Maria Elena ‘compra briga’ para tentar resolver impasse no IF Sertão-PE

por Carlos Britto // 26 de agosto de 2013 às 08:20

maria-elenaA vereadora Maria Elena (PSB) resolveu interferir no impasse que paira sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE).

Maria Elena saiu em defesa do Professor Artidônio Araújo Filho, o qual foi eleito com 60% dos votos, no início do ano, numa disputa com outros dois candidatos – um deles apoiado pelo atual reitor, Sebastião Rildo.

Rildo, que cumpre um mandato ‘tampão’, denunciou Artidônio como ‘ficha suja’, impedindo o mesmo de assumir o cargo. Após ser constantemente procurada por funcionários e alunos do instituto, Maria Elena acabou ‘comprando a briga’.

Segundo a vereadora, que se inteirou dos fatos, a atitude de Rildo não se justifica. “Já foi constatado pela comissão de justiça federal do órgão que a eleição foi válida”, declarou.

Maria Elena ressaltou ainda que Rildo, por seu conhecimento em Brasília, vem conseguindo emperrar a posse do novo reitor, o que já causa prejuízos porque o instituto fica impedido de executar o Orçamento deste ano, no valor de R$ 20 milhões. “Por ser apenas um reitor-tampão, ele (Rildo) não tem a prerrogativa para executar as ações e esse dinheiro está sujeito de não ser aproveitado até o final do ano”, alertou.

Parlamentares

Dizendo ter sido convidada para integrar uma comissão formada por professores, funcionários e alunos para ir à Brasília falar com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a vereadora adiantou também que pretende acionar os dois parlamentares na Câmara Federal – Fernando Filho e Gonzaga Patriota – no sentido pôr fim à novela.

Maria Elena ‘compra briga’ para tentar resolver impasse no IF Sertão-PE

  1. Yasmim de Souza disse:

    Isso é um absurdo mesmo. A comunidade do IF SERTÃO sente-se incomodada e prejudicada com essa demora para nomeação do Professor Artidônio Araújo Filho que por direito legitimo ganhou a última eleição para reitor daquela unidade de ensino técnico.

    1. ERICK JUCHARCK disse:

      ERICK JUCHARCK
      11 de outubro de 2013 às 21:45
      Matéria extraída do blog POETADEC; LINK: http://erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/10/95-11-carta-comunidade-do-if-sertao-pe.html

      95, (11) CARTA À COMUNIDADE DO IF-SERTÃO-PE. “DA ÁGUA PARA O VINHO” “DO DIA PARA A NOITE”

      Pensadores em Observação e Exame de Transposição e Análise do Direito em Exercício da C i d a d a n i a.

      POETADEC

      CARTA À COMUNIDADE DO IF-SERTÃO-PE

      “DA ÁGUA PARA O VINHO” “DO DIA PARA A NOITE”

      “PAPAI NOEL NÃO EXISTE”

      Prezados colegas e simpatizantes,

      A presente análise diz respeito à observação quanto ao texto publicado no blog do banana no dia 25 de setembro de 2013 (LINK:www.ricardobanana.com/ganhou-mas-nao-levou/), onde discursa o Sr. Artidônio Araújo Filho;

      Não há respostas para tudo que se é apresentado, contudo, faço a reflexão que não impõe a razão, mas que compara características, diferenças e semelhanças, sobre a fonte do raciocínio e do olhar atencioso.

      TEXTO QUE PUBLICOU

      O Sr. Artidônio Araújo Filho descreve em parágrafo 3º: (1) “… acredita que venha sofrendo perseguição dentro da instituição…”; (2) “… Que lhe parece é que o reitor (Sr. Sebastião Rildo Fernandes Diniz) que permanece pro tempore não deseja a sua nomeação…”;

      Em parágrafo 4º: (1) “… tanto que ele (Sr. Artidônio Araújo Filho) tirou todas as certidões negativas para poder ser candidato…”;

      Em parágrafo 5º: (1) “… O reitor Rildo não quer a minha nomeação e até disse que eu ganharia, mas não assumiria.”; (2) “… Eu só tenho um processo e até a terceira instância eu sou totalmente inocente.”; (3) “… Então tudo isso pra mim se configura em perseguição política,…”;

      Em parágrafo 8º: (1) “Caso tenha novas eleições e eu não possa disputar, vamos apoiar um nome que não comungue com o regime de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo”.

      A N Á L I S E

      I – VIAGEM AO REINO UNIDO

      O Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, Logo após ter sido eleito ao cargo de reitor do IF Sertão-PE, fez a viagem para o REINO UNIDO; viagem programada para reitores e assessores internacionais. Essa viagem dar-se a conhecer tal como se é; que não há perseguição conforme descreve em parágrafo 3º (1) e 5º (3).

      “… acredita que venha sofrendo perseguição dentro da instituição…”.
      “… Então tudo isso pra mim se configura em perseguição política,…”.

      Matéria extraída do blog POETADEC:

      Assim fazendo, o Reitor Pro Tempore do IF SERTÃO-PE, SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ, incluiu na viagem o Diretor Geral do Campus Petrolina (Unidade Industrial), (também Pro tempore), ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, autorizando o afastamento do país, com ônus para esta instituição.

      FONTE: erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/07/90-viagem-do-diretor-geral-pro-tempore.html

      II – NOMEADO AO CARGO DE DIRETOR-GERAL PRO TEMPORE

      O Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, logo após ter sido Eleito reitor do IF Sertão-PE, foi nomeado ao cargo de diretor-geral pro tempore, do campusPetrolina (Unidade Industrial), pelo Sr. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ (atual reitor), momento em que havia terminado o mandato oficial do cargo de diretor-geral desse campus.

      A nomeação do cargo de diretor-geral Eleito se dá pelo reitor; conforme descrição, tal nomeação (ao cargo de diretor-geral pro tempore (sem eleição) que é de confiança do reitor) não faz a demonstração de que o Sr. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ não deseje que o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO seja nomeado ao cargo de reitor, dessa forma, contradiz o que afirma em parágrafo 3º (2) e em parágrafo 5º (1).

      “… Que lhe parece é que o reitor (Sr. Sebastião Rildo Fernandes Diniz) que permanece pro tempore não deseja a sua nomeação…”.

      “… O reitor Rildo não quer a minha nomeação e até disse que eu ganharia, mas não assumiria.”.

      Matéria extraída do blog POETADEC:

      O ato de assinar a Portaria com ônus para a Instituição, que condicionou a viagem do diretor-geral pro tempore Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO – nomeado a esse cargo após a apuração dos votos para reitor –, é inteiramente descabido, pois que, enquanto o liberava para viajar com ônus para a Instituição, já planejava também nomeá-lo a diretor-geral pro tempore do campus Petrolina (unidade industrial)…,

      FONTE: erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/07/89-acordao-n-625-de-04-de-abril-de-2007.html

      III – CERTIDÃO NEGATIVA DE CONTAS

      Ao se digitar o CPF do Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO em site do Tribunal de Contas da União, a certidão negativa de contas não é liberada e aparece a seguinte informação:

      As informações disponíveis sobre o interessado não permitem a emissão de Certidão Negativa via Internet. É necessário o comparecimento ao Tribunal de Contas da União (Sede ou Secretarias Regionais) para esclarecimento de pendências…

      FONTE: portal2.tcu.gov.br/TCU

      Assim sendo, contradiz o que afirma em parágrafo 4º (1) e 5º (2).

      “… tanto que ele (Sr. Artidônio Araújo Filho) tirou todas as certidões negativas para poder ser candidato…”.

      “… Eu só tenho um processo e até a terceira instância eu sou totalmente inocente.”.

      Matéria extraída do blog POETADEC:

      O Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, encontra-se registrado em Lista dos inelegíveis expedida pelo Tribunal de Contas da União, com processo em trânsito julgado desde 2007. Inclusive, constando também, reclusão de 2 (dois) anos e 4 (quatro) meses, com medida de substituição da pena.

      FONTE: erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/07/89-acordao-n-625-de-04-de-abril-de-2007.html

      Por último, o parágrafo 8º (1), revela a agilidade do investimento das afirmações em análise:

      “Caso tenha novas eleições e eu não possa disputar, vamos apoiar um nome que não comungue com o regime de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo”.

      A afirmação: “Caso tenha novas eleições e eu não possa disputar,…”, manifesta ter descuidado nos motivos que o leva a construir e publicar o texto apresentado. Pois que, entre se candidatar de novo e assumir o cargo que foi eleito, não é necessário esperar por sua nomeação em segundo tempo quando está ultimada sua não nomeação ao cargo que pleiteou em primeiro tempo.

      A afirmação: “…, vamos apoiar um nome que não comungue com o regime de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo” denuncia ter descuidado outra vez nos mesmos motivos que o leva a construir e publicar o texto que apresentou. Pois que, durante todo o mandato do Sr. SEBASTIÃO RILDO, desde quando se iniciou – ainda como Diretor-Geral do CEFET PETROLINA – até a data em que o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO foi eleito Diretor-Geral do campus Petrolina (Unidade Industrial), que esteve mantido por SEBASTIÃO RILDO em cargos de confiança, inclusive, sendo considerado por muitos, como o principal mentor de SEBASTIÃO RILDO.

      Não há mudanças “da água para o vinho” “do dia para a noite” e “papai Noel não existe”: qual seria o nome “que não comungue” com o “regime” em que descreve o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO: “o de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo?”.

      Porque quando se faz o levantamento do tempo em que o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO esteve agindo ao lado do Sr. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ, percebe-se que o único vínculo inutilizado com o Sr. SEBASTIÃO RILDO é que passou a assumir cargo comissionado através de Eleição, que disputou, e que agora não mais através da excessiva confiança.

      Ao aproximar-se a Eleição praticada em 2012, a que disputou o pleito do cargo a reitor do IF SERTÃO-PE, foi que surgiu a suposta inimizade entre os dois, (Sr. RILDO e Sr. ARTIDÔNIO). O que fez parecer que ambos tinham inimizade. A manifestação de sentimento na construção da frase: “papai Noel não existe”, serve bem para exemplificar o recurso que utilizaram os Srs. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ e ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, em investimentos, quando se atiraram impetuosamente para serem projetados como opositores em campanha Eleitoral.

      Sendo que, não pode haver mudanças “da água para o vinho” “do dia para a noite” e “papai Noel não existe!”.

      Petrolina (PE), 10 de Outubro de 2013.
      Pensem nisso!

      Atenciosamente,
      ERICK JUCHARCK
      Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
      Sertão Pernambucano/Campus Petrolina Zona Rural
      Bel. Teologia
      Esp. Gestão Escolar (Administração Educacional)
      Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4587535260753400
      E-mail: cjurchaks@gmail.com
      blog: erickpoetadec.blogspot.com.br/
      Postado há Yesterday por Erick Jucharck

  2. Paulo disse:

    E a Vereadora Maria Elena, saindo em defesa dos da maioria dos professores e estudantes do IF SERTÃO DE PETROLINA. Valeu.

  3. Muriçoca disse:

    Artidônio é um petrolinense que tem história no IF. O atual reitor prometeu a construção da reitoria e até hoje não se concretizou, arriscando que o terreno, próximo ao Rivershopping, seja devolvido ao município se a obra não sair.

  4. Márcia Padilha disse:

    É um absurdo o que vem acontecendo, já está se concretizando como assédio moral e peseguição ao prof Artidônio Filho.

  5. Márcia Padilha disse:

    Perseguição, desculpa o erro na escrita.

  6. Laura disse:

    Até que enfim esta vereadora mostra a cara. A apatia dela neste mandato é notória. Ainda quer ser deputada.

  7. Joao disse:

    Estamos em um momento histórico, a população acorda para tanta corrupção e sujeira no serviço público. É fato, Artidonio foi condenado por improbidade administrativa, falsidade ideológica, desvio de recursos e teve como pena 2 anos e 8 meses de cadeia. Tudo isso feito no próprio IF. Pessoal os processos são públicos podem consultar e comprovar.

  8. Medo de represalias disse:

    Que a verdade seja dita.

    O MEC se recusa a dar posse ao Prof. Artidonio pois ele é ficha suja, condenado pelo TCU e pela Justiça Federal em ação penal por desvio de dinheiro do próprio IF, a comissão eleitoral elaborou e lançou um edital que narra que o candidato tem de ser ficha limpa, mas fechou os olhos para esse “detalhe” e inscreveu o referido Professor, agora o própria comissão tenta anular este “detalhe”.

    Por outro lado o segundo candidato é uma pessoa acima de qualquer suspeita, o Padre Atonio, ex vereador e adversário politico desta Vereadora Maria Helana.

    Onde está a seriedade?

    1. Maria disse:

      Ninguém toca nesses assuntos lá no IF, incrível isso…….

    2. Sônia Maria disse:

      Acredito que você precisa se apropriar dos fatos antes de falar o que não sabe! Onde está escrito que Artidônio é “ficha suja”? Se assim o fosse o MEC já tinha anulado a eleição, aliás nem a candidatura teria sido homologada. E a Comissão Eleitoral se omitiu? Vc acha que se isso fosse verdade não estariam respondendo por isso? Acorda!!!! A Comissão é atrelada ao Conselho Superior não cria editais por vontade própria que é atrelado ao MEC e a Procuradoria? E que poder é esse que retira e coloca cláusulas? E você que sabia de tudo isso por que não denunciou e PROVOU na Justiça? Se fosse verdade pela sua propriedade de conhecimentos que apresenta acima teria se omitido? Onde estavam pessoas da sua opinião que não impediram tudo?
      O Padre esqueceu da “Máfia da Gasolina”? Esqueceu também que já perdeu em todas as instâncias que recorreu? Antes de falar besteiras se informa criatura. Se a vereadora é inimiga ou amiga esse é detalhe de menor importância o mais importante é a atitude dela, que está de PARABÉNS! E O IF SERTÃO PE agradece!
      Pois que a verdade seja sempre dita e comprovada!

      Respeitem a vontade da maioria!

    3. Professor disse:

      Você está repetindo apenas o que 3 pessoas dizem lá no IF pois sabem que perdeu e perdeu pronto, processos são públicos, e se ele foi condenado a essa prisão ai porque não está na cadeia? Cala tua boca que vc é igual um helicóptero a controle remoto guiado por um professor que se acha demais, dominando as mentes de alguns alunos que fazem apenas uma disciplina no curso de computação e se acha nosso representante, a grande maioria digo 98% não o quer nos representado pois ele é pau mandado desse professor. Artidonio ganhou ( não votei nele nem em ninguém ) Mas essa situação não pode continuar, tira esse Reitor ou faz outra eleição, mas dizer um absurdo disso ai é mentira!!

  9. Nilzete da Paz disse:

    Com relação à posse o novo Reitor, boatos são espalhados mas nenhuma nota de esclarecimento acerca do assunto foi divulgada pela Reitoria, isso fere a Lei de Acesso a Informação que reza que os órgão devem dar publicidade dos atos, processos e regulamentos independente de haver solicitação ou não.
    Com relação aos recursos financeiros a Vereadora está equivocada, basta entrarmos no Portal da Transparência que identificamos a aplicação de todos os recursos que foram disponibilizados pelo governo federal. Não teria o menor sentido o MEC nomear um Reitor Pró-tempore para ele não ter poder para nada, é lógico que ele foi nomeado para dar andamento às coisas que não podem ficar paradas até que se resolva esse impasse. Isso é que nos incomoda, a falta de esclarecimento sobre essa situação.

  10. Maria disse:

    Parabéns Maria Helena! Tem que ser mesmo uma mulher “retada” para enfrentar estes coroneis que acham que ainda estamos vivendo na época da chibata.
    Isto é um absurdo, um desrespeito à democracia o que está acontecendo no IF Sertão-PE. Estão nos enfiando de goela abaixo um Reitor que não nos representa e que é rejeitado, juntamente com sua equipe, pela comunidade acadêmica do IF.

  11. Maria disse:

    Venho aqui tbm como Maria’s e João’s sem coragem de assumir a identidade……sempre colocam notícias de algo q está incomodando o IF e que toda a comunidade anda insatisfeita….BANDO DE DEMAGOGOS….Vão lá no IF, não tem nenhum movimento, nenhuma diferença na rotina…tá tudo do mesmo jeito, NADA acontece por lá…….Tudo mentira!!!! Foi um NADA como diretor imagine como reitor……HIPÓCRITAS.

  12. Observadora disse:

    Se o nobre professor foi ou está sendo acusado de corrupção não deve nunca, em hipótese alguma, assumir tal cargo. O Reitor será responsável por milhões de reais por ano e esse dinheiro é nosso, sai dos nossos bolsos, devendo ser utilizado para melhorar a qualidade de ensino da Instituição.

  13. CARLOS disse:

    porque não se falar no direitor eleito?quem tem tanto enterece que esse reitor seja realmente empoçado?VAMOS SABER PORQUE O DIREITOR ELEITO NÃO FALA NADA!!

  14. Alice A. Ventura disse:

    Quanta leviandade desses poucos que querem desclassificar o trabalho constante e serio da Vereadora Maria Elena. O pior cego é aquele que não quer ver. Mas no seu caso Laura é despeito mesmo. Vc como mulher devia pelo menos acompanhar a luta dessa vereadora que é notória até para os seus adversários que dentro da convivência respeitosa, reconhecem e declaram isso. Sem falar das categorias de professores, alunos, artistas…, enfim todos os seguimentos sociais que ela empenha o seu apoio irrestritamente. Quanto a vc Medo Represálias, duvido que a Vereadora seja inimiga de Padre Antonio, se você não sabe, ele é filiado ao PC do B partido aliado histórico do PSB, partido dela , do Governador Eduardo Campos e do Ministro Fernando Bezerra Coelho. O que essa vereadora é é muito destemida, preparada para enfrentar qualquer adversidade sem medo do mostrar a cara como você faz.E se Padre Antonio fosse esse exemplo todo tinha se reeleito Vereador pelo PT, pois nem o pessoal da igreja que apoio seu único mandato o apoio novamente, assim como renovaram o mandato da vereadora Cristina Costa, que é outra batalhadora na Câmara. E tinha ganho a eleição do IF. Perdeu. Então porque não aceitam e deixam de perseguir quem legitimamente ganhou a eleição.? PARABÉNS MARIA HELENA

  15. Joselmo disse:

    Parabéns vereadora. Essa novela já ocorre há mais de 10 meses e quem é o maior perdedor nesta história é a população petrolinense. A eleição foi homologada e num processo democrático Artidônio foi eleito. A comissão eleitoral já deu todos os pareceres favoráveis para que ocorra a posse. O direito do atual Reitor foi respeitado. Não existe nada legal que impeça a posse do novo reitor. O MEC tem que se posicionar e o reitor atual que é também um servidor público precisa fazer valer a democracia e deixar o IF seguir seu rumo e continuar a levar o conhecimento, a formação, a instrução e contribuindo assim cada vez mais para o crescimento de Petrolina como sempre o fez. A vontade da comunidade escolar composta por professores, técnicos administrativos e alunos precisa ser respeitada. Peço aqui também o apôio do amigo vereador Geraldo da Acerola para que também se engaje nessa luta

  16. Eduardo Falcao disse:

    Não só o IF Sertão agradece, mais a Democracia Brasileira que em pleno processo de fortalecimento, feito por intermédio das mais diversas mobilizações pacificas, não pode permitir que que a intolerância vença a esperança da comunidade do IF Sertão.
    É lamentável que pessoas tidas como conscientes venham a publico defender a anulação de uma eleição ganha de forma esmagadora dentro de um Instituto Federal, composto por uma comunidade consciente politicamente e conhecedora da importância do Sr. Artidônio no crescimento e melhorias efetuadas no Campus Petrolina, e por este motivo foi votado maciçamente para reitor.
    Parabéns Maria Helena e a todos do IF Sertão que estão lutando pela preservação da Democracia em sua comunidade.
    Não podemos parar, avante IF Sertão, não podemos permitir que pessoas retrogradas caçar o nosso direito Democrático, conquistado pelo voto.

  17. Joao disse:

    Maria tira a “Viseira de Burro” e vá ler os processos!

    Vou copiar aqui só os ASSUNTOS dos PROCESSOS pra você ler, mas sugiro que leia todos os fatos dos autos e comprove você mesmo!

    Processos de Artidonio:

    Assunto: Enriquecimento Ilícito – Improbidade Administrativa
    http://www.trf5.jus.br/processo/0001010-64.2007.4.05.8308

    Assunto: Falsidade ideológica (art. 299) praticado por Funcionário Público (299, § único)- Crimes contra a Fé Pública ¿ Pena
    http://www.trf5.jus.br/processo/0001011-49.2007.4.05.8308

    Condenado penalmente a 2 anos e 8 meses!

    Sabe ler maria?

    Leia um pouquinho!

  18. Observadora disse:

    Concordo com o que escreveu Nilzete, o bom seria se a verdade viesse à tona. Eu acredito que o Prof. Artidônio não vá assumir. Vai ser enviado ou nomeado um interventor. O IF precisa de caras novas, Reitor, Pró-Reitores, Diretores, etc, novos, com novos pensamentos e ambições, novos projetos. Chega de mesmice.

  19. Joao Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo disse:

    Professor,

    Não esqueça que estamos no Brasil, país da impunidade, ele foi condenado sim a esse tempo, mas foi convertido em pena alternativa e devolução do dinheiro!

    Ahhh…. vai abrir concurso pra vidente la no IF…. rs rs rs rs

  20. Hevair Castro disse:

    Fico entristecido ao ver lamentável situação estar ocorrendo nessa nobre Instituição de Ensino. Sou recém-formado na mesma, e exclamo engrandecido do quão grande apoio, sabedoria e conhecimento que pude adquirir no IF Sertão-PE. Sou prova viva do esforço e da força de vontade que vi o então diretor, Professor Artidônio, gerir nossa instituição obtendo muitas conquistas e tenho orgulho de ter participado dessa eleição turbulenta, porém democrática, em que o Professor veio a se eleger Reitor com uma boa percentagem de votos (60% – nos diversos segmentos da instituição: alunos, professores, técnicos-administrativos). Agora venho dar meu apoio e mobilizar todos os outros servidores, alunos e ex-alunos a unirem forças para que tal impasse seja resolvido, para que assim como eu, os outros alunos que venham a concluir seus cursos na instituição sintam-se privilegiados e contentes com todo o aprendizado que puderam absorver durante a sua estadia na instituição podendo gozar de todas as coisas que tem direito, e que só será possível tendo um ótimo articulador à frente de tudo. E tenho a certeza que o professor Artidônio é a pessoa certa para dar continuidade ao progresso do IF Sertão – PE, e que ele tem capacidade suficiente para assumir tal cargo, assim com a maioria dos outros eleitores que o escolheram. Portanto, aproveitando o apoio da então Vereadora Maria Helena, que se pôs prestativa frente à essa batalha, vamos à luta contra essa arbitrariedade.

  21. Valter Gato disse:

    Maria Elena não tem mais o que fazer, não tem mais bandeira pra levantar não?!?!? Vá procurar uma lavagem de roupa que o IF é uma instituição federal não precisa de sua interferência, a comunidade do IF é devidamente capaz de resolver seus problemas. Mania de político meter o dedo em tudo, saco!

  22. Juliana silva disse:

    FORNECER SUBSÍDIOS PARA QUE A VEREADORA CONHEÇA O OUTRO LADO DA MOEDA É MUITO LOUVÁVEL SENHOR JOÃO , AGORA, PERGUNTAR SE ELA SABE LER, SO DEMONSTRA O QUANTO ESSA VEREADORA INCOMODA E O QUANTO PESSOAS COMO VOCE VIVEM A MARGEM DO BOM DEBATE. ELA MERECE TODO RESPEITO E TEM DOS VERDADEIROS HOMENS E MULHERES, QUE PODEM ATÉ DIVERGIR DELA, MAS RECONHECEM A SUA GARRA, O SUA CAPACIDADE E O SEU COMPROMISSO COM AS CAUSAS SOCIAIS. AVANTE MARIA HELENA.

  23. Maria disse:

    O que essa situação me deixa é triste. Pois faço parte do Campus Petrolina e me orgulho muito disso. No campus, além de educação de qualidade é desenvolvido ´beliss´mos trabalhos sociais .E o que a gente ver hoje é o descaso do MEC com todo esse trabalho feito deixando perpertuar no poder um homem que tem utilizado do cargo para beneficiar seu aliados.
    A instituição recebeu vários códigos de vagas para realização de concurso público em dezembro de 2012 e até hoje não foi realizad, enquanto vários setores da instituição necessitam de pessoal . O diretor de gestão de pessoas vem utilizando vários códigos de vagas para beneficiar seus “amigos”, redistribuindo gente que realizou concurso até para Tocantins. Prejudicando o pessoal daqui da região que queira ingressar no serviço público.

    Concurseiros de plantão , linguem para o IF e cobrem a realização desse certame
    Segue o quantitativo de códigos de vagas que está na instituição só esperando a realização do concurso:

    http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=48&data=21/12/2012

    http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=21/12/2012&jornal=1&pagina=49&totalArquivos=952

    1. Nilzete da Paz disse:

      O que me deixa impressionada é que ninguém questiona o fato do Diretor do Campus Petrolina, eleito com mais de 80% dos votos, Fabiano Marinho, não ter assumido. Ele não depende de MEC, nem de Casa Civil e nem tem qualquer impedimento para isso, só precisa que o Reitor (seja qual for – pro-tempore ou empossado) emposse-o. O que está acontecendo que ninguém questiona isso. Será que o Diretor Eleito sofreu um “golpe” e vai levar uma rasteira também?

      1. Joselmo disse:

        Nilzete,

        Fabiano não quis assumir por ser solidário com o professor Artidônio. Foi isso que ele falou. Abç

        1. Nilzete da Paz disse:

          Pois já que ele não quer assumir, temos que ter outra eleição para escolhermos, de fato, quem queira. A propósito o mandato de Artidônio já encerrou e ele está irregularmente no cargo, não existe sequer uma portaria o reconduzindo. Isso me deixa intrigada, pois se existe mesmo uma rivalidade entre o Prof. Rildo e o Prof. Artidônio então por que o Prof. Rildo está deixando essa situação “de molho”? Será que isso tudo é teatro?

  24. Nilzete da Paz disse:

    Com relação a devolução de verbas, verifiquei no portal da transparência, em “Gastos direto do Governo por órgão executor”, exercício de 2013, e vi que o IF já executou orçamento, até a presente data, o valor de R$ 40.208.386,54, ou seja, o IF já gastou isso somente este ano. Desses mais de 40 milhões, retirando folha de pagamento e obrigações patronais (R$ 32.291.248,85), os Campi Petrolina e Petrolina Zona Rural gastaram, respectivamente, 1.817.659,92 e 1.527.033,47. Então não consigo acreditar que o IF está parado financeiramente.

  25. Páulia Maria C. L. Reis disse:

    Quero deixar claro que eu, Páulia Maria Cardoso Lima Reis, professora do Curso de Tecnologia em Alimentos do IF Sertão-PE, NUNCA escrevi nada, neste Blog, a respeito da situação do IF Sertão-PE. E QUANDO EU RESOLVER ESCREVER UTILIZAREI DAS NORMAS CULTAS DA LÍNGUA PORTUGUESA.

    1. Nilzete da Paz disse:

      Pela minha pesquisa – mais uma vez no portal da transparência, só existe uma Páulia no serviço público federal que é Páulia Maria C.L. Reis. Se existe outra Páulia, certamente não é servidora pública federal, muito menos do IF SERTÃO PERNAMBUCANO.

  26. Gato da Cantina disse:

    Joao Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo

    vai abrir concurso é? prq tu num faz? ou vc já é servidor prq eu to é saindo ja dessa espelunca, cheia de baixaria, com todo mundo seco pelo poder… sou mais do que isso mais do que vc, se deus quiser irei pra minha vida profissional, daqui a 3 semestres! Quer dizer se eu não pegar pessoas como você, ou vc é o aluno em questão que eu falei? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Xero pra vc! E que seja feita a vontade do governo! :))

  27. Carla disse:

    Professora Paulia,

    Não só existe uma Paulia na Instituição e acredito que todos devem saber que a declaração não foi a senhora que a escreveu, até pq o sentimento de ” tô pouco me importando” com a Instituição e com os problemas que hj o IF vive não é problema meu, seria se fosse a candidata que eu apoiei. Reflita que hoje não é momento de criticas e sim de união!!!

    Sou aluna do curso e sei como anda o processo de total abandono por conta da reitoria.

  28. Servidor disse:

    Não estamos entendendo nada. Acho melhor uma intervenção que vai arrombar com quem tem podre escondido. Intervenção já!

  29. João Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo disse:

    Vou repetir o “diário” do Professor Artidonio para os cegos! kkkkk

    E tem gente que acha certo colocar raposa em galinheiro!

    Vou copiar aqui só os ASSUNTOS dos PROCESSOS pra você ler, mas sugiro que leia todos os fatos dos autos e comprove você mesmo!

    Processos de Artidonio:

    Assunto: Enriquecimento Ilícito – Improbidade Administrativa
    http://www.trf5.jus.br/processo/0001010-64.2007.4.05.8308

    Assunto: Falsidade ideológica (art. 299) praticado por Funcionário Público (299, § único)- Crimes contra a Fé Pública ¿ Pena
    http://www.trf5.jus.br/processo/0001011-49.2007.4.05.8308

    Condenado penalmente a 2 anos e 8 meses!

  30. Pe. Antonio disse:

    Nunca me escondi por trás de um apelido ou coisa que o valha! Sempre me identifiquei ao fazer algum comentário neste ou em outro blog. Por isso, Alice A. Ventura, vou acionar os instrumentos e meios cabíveis para tratar do conteúdo do seu comentário pessoalmente. Mas aqui preciso expor o seguinte:
    1. Uma pessoa esclarecida, conhecedora de como tramitam os processos em vista das decisões e ações de instituições públicas, bem intencionada não faria comentários como alguns postados no blog inclusive certas colocações da Vereadora.
    2. Todos sabem que uma Comissão Eleitoral não está acima do bem e do mal ou seja, ela está submetida a todas as leis e normas que regem o pais. O fato de a Comissão ter homologado o resultado da eleição e de ter reiterado várias vezes a lisura do processo eleitoral não significa que tenha realmente acontecido tudo conforme o Edital. Acima da Comissão e do Conselho Diretor do IF está a Constituição Federal e toda legislação nacional e as normas do MEC. Tanto é assim, a Justiça Eleitoral em um município reconhece os resultados de uma eleição, diploma os eleitos, os eleitos tomam posse e tudo isso pode ser questionado com base nas leis e normas federais. O que inclusive aconteceu nestes dias com a eleição a Prefeito de nosso município. Ora, se o resultado de uma eleição municipal onde o eleito foi diplomado e já está no cargo há quase dois anos, pode ser questionado, como querer colocar a decisão de um simples Comissão Eleitoral do IF acima das leis de um pais! Ela não pode ter a última palavra. Existem leis, normas que a própria comissão deve obedecer. Em primeiro lugar, deveríamos todos nós obedecer às normas do Edital.
    3. A Vereador que diz ter se inteirado dos fatos, conforme expressão dela própria:. “Já foi constatado pela comissão de justiça federal do órgão que a eleição foi válida”, não pode pensar que somos bobos. Vejam só: se a Comissão de Justiça do Mec constatou que a eleição foi válida, por que o MEC não nomeou e deu posse ao eleito!!!!!. Se o MEC ou a SETEC consideram a eleição válida e a nomeação e a posse do eleito até agora não aconteceram a responsabilidade é simplesmente do MEC. Se o MEC pensa assim, cabe pressionar esse órgão para ele agir junto à Casa Civil para agilizar nomeação e posse.
    4. A Vereadora, ao dizer que um dos candidatos é ou foi apoiado pelo atual Reitor, corre o risco de estar passando informação sem fundamento. Eu pelo menos nunca fiz parte da gestão do Reitor e nem ele me comunicou que estaria dando apoio a mim. Como nós éramos três pode ser que a Vereadora tenha outra informação em que se fundamenta para fazer essa afirmação. Pois se se referia a mim, não corresponde à verdade e à realidade dos fatos.
    5. Não sou aliado político da Vereador, votei em outro Vereador. E o fato do PC do B como partido ser alinhado politicamente com o Governador e o Ministro não me tornar automaticamente aliados dos dois e da Vereadora.
    6. Alice A. Ventura, você tem todo direito de expressar sua opinião, defender sua vereadora e a posse do candidato eleito a reitor do IF. Mas, para isso não precisa usar meu nome, pois se a posse não aconteceu é porque há alguma pendência ou morosidade. E procure pensar antes de falar ou escrever: o fato de um candidato não ter sido reeleito não quer dizer nada contra a a integridade dessa pessoa. Não levante suspeitas, pois poderia ser chamada a explicar. Os dois exemplos que você: da sua vereadora e outra que foram reeleitas já perderam eleição inclusive na eleição na qual não fui reeleito, O PT, o Partido ao qual pertencia não elegeu vereador algum, nem Cristina Costa foi eleita naquela eleição. E desde quando você é representante da Igreja para dizer que o povo da Igreja votou ou não em mim!!! As pessoas que votaram em mim estão espalhadas em vários segmentos: há católicos, pessoas que me conhecem pelo trabalho comunitário, na educação e pessoas de bem. Nunca atribui os meus votos à Igreja. Mesmo por que não fui escolhido para ser candidato pela Igreja. Fui candidato por um Partido.

    8. A única discussão saudável de toda essa polêmica debatida aqui é a seguinte, e já disse antes: NÓS SERVIDORES E A SOCIEDADE TEMOS DIREITO DE RECEBER UMA RESPOSTA OFICIAL, CLARA, TRANSPARENTE, DIRETA E CERTA DO A SETEC\MEC: POR QUE ATÉ AGORA NÃO FOI NOMEADO O REITOR DO IF. SE A ELEIÇÃO FOI CONSIDERADA CERTA ENTÃO PORQUE QUE NÃO FOI NOMEADO O ELEITO. SE HÁ ALGUMA PENDÊNCIA QUE NOS SEJA DITA E ESTABELECIDA UMA DATA PARA O MEC TOMAR UMA DECISÃO DEFINITIVA.

    Não trazendo para o blog nomes de servidores e problemas e situações do IF que contribuirmos para a saída do impasse. Creio que a pergunta e o questionamento deve ser feito ao MEC

    7. De toda essa polêmica

  31. João coleguinha de Artidonio disse:

    Cade os defensores de Artidonio?

    Assunto: Enriquecimento Ilícito – Improbidade Administrativa
    http://www.trf5.jus.br/processo/0001010-64.2007.4.05.8308

    Assunto: Falsidade ideológica (art. 299) praticado por Funcionário Público (299, § único)- Crimes contra a Fé Pública ¿ Pena
    http://www.trf5.jus.br/processo/0001011-49.2007.4.05.8308

    Ninguém fala nada a respeito disso?

    Maria Elena o que você tem a dizer sobre esses processos?

  32. Pe. Antonio disse:

    Cada Campus tem seu Diretor Geral com um Equipe composta por diretores, coordenadores etc. Portanto, conforme informação dada por Nilzete e que qualquer pessoa pode ter acesso, financeiramente, o IF não está parado, os recursos estão chegando e sendo empregados de acordo com o planejamento e agilidade de cada campus. Então, se as coisas não estão funcionando como deveriam e de acordo com as expectativas da comunidade acadêmica e comunidade local, não é por esse impasse no processo de nomeação do Reitor. Pois o mesmo Reitor que nomeou todos os diretores gerais continua pro tempore na Reitoria. A situação dos campi é o resultado da gestão que têm. Claro que o planejamento e a gestão local se dá em conjunto com a Reitoria. Esta tem um papel importante na gestão, mas a situação atual não está diretamente ligada ao processo de eleição para Reitor, pois todos os diretores gerais atuais foram nomeados pelo Reitor atual.
    Concordo que o IF não pode continuar assim após a eleição, sem uma definição. Os servidores não podem continuar sem uma resposta definitiva do MEC e SETEC. Temos o direito de saber, de receber informações confiáveis, oficiais dos órgãos federais responsáveis pelo IF. E nós servidores não devemos mais alimentar animosidade, rivalidade entre nós, pois o que cabe a nós já fizemos, realizamos as eleições. E já foram enviadas as informações ao MEC. Cabe ao MEC dizer uma palavra oficial e explicar porque não aconteceu a nomeação do Reitor. O MEC sabe do que aconteceu e do que está acontecendo nos IFs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários