Marcelo ‘Cancão’ dispara críticas contra modelo do Enem

por Carlos Britto // 14 de novembro de 2010 às 20:51

Estudante de Direito, o líder do PSDB Jovem de Petrolina, Marcelo Araújo, não poupou críticas a mais um vexame do Enem, este ano.

Para Marcelo ‘Cancão’ (como é mais conhecido), o governo federal deu “uma conotação de vestibular nacional” ao exame, quando as realidades variam de estado para estado. Ele argumentou também que, por mais bem intencionado que o Enem seja, é preciso enxergar que os problemas na educação do País não começam pelo ensino superior, e sim no básico.

“O projeto da educação tem de ser suprapartidário”, avaliou o líder estudantil no programa Carlos Britto no Ar, da Grande Rio AM. Ele acrescentou também que irá mobilizar os estudantes no sentido de persuadir o reitor da Univasf, José Weber Freire Macedo, a voltar atrás em sua decisão de implantar o Enem como fase única para ingressar na instituição.

Sobre o novo escândalo do Enem, Marcelo também disparou contra as entidades estudantis, a exemplo da UNE, que segundo ele “não dá uma palavra sobre o assunto”, ou as locais, que servem apenas “para promover a ‘indústria’ das carteiras estudantis”.

Marcelo ‘Cancão’ dispara críticas contra modelo do Enem

  1. Professor disse:

    Para começo de conversa, não houve vexame do Enem. Entrevistador e entrevistado monstram-se bastante desinformados ou mal-intencionados sobre o assunto.

  2. FERREIRA - Juazeiro disse:

    Parabenizo ao sr estudante de Direito,Marcelo Araújo,pelo postado,e,aproveito para sugerir ao mesmo ou afim,para fazer uma campanha, referente a presidencia da conceituada OAB,nível nacional pois,sou leigo e,tomei ciencia de que as secções da entidade,escolhem os seus presidentes,porém,a Ordem a nível de Brasil , não é afim e, a todo momento observamos o presidente,na mídia nacional,falando em democracia etc…
    Sei que o sr Marcelo,ainda é estudante porém,entendo também além de outras questões,deverá se ater a da profissão,caso fato postado a respeito seje verídico.Aproveito,afim para solicitar dos representantes da OAB-Juazeiro/Petrolina,opinião a respeito da questão. Grato e muito obrigado pela atenção.

  3. pedro galesi disse:

    Alguém pode informar este moço que a eleição presidencial já acabou e que o PSDB perdeu a eleição. Por favor usar o ENEM para se autopromover é dose não?

  4. BRUNO disse:

    Vai trabalhar Marcelo! Aliás o que é que tú faz na prefeitura?É protegido do VICE!Saiu da educação e ficou a disposição lá na prefeitura.Fazendo o que mesmo? Ea tua irmã/O q faz também?NADA! São primo do VICE!

  5. Fernando disse:

    Geo, Objetivo, Dom Bosco e todos os cursinhos privados pré-vestibulares falam pela boca desse aprendiz de “Coelho”. A classe média é de uma previsibilidade que chega a ser desconcertante, como quem guarda a Senzala da cozinha da Casa-Grande e diz, do alto de sua subserviência: ascensão social tem limite, no dia em que pretos e pobres começarem a frequentar os espaços historicamente frequentados pelos eleitos (faculdades de medicina e direito p.ex.) a ordem universal das coisas estará subvertira. É obvio que isso é um elegio e a esse rapaz, ele muito mais primário do que isso….

  6. BRUNO disse:

    Concordo plenamente com vc Fernando Só Q agoraesse rapaz que cantar mais alto. Isso já é pensando em concorrer a uma vaga a vereador!

  7. Fabricio disse:

    O que está ligado ao ENEM não é nenhum partido político, mas sim, o simples interesse de vermos os jovens ingressando na universidade. Se o que aconteceu no ENEM não é fraude, tenho que reconhecer que a politica da maquiagem do Governo realmente funciona com quem é um mero espectador desse circo montado no nosso pais.. Vejo a politica do pão e circo voltar depois de séculos. O que estudei no império romano vejo hoje na prática.
    o TAL BRUNO (que acredito não ser esse mesmo o nome desse que se esconde atras de pseudo nomes) deveria se informar mais pra depois falar algo do gênero…

  8. Ao Bruno, disse:

    Caro Bruno,Infelizmente não me sinto muito a vontade de dar audiências a espaços de conotações politicas até porque não tenho muito tempo para jogar fora,mais gostaria de lhe informar que a Irmã desse nobre jovem Petrolinense trabalha na SEDEST especificamente na Diretoria de Juventude criada na atual gestão.Contribuindo e colaborando nas politicas públicas de Juventude desde Municipio.Atualmente existe diversos Programas Sociais de Juventude te convido pra qualquer dias desse passar por lado e confirir para não andar falando o que não conheces!

  9. Dreda disse:

    Nunca vi uma pessoa ser tão atacada publicamente só porque a ideologia dele é diferente do lulismo/esquerdismo predominante na região. Isso é que é democracia! No mais, dizer que a realização do ENEM não foi um vexame total, aí já é demais.

    Na minha opinião, esse tal Marcelo Cancão deve ser admirado, senão pelas suas idéias, pelo menos pela coragem de divulgá-las.

  10. Julio disse:

    Bruno,

    O Marcelo foi exonerado da prefeitura Municipal de Petrolina e hoje o mesmo não faz parte do grupo do prefeito Julio Lossio. Hoje o marcelo se diz acessor particular do vice siri( Nunca vi, só escuto falar). Se liga Marcelo.

    julio.

  11. Desconstruidor de Discurso disse:

    A UNE é uma entidade pelega, braço do PT no seio estudantil.

  12. Servidora disse:

    Bruno, você deve ser uma das serventes pelegas que nada faz na secretaria de educação, e não são poucas as que gozam desse privilégio. Basta dizer amém a Célia Regina. Todo mundo sabe que Marcelo e sua irmã não se bicam com a secretária de educação. Isso não é segredo e os próprios fazem questão de mostrar isso, não são falsos e nem tem apego a cargos. Tanto que Marcelo optou pela sua faculdade devido a incompatibilidade de tempo. Eu sou funcionária concursada da educação e sinto na pele as dificuldades que se tem de falar com alguém da “patota” da secretária. Sei quem é quem ali dentro e posso afirmar que, quando esteve com o professor Fernando, Marcelo deu conta de todas as suas funções lá dentro. Para esclarecer sua interrogações carregadas de inveja vão as respostas para cada uma delas:

    1 – Marcelo está fora da prefeitura desde junho;
    2 – Marcelo não precisa de proteção de vice-prefeito, somente a de Deus;
    3 – Ao sair da educação, Marcelo ficou a disposição da secretaria de Irrigação;
    4 – A irmã de Marcelo é concursada há anos e trabalha em horário integral, a disposição da Diretoria de Juventude – Sedest;
    5 – O fato de serem familiares do vice-prefeito não influenciam em absolutamente nada;

    Por fim, tanto Marcelo, quanto a sua irmã mantém uma relação de cordialidade, respeito e colaboração com o governo municipal, independente de cargos ou quaisquer outros aspectos irrelevantes como o comentário do Sr. Bruno.

  13. Italo disse:

    Primeiro o PROFESSOR la em cima que disse: “Para começo de conversa, não houve vexame do Enem” deveria ter um pouco mais de respeito com os seus alunos, pois sao eles que esperam e tem custos o ano inteiro esperando esse dia. O motivo desse vexame é simplismente a ineficiencia administrativa e politica na area da educacao. E ao Bruno podemos ver q é mais um daqueles que, diz amem pra tudo q o governo faz, sem fazer julgamento do q é certo ou errado. Faltou razão.

  14. Pe. Antonio disse:

    Creio , pelo que tenho acomapnhado pelos jornais, que a questão do ENEM não é motivo para discussões politio-partidárias. O Plano de Educação realmente deve ser suprapartidário, mas quem foi eleito com os votos da população deve colocar em prática seu programa de governo, pois foi eleito para isso. A decisão do MEC de implantar o ENEM é uma proposta. Pelo que li, cada Universidade podia ou não aderir….. Não tenho certeza. Então, se a UNIVAS deveria ou não implantar o ENEM como meio único para entrar na Instituição, não tem nada a ver o que problema da última prova do ENEM….. Os estudantes e a sociedade da região pode e deve avaliar isso e se mobilizar. Agora, não se pode aproveitar o problema da última prova para fins politicos. Pelo que li, houve falhas e não escândalos…..Troca de folhas e gabaritos. Claro que devemos cobrar que o MEC seja mais eficiente para casos como esse e outros não aconteça sobretudo para defender os interesses e direitos dos jovens que não podem ser prejudicados…..Mas isso se deve fazer sempre e não só ´quando acontece no governo deste ou daquele partido.

  15. SAI FORA CANCÃO... disse:

    O MARCELO TA QUERENDO CRIAR POLEMICA COM UM TEMA QUE JA ESTA PRATICAMENTE RESOLVIDO… NA VERDADE O MARCELO TA QUERENDO É SE COLOCAR UMA UM DEFENSOR DO POVO, MAIS NO FUNDO MESMO ELE TA QUERENDO É DAR CARGAR AO SEU NOME E SAIR CANDIDATO A VEREADOR EM 2012… SIM MARCELO, ESSA SUAS ARMAS, MUITAS PESSOAS JA USOU NA CIDADE E NÃO OBTEVE RESULTADOS, PORQUE NO LUGAR DE TAR FALANDO DO ENEM, VOCE NÃO PROCURA O QUE FAZER.
    CADÊ QUE O MARCELO TEM A CORAGEM DE DEBATER O ASSUNTO REFERENTE AOS VALORES ABSURDOS COBRADOS PELA FACAPE, EM PETROLINA. SABE PORQUE ELE NÃO FAZ ISSO, PORQUE ELE TEM MEDO DE BATER DE FRENTE COM O PREFEITO, POIS É MAIS FACIL FALAR MAL DE ALGUEM QUE NEM SABE QUEM ELE É DO QUE FALAR DE ALGUEM QUE MORA NA MESMA CIDADE.
    NA VERDADE OS ESTUDANTES DE PETROLINA, BOA PARTE NEM SABE QUEM VOCE É, ENTÃO PARA DE SE COLOCAR COMO UM LIDER ESTUDANTIL E VAI PRIMEIRAMENTE TENTAR INTERNAMENTE AGREGAR A JUVENTUDE DE SEU PARTIDO E DEPOIS QUEM SABE VOCE NÃO CONSIGAR SE TORNAR UMA LIDERANÇA EXTERNA.

    “TUCANOS (PSDB) PODEM ATÉ VOAR, MAIS NUNCA CHEGARÁ A ALTURA DE UMA ESTRELA (PT)”

  16. BRUNO disse:

    Cara servidora vcs estão é com dor de cotovelo! Célia regina é 10. agora não tem mais aquela boquinha do xulé! Viagens almoçose outras coisitas +Se cuidem!

  17. Sr. disse:

    O problema partidario entra na discussao qndo vemos o modelo em que o atual governo define a palavra DEMOCRACIA. O ENEM passa bem longe de um processo democratico. Os estudantes e familias da nossa regiao que sempre sonharam em estudar ou verem seus filhos em uma universidade federal na sua “casa”, agora passam por pesadelos, pelo medo de nao garantir sua vaga.

  18. Zeu disse:

    Ir marcelinho, caiu q só:nem coelho, nem prear? SÒ CANCÂO?

  19. Ricardo Rodrigues disse:

    Engraçado! Toda esses comentários para discutir algo que alguém que a gnt mal conhece postal na mídia… Sinceridade, vcs dão valor a pouca m… Mas gostei da frase, NEM COELHO NEM PREAR.. CANCÃO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários