31

ArtidônioFoi publicado no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (25), a decisão do Ministério da Educação (MEC) acerca do processo eleitoral para a reitoria do IF Sertão-PE em Petrolina. O MEC não recomendou a nomeação de Artidônio Araújo Filho (foto), recentemente eleito, e pediu a instauração de um novo processo de consulta à comunidade.

Segundo o MEC, a existência de condenações judiciais do candidato eleito, inclusive por crime de improbidade, impediria a posse no cargo de reitor.

“O ministro de Estado da Educação, no exercício da supervisão ministerial que lhe é afeta, deve não recomendar a nomeação de candidato eleito que detenha inúmeras condenações judiciais, de natureza penal e civil, exaradas por juízes competentes de primeiro grau e, assim, determinar a instauração de novo processo de consulta à comunidade”, justifica a decisão.

No entanto, ainda de acordo com o MEC, a escolha do novo reitor não depende de eleições junto a professores, alunos e funcionários. “A nomeação de reitor é um ato administrativo complexo que só se aperfeiçoa com a decisão da presidente da República e não está subordinado ao resultado da consulta à comunidade acadêmica, já que o referido cargo é um cargo comissionado e, como tal, de livre nomeação e exoneração pela presidente da República, por razões de conveniência e oportunidade, que pautem sua escolha”, encerra o MEC.

MEC não autoriza posse de Artidônio e pede novas eleições para reitor do IF Sertão-PE

  1. Cidadão disse:

    Aloisio Mercadante teve uma atitude de bom senso, finalmente. A justiça de Deus vem na hora certa.

    1. maria disse:

      INFELIZMENTE SO QUEM PERDERÁ COM ISSO SOMOS NOS ALUNOS DE TODOS OS CAMPuS DO SERTÃO…PROFESSOR ARTIDONIO VC TEM MINHA ADMIRAÇÃO, POIS PIORES SÃO OS que te perseguirão.

    2. ERICK JUCHARCK disse:

      ERICK JUCHARCK
      11 de outubro de 2013 às 21:45
      Matéria extraída do blog POETADEC; LINK: http://erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/10/95-11-carta-comunidade-do-if-sertao-pe.html

      95, (11) CARTA À COMUNIDADE DO IF-SERTÃO-PE. “DA ÁGUA PARA O VINHO” “DO DIA PARA A NOITE”

      Pensadores em Observação e Exame de Transposição e Análise do Direito em Exercício da C i d a d a n i a.

      POETADEC

      CARTA À COMUNIDADE DO IF-SERTÃO-PE

      “DA ÁGUA PARA O VINHO” “DO DIA PARA A NOITE”

      “PAPAI NOEL NÃO EXISTE”

      Prezados colegas e simpatizantes,

      A presente análise diz respeito à observação quanto ao texto publicado no blog do banana no dia 25 de setembro de 2013 (LINK:www.ricardobanana.com/ganhou-mas-nao-levou/), onde discursa o Sr. Artidônio Araújo Filho;

      Não há respostas para tudo que se é apresentado, contudo, faço a reflexão que não impõe a razão, mas que compara características, diferenças e semelhanças, sobre a fonte do raciocínio e do olhar atencioso.

      TEXTO QUE PUBLICOU

      O Sr. Artidônio Araújo Filho descreve em parágrafo 3º: (1) “… acredita que venha sofrendo perseguição dentro da instituição…”; (2) “… Que lhe parece é que o reitor (Sr. Sebastião Rildo Fernandes Diniz) que permanece pro tempore não deseja a sua nomeação…”;

      Em parágrafo 4º: (1) “… tanto que ele (Sr. Artidônio Araújo Filho) tirou todas as certidões negativas para poder ser candidato…”;

      Em parágrafo 5º: (1) “… O reitor Rildo não quer a minha nomeação e até disse que eu ganharia, mas não assumiria.”; (2) “… Eu só tenho um processo e até a terceira instância eu sou totalmente inocente.”; (3) “… Então tudo isso pra mim se configura em perseguição política,…”;

      Em parágrafo 8º: (1) “Caso tenha novas eleições e eu não possa disputar, vamos apoiar um nome que não comungue com o regime de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo”.

      A N Á L I S E

      I – VIAGEM AO REINO UNIDO

      O Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, Logo após ter sido eleito ao cargo de reitor do IF Sertão-PE, fez a viagem para o REINO UNIDO; viagem programada para reitores e assessores internacionais. Essa viagem dar-se a conhecer tal como se é; que não há perseguição conforme descreve em parágrafo 3º (1) e 5º (3).

      “… acredita que venha sofrendo perseguição dentro da instituição…”.
      “… Então tudo isso pra mim se configura em perseguição política,…”.

      Matéria extraída do blog POETADEC:

      Assim fazendo, o Reitor Pro Tempore do IF SERTÃO-PE, SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ, incluiu na viagem o Diretor Geral do Campus Petrolina (Unidade Industrial), (também Pro tempore), ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, autorizando o afastamento do país, com ônus para esta instituição.

      FONTE: erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/07/90-viagem-do-diretor-geral-pro-tempore.html

      II – NOMEADO AO CARGO DE DIRETOR-GERAL PRO TEMPORE

      O Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, logo após ter sido Eleito reitor do IF Sertão-PE, foi nomeado ao cargo de diretor-geral pro tempore, do campusPetrolina (Unidade Industrial), pelo Sr. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ (atual reitor), momento em que havia terminado o mandato oficial do cargo de diretor-geral desse campus.

      A nomeação do cargo de diretor-geral Eleito se dá pelo reitor; conforme descrição, tal nomeação (ao cargo de diretor-geral pro tempore (sem eleição) que é de confiança do reitor) não faz a demonstração de que o Sr. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ não deseje que o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO seja nomeado ao cargo de reitor, dessa forma, contradiz o que afirma em parágrafo 3º (2) e em parágrafo 5º (1).

      “… Que lhe parece é que o reitor (Sr. Sebastião Rildo Fernandes Diniz) que permanece pro tempore não deseja a sua nomeação…”.

      “… O reitor Rildo não quer a minha nomeação e até disse que eu ganharia, mas não assumiria.”.

      Matéria extraída do blog POETADEC:

      O ato de assinar a Portaria com ônus para a Instituição, que condicionou a viagem do diretor-geral pro tempore Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO – nomeado a esse cargo após a apuração dos votos para reitor –, é inteiramente descabido, pois que, enquanto o liberava para viajar com ônus para a Instituição, já planejava também nomeá-lo a diretor-geral pro tempore do campus Petrolina (unidade industrial)…,

      FONTE: erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/07/89-acordao-n-625-de-04-de-abril-de-2007.html

      III – CERTIDÃO NEGATIVA DE CONTAS

      Ao se digitar o CPF do Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO em site do Tribunal de Contas da União, a certidão negativa de contas não é liberada e aparece a seguinte informação:

      As informações disponíveis sobre o interessado não permitem a emissão de Certidão Negativa via Internet. É necessário o comparecimento ao Tribunal de Contas da União (Sede ou Secretarias Regionais) para esclarecimento de pendências…

      FONTE: portal2.tcu.gov.br/TCU

      Assim sendo, contradiz o que afirma em parágrafo 4º (1) e 5º (2).

      “… tanto que ele (Sr. Artidônio Araújo Filho) tirou todas as certidões negativas para poder ser candidato…”.

      “… Eu só tenho um processo e até a terceira instância eu sou totalmente inocente.”.

      Matéria extraída do blog POETADEC:

      O Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, encontra-se registrado em Lista dos inelegíveis expedida pelo Tribunal de Contas da União, com processo em trânsito julgado desde 2007. Inclusive, constando também, reclusão de 2 (dois) anos e 4 (quatro) meses, com medida de substituição da pena.

      FONTE: erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/07/89-acordao-n-625-de-04-de-abril-de-2007.html

      Por último, o parágrafo 8º (1), revela a agilidade do investimento das afirmações em análise:

      “Caso tenha novas eleições e eu não possa disputar, vamos apoiar um nome que não comungue com o regime de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo”.

      A afirmação: “Caso tenha novas eleições e eu não possa disputar,…”, manifesta ter descuidado nos motivos que o leva a construir e publicar o texto apresentado. Pois que, entre se candidatar de novo e assumir o cargo que foi eleito, não é necessário esperar por sua nomeação em segundo tempo quando está ultimada sua não nomeação ao cargo que pleiteou em primeiro tempo.

      A afirmação: “…, vamos apoiar um nome que não comungue com o regime de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo” denuncia ter descuidado outra vez nos mesmos motivos que o leva a construir e publicar o texto que apresentou. Pois que, durante todo o mandato do Sr. SEBASTIÃO RILDO, desde quando se iniciou – ainda como Diretor-Geral do CEFET PETROLINA – até a data em que o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO foi eleito Diretor-Geral do campus Petrolina (Unidade Industrial), que esteve mantido por SEBASTIÃO RILDO em cargos de confiança, inclusive, sendo considerado por muitos, como o principal mentor de SEBASTIÃO RILDO.

      Não há mudanças “da água para o vinho” “do dia para a noite” e “papai Noel não existe”: qual seria o nome “que não comungue” com o “regime” em que descreve o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO: “o de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo?”.

      Porque quando se faz o levantamento do tempo em que o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO esteve agindo ao lado do Sr. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ, percebe-se que o único vínculo inutilizado com o Sr. SEBASTIÃO RILDO é que passou a assumir cargo comissionado através de Eleição, que disputou, e que agora não mais através da excessiva confiança.

      Ao aproximar-se a Eleição praticada em 2012, a que disputou o pleito do cargo a reitor do IF SERTÃO-PE, foi que surgiu a suposta inimizade entre os dois, (Sr. RILDO e Sr. ARTIDÔNIO). O que fez parecer que ambos tinham inimizade. A manifestação de sentimento na construção da frase: “papai Noel não existe”, serve bem para exemplificar o recurso que utilizaram os Srs. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ e ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, em investimentos, quando se atiraram impetuosamente para serem projetados como opositores em campanha Eleitoral.

      Sendo que, não pode haver mudanças “da água para o vinho” “do dia para a noite” e “papai Noel não existe!”.

      Petrolina (PE), 10 de Outubro de 2013.
      Pensem nisso!

      Atenciosamente,
      ERICK JUCHARCK
      Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
      Sertão Pernambucano/Campus Petrolina Zona Rural
      Bel. Teologia
      Esp. Gestão Escolar (Administração Educacional)
      Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4587535260753400
      E-mail: cjurchaks@gmail.com
      blog: erickpoetadec.blogspot.com.br/
      Postado há Yesterday por Erick Jucharck

  2. mané disse:

    pense numa fuleragem
    quem estava não quer entregar
    quem está não quer sair.
    um louco (fica procurando o carro no estacionamento
    metendo a chave onde não deve) ainda acha bonito
    e uma calmaria (pense numa coragem, quase não levanta os pés)
    duas coisas que não se entendem,
    o jeito é intervenção.
    nem eu e nem tú
    pronto acabou.
    vamos chupar o dedo na praça D. Malan.

  3. Sandra disse:

    Vergonha, é o nome dado para todas as manobras feitas por Rildo que vergonhosamente foram acatadas pelo MEC. A pergunta que não quer calar. Que será que está em jogo para que o MEC lute tanto em prol dos interesses de um reitor que rejeitado pela grande maioria?

  4. Cícero disse:

    Interessante…as eleições nos IF’s são apenas de fachada
    então, eleições de mentirinha: se o MEC pode nomear quem ele
    quiser a hora que ele quiser….

  5. Daniele Silva disse:

    Isso é uma vergonha, o professor Artidônio mostrou que é capaz de administrar a retoria, pois tudo o que fez pelo IF Sertão campus Petrolina é de se ter um grande orgulho do mesmo, é uma pena que isso não é levado em consideração :/ . Pois muitas coisas que o MEC deveria levar em consideração , eles não levam, e infelizmente só quem vai perder somos nós alunos, professores e administradores dos compus.
    Professor Artidônio o senhor tem a minha admiração, quer dizer a minha não a de uma grande maioria de alunos do campus Petrolina , falo como presidente do corpo estudantil.

  6. Madalena Anunciação disse:

    Anunciação,
    Infelizmente temos no Brasil um brado de hipócritas, que desviam das mentes sábias o poder de decisão! Um homem que tem sua vida em prol de um instituto educacional, deveria no mínimo ser respeitado!
    A vergonha que cerca nossos representantes políticos não está sendo suficiente para separar o profissional do pessoal. As pessoas que tentam a todo instante macular a imagem do professor Artidônio, são pobres de espírito e carentes de caráter, Ele tem se empenhado em trazer o melhor para o desenvolvimento do campus, está sempre preocupado em resolver as questões inerentes ao instituto, não demonstra ser egoísta, é de fato um profissional atento a todas as demandas que se apresenta ao campus e administra com veracidade, transparência e dignidade. Quantos políticos corruptos foram inocentados após uma enxurrada de crimes que estavam respondendo contra a sociedade.
    professor Artidônio tem o meu apoio incondicional, continue sua luta o Brasil precisa de homens iguais a você.

  7. MULHER disse:

    Nós do campus petrolina acreditamos muito em voce Artidonio, pois voce é capaz de administrar a reitoria. Não foi desta vez mas vai ser da proxima. Pra me voce continua sendo o REITOR.

  8. carlos armando disse:

    Eu sou estudante de licenciatura em química e acredito plenamente em artidonio para que possa fazer uma administração séria para todos os alunos do if-sertão

  9. iza disse:

    Quer dizer q nossa opiniao nao vale, quem sofre com isso somos nos e nao a presidente… Apoiamos Artidonio SIM…

  10. Pernambucano disse:

    Na verdade esta questao de condenações penais deveriam ter sido verificadas antes da eleição que é o que determina a lei da ficha limpa. Professos Artidonio enquanto pessoa é uma excelente ser humano, mais deixou de cumprir com obrigações financeiras deixando muitas empresas e pessoas prejudicadas. infelizmente culminou nesta ação do MEC. Para que isto tudo seja corrigido é precisa resolver as pendências juridicas e após estar com a situação regularizada voltar a concorrer novamente. aí sim, ninguém vai ter argumento para tirá-lo de cargo algum.

  11. Justiça Feita disse:

    A justiça foi feita, e será que foi descoberto somente o crime de improbidade e oq ele fazia para perseguir as pessoas? Trabalhar nesse campus virou um verdadeiro pandemônio pois ele só favorece quem ele quer e se muitos estão querendo que ele permaneça é justamente pq já prometeu algo para esses coitados iludidos que não querem voltar para função que lhes foi atribuído, outra coisa quem fez o campus petrolina crescer não foi o diretor e sim a administração q não deixa a desejar. CARO DIRETOR A LEI DA FICHA LIMPA NÃO SE APLICA SOMENTE EM ELEIÇÃO PARTIDÁRIA POIS É A PARTIR DAS ESCOLAS QUE SAEM OS BONS EXEMPLOS E O BOM EXEMPLO DESSA VEZ É VC NÃO ASSUMIR….

    1. REVOLTADO disse:

      Justiça Feita, parece que você foi um dos que deve ter perdido o cargo? Talvez Vocês não tenha tido um bom desempenho e deve ser um mau exemplo de Servidor Publico, não enxergar o que foi feito em nosso Campus Petrolina. Por outro lado ARTIDÔNIO representou nas urnas a vontade da grande maioria que quer Mudanças e não permanecer nesta mesmice de quem quer se manter no poder a todo custo. Nós não aceitamos MAIS. Isso é o que IMPORTA, queremos mudanças,já! fora RILDO e sua Corja.

    2. To nem ai disse:

      Ei meu chapa, vc ta doido? Certamente vc deve fazer parte daquelas pessoas que não fazem OVO e ainda falam de quem faz!! Vai pegar numa vassoura ou então sai do FACEBOOK deixa de coisa e vai fazer alguma coisa. Isso tudo foi desencadeado por uma simples rixa pessoal que pessoas tinham com ele! Nunca ouvi falar em perseguição. Agora vamos para uma nova eleição que desgasta todo mundo e outra coisa,pode esperar algumas pessoas afastadas voltarem pra tentar se candidatar assim com voltaram e não conseguiu !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários