Marco regulatório para as associações é tema de encontro em Uauá

por Carlos Britto // 02 de agosto de 2018 às 09:30

(Foto: Divulgação)

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Uauá, Canudos e Curaçá (Coopercuc) através do Projeto de ATER/Sustentabilidade da SDR/Bahiater do Governo do Estado da Bahia, promoveu na quarta-feira (1º), um encontro de lideranças comunitárias do município de Uauá, norte baiano. Realizado no salão do Centro Paroquial, a reunião teve como objetivo fomentar o desenvolvimento organizacional das associações.

Cerca de 60 representantes de entidades diferentes participaram do encontro que discutiu temas importantes como cooperativismo, associativismo e o marco regulatório das organizações da sociedade civil que tem como base na Lei 13.019/2014 que trata sobre a sistemática na condução de parcerias entre as entidades e o poder público.

Este encontro serviu para darmos uma sacudida nas associações em relação ao marco regulatório para as associações, pois até agora a gente não percebia certa movimentação. São poucas entidades que estão preparadas para ter acesso aos editais de chamadas públicas, porque não estão regulamentadas de acordo com a lei. Então, nós do Setor de ATER da Coopercuc juntamente com os parceiros tivemos essa iniciativa de reunir os representantes e junto com eles discutirmos tudo que envolve esse processo e também incentivar a organização das mesmas. Foi um evento muito proveitoso, bem participativo, e esperamos em breve colher os frutos de tudo que foi compartilhado aqui“, destacou o Coordenador do ATER/Sustentabilidade da Coopercuc, Wendeell Oliveira.

Objetivo

O Setor de ATER da Coopercuc (Pró Semiárido e Sustentabilidade) atua diretamente em 33 comunidades do município de Uauá. O papel do projeto é promover a articulação das comunidades e levar informações que possam contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades dos agricultores e produtores rurais.

A realização do encontro de lideranças também contou com o apoio de intuições parceiras da Coopercuc como a Prefeitura Municipal de Uauá, Central das Associações de Uauá (Cachiu), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR-Uauá), Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (CMDS), Comitê de Ação Ambiental de Uauá(CAAU), da Central de Articulação de Fundo e Fecho de Pasto (CAFFP) e da Paróquia São João Batista de Uauá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários