Marcelo Cavalcante: “Vamos tirar o talão de multa da mão do agente de trânsito”

por Carlos Britto // 01 de março de 2009 às 11:00

A EPTTC sempre foi uma das áreas de muita polêmica nas administrações de Petrolina desde sua criação. Se tem o mérito de ter ajudado a cidade no reconhecimento nacional pelo respeito à faixa de pedestre, tem também a desconfiança da cidade quanto à lisura de suas administrações e pelos excessos de multas aplicadas. O blog convidou o superintendente da empresa, Marcelo Cavalcante para uma visita. Ele aceitou o convite e nos deu a seguinte entrevista:

Carlos Britto: O Sr. trabalha num ponto nevrálgico da administração, como tem visto esse desafio?

Marcelo Cavalcante: Com muita tranqüilidade, mas como muita responsabilidade também. Estudei muito desde que o prefeito me fez o convite e dou aqui o meu melhor. E cobro muito da equipe também o melhor de cada um deles.

Carlos Britto: Não deve ser muito difícil com a receita que o Sr. tem, não é verdade?

Marcelo Cavalcante: Esse é um engano. A receita da EPTTC hoje não chega a 150 mil com uma despesa na casa dos 130 mil reais num orçamento apertado. E aqui estamos fazendo ginástica financeira, cortando custos, economizando em tudo. Pra você ter uma idéia hoje temos uma empresa de manutenção interna e outra externa e notamos ai uma economia considerável. O objetivo é fazer um trabalho de qualidade e responsabilidade financeira.

Carlos Britto: Orçamento apertado como? Guardas multando a todo instante, e a comunidade chamando de indústria da multa?

Marcelo Cavalcante: Essa coisa de indústria da multa se existia não existe mais. Nosso objetivo é tirar o talão de multa da mão do agente. Não admitimos multar por multar. Orientamos primeiro a conversa, a orientação e o diálogo com a multa vindo somente depois daí se for o caso. O prefeito me solicitou isso e estamos cumprindo. E antes que você pergunte sobre as blitz onde diziam que pediam dinheiro, não admitimos o menor sinal de desonestidade. Somos muito flexíveis, mas isso não tem perdão embora eu confie na equipe que tenho.

Carlos Britto: Ainda sobre as multas. Multavam e ainda mandava a gente recorrer e nunca ganhávamos nessa causa.

Marcelo Cavalcante: Isso era outro erro que já detectamos. Antes uma comissão da própria EPTTC julgava os recursos e Acabamos com isso. Hoje temos um representante dos motoristas, um da EPTTC e um da Policia Militar. Assim é mais justo e mais honesto.

Carlos Britto: Como é essa história de não tratar a EPTTC como empresa pública?

Marcelo Cavalcante: É verdade. Sei que é serviço público, mas lá a gente trata mesmo como empresa privada, estabelecemos metas e objetivos e quando não se cumpre, sentamos para avaliar os resultados. Nós trabalhamos para a comunidade e isso tem que ser feito com todo cuidado. O cidadão nos paga e temos que fazer valer o pagamento.

Carlos Britto: Isso não é discurso político?

Marcelo Cavalcante: Não é, é compromisso de quem quer fazer direito. Estou colocando minha energia nisso. Chego na empresa seis e meia da manhã, reservo duas horas só pra atender a comunidade e eu mesmo vou checar muitas reclamações in loco. Chego, me apresento , pergunto, questiono, tento entender o problema e procuramos dar as soluções,
Precisamos entender o que é isso pra atender melhor. Eu já conheço todos os corredores de ônibus da cidade e junto com a equipe fizemos um detalhado levantamento das ruas dos bairros para uso do transporte urbano. Mas fazemos um trabalho integrado com as secretarias de planejamento e obras para uma melhor sintonia.

Carlos Britto: A cidade tem muita falha de sinalização, o que o Sr. pretende fazer?

Marcelo Cavalcante: É verdade. Mas já estamos avançando com manutenção dos semáforos, sinalização aérea e terrestre. Já íamos começar fortemente na terrestre pintando faixas. Muita gente não sabe mais é um material caro, para se ter uma idéia o metro quadrado de tinta sinalizada custa aqui pra gente 18 reais e 40 centavos, mas o nosso objetivo é comprar por 13 reais que é o preço da região metropolitana para grandes obras.
Mas paramos com essa sinalização por que a Compesa vai começar o processo de troca dos canos do centro e teríamos que fazer o serviço novamente. Semana que vem vamos conversar com Sindilojas, CDL, secretarias de Obras e Planejamento, representantes da sociedade para traçarmos metas de como vamos passar por esse problema sem maiores impactos.

Carlos Britto: E sobre a polêmica do moto-taxi?

Marcelo Cavalcante: A problemática do transporte alternativo precisa ser enfrentado, pois ela está ai, ela existe. O que propomos é um grande pacto envolvendo todo o sistema de transporte da cidade. Sei que temos problemas jurídicos para isso, mas com o pacto e todos cedendo um pouco podemos encontrar um melhor caminho. Se as empresas de ônibus toparem o pacto uma chancela judicial acaba o problema. Agora não queremos transgredir as leis, as empresas de ônibus são detentoras das concessões por isso precisamos trabalhar unidos. Todos os interessados.

Carlos Britto: Mas por que as empresas de ônibus aceitariam isso se são as donas das concessões?

Marcelo Cavalcante: Por que o problema existe e elas também são prejudicadas. Temos mantido uma sinergia boa com essas empresas. Nós as fiscalizamos mais somos colegas de trabalho. Sei das dificuldades deles, sei dos problemas, das soluções e dos desafios. Eles estão sofrendo, sofrendo muito e precisam ter mais tranqüilidade financeira e do jeito que está sem disciplina dos transportes é complicado. Veja por exemplo a questão do emplacamento dos ônibus. Têm que sem emplacados aqui em Petrolina, gerar receita aqui. Hoje eles passam por dificuldade e somos compreensivos. Mas tenho dito que vamos enfrentar esse problema também.

Marcelo Cavalcante: “Vamos tirar o talão de multa da mão do agente de trânsito”

  1. O Pensador disse:

    Tudo bem! Mas ainda não entendemos nada. Entenderemos somente pelos resultados. Queremos ver resultados. Por enquanto o blá blá está ótimo. Ainda há tempo para a população sentir os resultados. Vamos esperar.

  2. ATENTO disse:

    O Sr. Marcelo disse nada com cois alguma… demagogia pura. A rigor, como toda a equipe da gestão municipal atual: muito bla-blá e pouca eficiência.

  3. Tô de olho disse:

    Eu queria saber, pra que tanta faixa de pedestre na Rua Souza Filho, na Guararapes até a Prefeitura onde tem o sinal ? Peraí, eles conseguem fazer com que tenha trânsito nesta área de tanto, para, para, para, e para. Que tenha faixa de pedestre, claro, mas dê uma distância regular para pelo menos os motoristas coloquem a 2a. marcha, caso que não pode ocorrer agora. Se viermos do inicio da Souza Filho até a Prefeitura iremos parar em 6 faixas de pedestres em menos de 800 metros, calculo. É brincadeira !!!!! E tem mais, os pedestres se acham no direito de colocar o pé na rua e passar, e dane-se o motorista. Não é bem assim, não !!! E os guardas, escondidos, parados, conversando já que sempre andam em dupla !!!!

  4. Motoristas disse:

    Esta é a melhoria anunciada para idiota se convencer. preste atenção na mudança que ele disse que fez.:

    “Marcelo Cavalcante: Isso era outro erro que já detectamos. Antes uma comissão da própria EPTTC julgava os recursos e Acabamos com isso. Hoje temos um representante dos motoristas, um da EPTTC e um da Policia Militar. Assim é mais justo e mais honesto”.

    Antes era a EPTTC quem julgava os recursos e agora é uma comissão formada por dois representantes dos multadores (policia militar e EPTTC e dos multados). Marcelo, não substime a inteligência das pessoas.

  5. Lucas Cabral disse:

    Aqui em Petrolina é tudo novo. Nova Petrolina, nova folia, nova EPTTC, mas tudo continua como antes… E a populção fu…

  6. Maria disse:

    Sr. ou Sra. Tô de Olho, com tanta faixa de pedestre como o senhor ou a senhora fala, os motoristas e motoqueiros não respeitam o pedestre, imagina se não tivesse.
    Tem que se educar o pedestre, o motorista, o motoqueiro, o ciclista, enfim, toda a população qie é mal educada em tudo.

  7. Tabareo disse:

    Manda esse cara de volta pra AFRANIO ele é bom pra la,de Petrolina ele não entende nada.
    Parece que antes desses caras Petrolina era Afranio.

  8. Sertanejo disse:

    Não tem competência e nem capacidade para dirigir a EPTTC. Os Guardas da EPTTC multa mesmo e ele não impede os costumes antigos.

  9. Sertanejo disse:

    Petrolina esperava um choque de gestão e não aconteceu. Petrolina está decepcionada e vai decepcioná-los mais tarde. Aguardem. Querer ganhar na conversa Petrolina não aceita e nunca aceitou. Falta capacidade de gerir. Veja o que fez FBC no Santa Cruz, deu um choque de Gestão que Recife inteira aprova porque tem capacidade intelectual e força política.

  10. Francisco disse:

    Acho esse fraquinho. Não tem pulso com os Guardas. E tome multa na população. Graças a Deus somente será 4 anos. Entre quem entrar será melhor!

  11. Quem vai nos socorrer? disse:

    O matadouro interditado e o Gerente disse que era normal. O lixo e o mato tomando conta da cidade e o Secretário culpa a chuva. O Petrolina em último no Campeonato e o estádio interditado e culpam o Ministério Público. A saúde um caos e culpam a falta de médicos. A EPTTC multando todo mundo e culpam a falta de educação dos motoristas. BOM. BOM não está. 20,00 reais para doentes ir para Recife e culpam o banco que não troca um cheque de 20,00 a tempo. É.. a coisa está realmente mudando. Para pior.

  12. Tontonho disse:

    SR. MARCELO CAVALCANTI
    GOSTARIA DE CITAR ALGUNS GRANDES PROBLEMAS QUE VEJO HOJE EM NOSSO TRANSITO:
    1. MOTOS ULTRAPASSAM VEICULOS PELA DIREITA EM ZIGUE ZAGUE A FRENTE DOS GUARDAS MUNICIPAIS SEM QUALQUER INFRAÇAO OU RECLAMAÇAO;
    2. ROTATORIAS QUEBRA PESCOÇO COMO NO CASO DE BAIXO DO VIADUTO BARRANQUEIRO, EM TODO O PAIS E PELAS NORMAS DO TRANSITO ENTRAR NA ROTATORIA DA DIREITO A PREFERENCIA PORQUE O MOTORISTA PERDE A VISIBILIDADE;
    3. ORIENTAÇAO AOS CONDUTORES DE BICICLETA PELA CONTRA MAO EM TODAS AS VIAS DE PETROLINA E ESPECIALMENTE NO CENTRO DA CIDADE;
    4. TODOS OS SEMAFOROS COM CONTROLE DE PASSAGEM E MULTAS DEVEM TER ORIENTAÇAO AO MOTORISTA PARA O TEMPO DE TRAVESSIA;
    5.FAIXAS DE PEDESTRES COMO O COMENTARISTA ACIMA JA SE REFERIU, FAIXAS DEMAIS EM VARIOS LUGARES NO CENTRO DA CIDADE UMA EM CIMA DA OUTRA;
    6. REESTRUTURAÇAO DO TRANSPORTE COLETIVO NO CENTRO DA CIDADE, É PERIGOSO DEMAIS O TRANSITO DE ONIBUS DENTRO DA CIDADE, NAO PRECISAMOS TER ONIBUS PARANDO EM LUGARES COMO A FRENTE DO SUPERMERCADO REGENTE E OU ENTRANDO EM RUAS COMO A TRAVESSA SOUZA FILHO E VOLTANDO PELA DOM VITAL, OS ONIBUS DEVERIAM GUARDAR UMA CERTA DISTANCIA DO CENTRO;
    7. INSTITUIR UMA COMISSAO PERMANENTE PARA AVALIAR O SERVIÇO DOS GUARDAS MUNICIPAIS;
    8. FAZER UMA AVALIAÇAO GERAL DOS CORREDORES DE TRANSITO E SE NECESSARIO REDEFINIR O SENTIDO DE VIAS DE NOSSA CIDADE.
    UM ABRAÇO E AGUARDAMOS SUA AÇAO.
    8.

  13. Cristiane disse:

    Paguei uma multa porque parei em frente a casa de minha mãe. O guarda multou e eu nunca mais em minha vida acredito em mudança nenhuma. Nesse Prefeito votei para nunca mais. Se todos fizessem como eu ele nunca mais aqui se elegeria. Ele enganou Petrolina.

  14. Tabareo disse:

    Se o presidente da EPTTC siz que vai tomar os talões de multa dos guardas poque ja não tomou?esta esperando a |Compesa terminar o serviço????
    Volta pra Afranio por favor.

  15. Tabareo disse:

    Petrolina tem vereador?????????

  16. Carlos Estefanio disse:

    ô sertanejo, náo se esqueça que FBC trouxe pra cá a Vale do Sol e Menina Morena, só pra lascar de vez com a transnova. Era pra “mudar a cara”do transporte coletivo de Petrolina. E aí mudou? Aumentaram os problemas… ô choque de gestão…

  17. carlos augusto disse:

    O Tontonho prestou um enorme serviço ao Superintendente da EPTTC. Se ele for humilde, reconheceria as sugestões e , colocando-as em prática, certamente daria uma melhorada no trânsito de Petrolina. Só acrescentaria o fato de que o moto-taxi é ilegal e, portanto, deve ser coibido.

  18. Motoristas disse:

    Gente, não precisa pegar pesado com o rapaz., lá de onde ele veio não tem regulamentação de transito, como é que ele vai saber trabalhar com essa coisa, se ele nunca tinha vistes antes? tenham paciência…

  19. Arrependido pelo voto disse:

    Rapaz nunca mais eu voto nem pessoal. É muita conversa e pouca ação. É como diz ZÈ BROCOIÓ: É dificil de se vê ônibus da Joalina devegar! Guarda Municipal Educado! Deus nos livre desse inferno chamado EPTTC. Eu duvido esse Superitendente tomar o talão do Guarda! É mais fácil ele ser multado também!

  20. Pascal disse:

    Dr. Marcelo: volte para os tribunais! A EPTTC NÃO TEM JEITO !

  21. VERDE DE RAIVA disse:

    Dr. Marcelo e os moto taxi em frente a MC Moveise a infocenter na Souza Filho quando será resolvido esse problema já que essa atividade ainda não foi regulamentada, Não podemos permitir a inlegalidade nas ruas as leis tem que cumpridas……………………

  22. DOCE DE LEITE disse:

    DR. MARCELOS VENHA PARA AFRÂNIO…………………………….

  23. estutande disse:

    gostaria de saber do Dr. Marcelo Cavalcante, como bom advogado que é, que ele me ensinasse o que é “o pacto uma chancela judicial “, que ele diz que pode haver aqui, como estudante de direito nunca ouvir falar, o que eu sei é que existe uma sentença judicial determinando que a prefeitura através da EPTTC, NÃO DEIXE QUE O MOTO-TAXI, EXISTA aqui em Petrolina. como ele fará? como conseguirá isso?? O problema é que o PREFEITO JULIO LOSSIO não respeita decisão judicial. Se respeitasse não estaria do jeito que está. Em quem ele está se confiando para poder acintosamente desrespeitar o judiciario dessa maneira??? ficam as perguntas.

  24. estutande disse:

    Como podem cobrar multas de algumas pessoas, se a própria EPTTC, NÃO CUMPRE NEM DETERMINAÇÃO JUDICIAL?? não deveriam multar ninguém, ou multar todo mundo, a LEI deve ser igual para todos, pois além dos moto taxistas pararem onde querem, não respeitarem nenhuma regra de trânsito, ainda são ilegais, isso tudo acontecendo na cara da fiscalização da EPTTC, como eles têm a cara de pau de multar, nos outros cidadões cumpridores de nossos deveres? muitas vezes por mero descuido, o CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, CTB, foi criado com uma premissa de EDUCAR, e não apenas punir.
    VAMOS SEGUIR AS LEIS DR. MARCELO.

  25. Carlos Andre disse:

    Bom dia,

    Muito interessante antres de entrar em campanha dizia que a EPTTC tinha dinheiro sobrando, agora, dois meses após a assumir o orçamento ja é apertado o dinheiro não da para nada,, por favor Dr. Marcelo individualize essa despesa de 130.000,00 mes e não substemi a receita basta publicar seus balançõs para veririficarmos que a EPTTC arrecadara muito mais de 150.000,00 mes.

    Um Abrçao

  26. Opara disse:

    Se o orçamento é de 130 mil… é porque tem muita gente ociosa trabalhando na EPTTC.

  27. Afraniense disse:

    Dr Marcelo você devia sair candidato a deputado estadual e dar uma surra de votos em Adalberto Cavalcanti, aqui em Afrânio tá todo mundo revoltado com o prefeito dele, pior não existe, estão aumentando o salário dos secretários pra 5000,00 do prefeito pra 12000,00 e do vice que ninguém vê por aqui pra 6000, 00, quer mais, o nepotismo tá demais, só tem parente na prefeitura, a mamata tá grande, tem muita têta pra sustentar esse povo.

  28. Afraniense disse:

    Dr Marcelo você vai ser o deputado de Afrânio

  29. UMBERTO ALVES disse:

    Com tantos erros de concordância, fica difícil na primeira leitura entender alguns textos. Mais cuidado com a escrita gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  30. José dos Santos disse:

    Vamos parar de tecer críticas gratuitas.

    Esse Marcelo pelo visto é inteligente e tem bons propósitos.

    Parabéns ao Dr. Julio pela escolha.

    A EPTTC está no caminho certo.

  31. Watergate disse:

    praque talao na mao do guarda se em todo buraco e esquina ja existe uma lombada eletronica ?

  32. CHORA NENEN disse:

    Esses que criticam Dr. Marcelo, são simplesmente cargos comissionados que ali trabalhavam e foram dispensados. Dr. Julio acertou na indicação do Dr. Marcelo. Petrolina esta completamente orgulhosa por ter a frente de uma empresa um jovem que com certeza fará sim, uma NOVA EPTTC.
    Não sou petrolinense, mas, tenh muito ciume desta cidade, moro aqui há mais de 42 anos e sim Srs. REVOLTADOS, temos que torcer juntos para que tudo possa dar certo para NOSSA PETROLINA, esqueçam os lados partidarios e unidos faremos com a ajuda de DEUS com certeza uma NOVA LINDA PETROLINA.
    Um grande abraço nos corações

  33. patusco disse:

    Respeito é preciso algumas colocações são valiosas e devem ser aproveitadas,agora gente é preciso deixar á paixão politica de lado,é paixão por fbc,é paixão por gp e paixão pela nova Petrolina,chega disso,vamos opinar pela razão,deixem as paixões politicas para o momento certo,agora n é a hora. Dr Marcelo o senhor precisa observar algumas opiniões são boas e abra o olho diante de algumas situações na epttc,tem muita gente lá dentro que continua sulgando,sulgaram com fbc,sulgaram com Odacy e continuam sulgando com julio. Tão jogando contra a administração de vcs,estão no time do quanto pior melhor,eu n votei em vcs,mais como Petrolinense apaixonado por isso aqui n posso agir nem pensar asim.Antes que seja tarde demais tome uma atitude,lembre-se mais uma vez n votei em vcs,mais n posso agir assim sou um louco apaixonado por minha terra.

  34. Afraniense disse:

    Dr Marcelo queremos você aqui em Afrânio, a cidade está um caos.

  35. Maysa disse:

    O Totonho deixou de ressaltar um ponto importante para sugestões ao Sr. Marcelo Cavalcanti: Melhor distribuição das linhas de ônibus em toda a cidade. Estou em Petrolina há 10 anos e nunca entendi como uma cidade como Petrolina ainda sofre com isso. A maioria dos bairrosé mal assistida pelo transporte coletivo (daí a brecha para a invasão desordenada dos mototaxistas na cidade). Como exemplo bem próximo temos o Hospital de traumas que para se chegar até lá, o coitado do paciente anda do Shopping até o hospital. Isso sem falar nos bairros como o Caminho do sol (o único ônibus que passa mais próximo tem um intervalo de quase 3 horas, isso é um desrespeito com a comunidade que precisa tanto do transporte nessa cidade. Fica aí minha indignação e um apelo ao Sr. Marcelo Cavalcanti.

  36. Maysa disse:

    Outro ponto importante é uma melhor capacitação dos guardas de trânsito. Sr. Marcelo: Tire esses guradas da sombra da ótica Dias e coloque-os para trabalhar. Ao invés de ficarem na sombra conversando, e esperando para multar sem argumentos, vão para as faixas de pedestres (que são muitas), educar os pedestres e ordenar o trânsito. É isso que faz um guarda de trânsito.

  37. luciano disse:

    Condutor com viseira levantada é motivo para apreensão da CNH?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *