Mapeamento identifica na zona rural de Petrolina mais de 1,6 mil sistema de abastecimento d’água

0

Após quatro meses em campo, as equipes da Prefeitura de Petrolina concluíram, nesta semana, o inventário de poços, cisternas, açudes entre outros sistemas de abastecimento na zona rural. Ao todo, foram catalogados mais de 1.600 equipamentos no interior do município. Com os dados, a prefeitura pretende potencializar a oferta de água e atender com maior eficiência os moradores da zona rural que sofrem com a falta de acesso aos recursos hídricos.

Além de mostrar onde está cada sistema, o uso de tecnologias identifica a vazão e, por consequência, o potencial gerador de água desses equipamentos. O inventário ainda, segundo o secretário executivo de Desenvolvimento Rural e Irrigação, André Jackson de Holanda, ajudará na aprovação de parcerias com recursos federais como o Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente.

O mapeamento teve investimento de R$ 12 mil e foi conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, empregando tecnologia do Sistema de Posicionamento Global. De acordo com o órgão municipal, representa o maior mapeamento de recursos hídricos já promovido na zona rural de Petrolina. “Em outros momentos foi realizado um trabalho similar, mas não com essa dimensão. É uma ação importante que garantirá o desenvolvimento de programas que possam gerar renda para o homem do campo”, resume André Jackson. As informações são da assessoria. (Foto: Ascom PMP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome