Pré-candidata a presidente pelo PV, a senadora Marina Silva prepara um giro pela região mais seca do país para marcar posição contra a ideia de que a transposição do rio São Francisco resolverá o problema da falta d’água dos nordestinos, segundo informações do Folha On Line. A viagem, prevista para maio, deve incluir o interior do Rio Grande do Norte e o sul do Ceará, em especial o Cariri.
A obra de transposição, orçada em R$ 5,5 bilhões, é um dos carros-chefes do governo Lula e uma das vitrines da candidatura petista de Dilma Rousseff. A meta é inaugurar ainda neste ano um dos dois canais do projeto, vendido pela propaganda oficial como a solução para a oferta de água, até 2025, para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Na região, Marina apresentará propostas alternativas, como de dessalinização da água retirada de poços artesianos (imprópria para beber), além de bater na tecla da revitalização.



Se for colocar sistema de dessalinização em todo poço artesiano que instalar, quanto será o orçamento dessa proposta? Se ela toparia viver somente dessa água de poço?
A FINAL O QUE A MINISTRA QUER AQUE, E AINDA VEM COM DEMAGOGIA BARATA, PRA CIMA DOS NORDESTINOS.QUANDO DIZ SE NÃO SABE SE A TRANSPOSIÇÃO RESOLVERA A SEDA DO SRTANEIJO.MAIS ME PERGUNTO PORQUE NO INICIO DO PROJETO ELA VOTOU A FAVOR E ASSINOU O DOCUMENTO DA TRANSPOSIÇÃO.
sou afavor por que jogar agua pra beber no mar agora quem faz o porjeto foi um idiota botar as bombas no lugar mais alto tinha que canalizar esse rio de fora afora e na saida do rio onda vai pro mar fazer uma barragem assim teria a capacidade de controlar a cheia do rio se for o probelma a barregem não jogaria agua pro mar mais sim pra região no meu pesamento o impacto ambiental é minimo comparado se deixa desse geito o rio cheio de terra nem pra navega serve
Belos comentarios “jogar água pra beber no mar”. bem convincente esse argumento. Foi o homem que fez inicialmente o rio, e resolveu que o melhor klugar para se jogar a água seria o mar, então ele tem todo o direito de mudar o que fez não é isso? O rio segue seu curso natural até o mar, então é “natural” que ele continue fazendo isso, certo? Errado, primeiro, temos que poluir bem muito, retirando a mata cilar, favorecendo dessa forma seu “enlarguecimento” o tornando mais raso. TUdo isso é normal. Só quem não esta ligando o nem um pouco para atual situação no Rio é favor desse desastre, pois da forma que o rio se encontra não suportara, mesmo suportando, porque não fazer uma revitalização antes da transposição?
SERÁ UMA BOA SIM A DESSALINIZAÇÃO, QUANTO NÃO SE GASTA DO DINHEIRO DO POVO PARA SE FAZER COISA ALGUMA??? ABSURDOS, ENTÃO QUE SE FOR PARA GASTAR MUITO QUE SE GASTE COM ALGO QUE TENHA RETORNO PARA O POVO. Mas essas obrars podem afetar a saude de qualidade que temos no nosso país é? a segurança de qualidade que temos? a educação de qualidade que temos é? Pagamos caro pra caramba em tudo no brasil, no entanto não temos nada que é publico de qualidade, então na realidade CLASSE MEDIA BAIXA, vive de água de POÇO A muitos anos. TOdos temos o direito de voltar atraz, ou de mudar de oponião, então a proposta da candidata é boa.
A ex-Ministra não tem autoridade para ser contra a Transposição, pois quando era aliada de Lula defendia a obra a unhas e dentes. Melhor que a dessalinização de poços, é a construção de barragens subterraneas, por ser barata e eficiente. O prolema do Nordeste nunca foi a falta de água, pois aqui chove o suficiente para o nordestino armazenar e usar a água ao longo de secos. O problema do NE é a alta evaporação. Por isso o açude subterrane é tão eficiente: além de poder ser construído próximo ao local a ser usado, quase não perde água pela evaporação.
Candidata, o problema dos efeitos da seca sobre os nordestinos é parte fácil..
Sou radicalmente contra a Transposição do rio São Francisco.
Não podemos mais aceitar que utilizem um líquido vital para sobrevivência humana como meio de promoção política, tanto pela senhora Dilma, como pela senhora Marina. Espero que tenham feito um estudo profundo sob o impacto ambiental dessa obra, senão, futuramente as consequências serão desastrosas. Se há realmente um desperdício de água que é jogado no mar, é justo que leve essa água para quem não tem, mas por outro lado, alguém já fez uma pesquisa para saber quem é dono de boa parte das terras por onde essa água vai passar no estado do Ceará? Seria bom fazer! E se de repente a natureza nos presentear com uma estiagem histórica, e for necessário racionar ou cortar a água para essas pessoas? Já pensou nisso?E as obras de revitalização? O combate a poluição? E a água que não chega nos bairros períféricos de Petrolina e interior? Em momentos como este não podemos decidir seguindo nossas opiniões políticas, e sim pelo melhor para a nossa gente.
No estágio em que se encontram as obras da transposição, Marina não convence os sertanejos que serão beneficiados.Apenas agradará aos ambientalistas e aqueles ribeirinhos que nunca souberam o que é falta de água para beber.E mais: quem em sã consciencia vai trocar água doce por água escassa e salgada de poços.Quem já teve oportunidade de visitar a região de Irecê sabe que lá há muitos poços e que muitos já secaram e outros que durante parte do ano não dão uma gota de água.
Eu voto nela! Ninguém pode mudar os destinos da natureza. Observem as tragédias que estão acontecendo. Construir cisternas é mais barato e não agride a natureza.
Já fui bolsista em projetos de dessalinização e em todos eles pelos quais passei, os técnicos e engenheiros ambientalmente responsáveis de deparavam com um problema: O que fazer com os rejeitos da dessalinização. Muitos não Têm conhecimento técnico da causa e não sabem que a dessalinização deixa resíduos. Em resumo: No processo de dessalinização mais usado hoje, uma membrana, sob pressão de uma bomba, separa a água do sal, em palavras simples. Uma parte da água, dessalinizada, é aproveitada. A outra, altamente concentrada em sais, é descartada no meio ambiente. Existe uma planta chamada “atriplex” que pode ser cultivada de modo a absorver uma grande quantidade de sais do solo, mas não tem capacidade de processar uma grande concentração salina e não são todos os sais aos quais ela resiste, os sais de cálcio e magnésio, por exemplo, são até tóxicos para ela em um certo ponto. Os rejeitos provocam a salinização do solo, da vegetação e das fontes subterrâneas. Imaginem quanto de rejeitos se o projeto for implantado em todo o semi-árido. Marina Silva não pensou nessa questão. Muitos políticos adoram se posisionar de maneira simplista acerca desse problema. Agente se posicionar ideologicamente acerca de um problema sério como esses é no mínimo irresponsável. Na Arábia Saudita e em Israel, eles dessalinizam a água do mar e os rejeitos são devolvidos para o própio mar, que, devido à grande quantidade de água, dilui os sais. No Nordeste, grande parte do semi-árido está longe do mar. Nesse caso, jogar os rejeitos no mar sairia mais caro que a transposição. Outra: É muito caro usar água dessalinizada para irrigação. Teríamos que ter dessalinizadores gigantes, que demandam muita energia, movidos a petróleo barato ( como na Arábia e em Israel) e que deixam grande quantidade de resíduos. A questão não é Dilma, Lula, Marina ou Serra. A questão é a preservação do nosso planeta.
Cisterna e poço artesiano são alternativas para subsistência. A transposição é uma alternativa que além de matar a sede, vai proporcionar o desenvolvimento econômico de boa parte do sertão. Quem mora no Vale do São Francisco sabe muito bem os benefícios que vễm junto com desenvolvimento trazido pela agricultura irrigada.
Claro que o impacto ambiental é importante e que o rio deve ser revitalizado. Não por conta dessa obra, mas porque todo rio deve ser revitalizado. A obra não pode parar por conta disso e nem deve ser considerada culpada das mazelas do Rio. Petrolina e Juazeiro por exemplo jogam boa parte de seu esgoto diretamente no rio sem tratamento.
Eita que os alienados do PT falam tanta besteira e bobagens nesse blog!
Nunca vi um povo tão sem patriotismo como esses do São Francisco (se é que eles são daqui mesmo!).
Como posso, sendo sanfranciscano, se a favor da transposição se essa famigerada obra vai causar desemprego e fechamento de muitas empresas agrícolas na minha região?
Quem é alienado pra pegar seu emprego e dá pra um vizinho que está desempregado, FICANDO, o alienado, DESEMPREGADO?!
O carioca briga com unhas e dentes pelo petróleo que nem está em seu território;
O recifense briga com unhas e dentes pela CHESF que tem sede lá, apesar de Recife nem ser parte do nosso Vale.
Mas os sanfranciscanos não defende a economia de sua própria região, caem na enganação, na paixão política. Chegam ao ponto de defender, vejam o absurdo, e achar normal que Petrolina fique sem investimentos federais e estaduais, pois “já foi muito benefiada”!
É, se dependermos dessa população alienada que escreve bobagens nesse blog e deputados que não defende nossos interesses, veja o exemplo de uma certa deputada que quando esteve à frente da CODEVASF pegou a verba dessa empresa e investiu em outros municípios, deixando Petrolina, seu maior curral eleitoral, a ver navios. Agora, ano de eleição, ela vai aparecer por aqui pedindo votos dos petrolinenses, pensando que agente esqueceu do que ela fez. Mas, infelizmente, tem muitos petrolinenses alienados que vão votar nela!
Por tudo isso, SOU CONTRA A TRANSPOSIÇÃO PELO SIMPLES FATO DE QUE ESSA OBRA VAI CRIAR UM CAOS ECONÔMICO NA REGIÃO, POIS AS EMPRESAS QUE NÃO FECHAREM, VÃO SE MUDAR PRO CEARÁ, PARAÍBA E PRO RIO GRANDE DO NORTE, POIS ESSAS REGIÕES TERÃO ÁGUA SUBSIDIADA, E POR SEREM PRÓXIMAS AO PORTO DE PECÉM, TERÃO UMA BOA LOGÍSTICA E UM CUSTO MENOR!
LEMBREM-SE que o único diferencial nosso é a água, se o governo federal fizer a transposição, tará MATANDO A GALINHA DOS OVOS DE OURO!
Reflitam!