Mais um capítulo da polêmica sobre as previsões pessimistas de líder do MST para fruticultura do Vale

por Carlos Britto // 20 de agosto de 2023 às 09:31

Foto: Reprodução/Instagram

Repercute em Petrolina e em todo o Vale do São Francisco mais um capítulo da polêmica fala do líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. Na semana passada, ele afirmou que a exportação de frutas da região estaria ameaçada porque os produtores ainda utilizam o glifosato (substância química que é ingrediente ativo de vários herbicidas e defensivos agrícolas utilizados no controle de plantas daninhas) em suas fazendas, e que até 2026 a União Europeia proibirá a entrada de alimentos que usam tal defensivo agrícola.

Depois dos representantes da fruticultura rebaterem as declarações do líder do MST, foi a vez do vice-presidente do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), Francisco Nunes, conhecido como “Chiquinho do Muquém”, rechaçar as falas de Stédile. Entre outras coisas, Chiquinho detalha as exigências internacionais que são cumpridas para que as frutas sigam para exportação. Confira no vídeo abaixo:

Mais um capítulo da polêmica sobre as previsões pessimistas de líder do MST para fruticultura do Vale

  1. Agricultor disse:

    Mas todos nós que somos aqui do Vale sabemos que nem todas as frutas que são exportadas são produzidas pelas empresas que exportam. A maioria das empresas compram dos pequenos agricultores e colocam em suas embalagens pra mandar para o exterior, sem saber se eles fazem ou não o uso do Glifosato.

  2. José Florêncio Coelho Filho disse:

    Pelo que consta esse cidadão nunca foi muito do trabalho, da labuta. Sendo assim, como se pode acreditar no que afirma. A previsão de que o aeroporto de Petrolina ficará às moscas é sem propósito. Produzir alimento e dizer que a atividade está fadada ao fracasso é desconhecer a realidade do mundo. Isso é o que se chama de narrativa ou fake. A previsão que se tem é alvissareira. Essa região se tornará um Estado em breve. Queiram os desinformados ou não.

  3. DINC está bastante politizado. disse:

    Apesar de concordar com o conteúdo, muito me estranha como o DINC está politizado. Como o DINC tem gastado um bom dinheiro com vídeos muito bem feitos, passando em horário nobre na TV paga, contra o MST… e claro, abrindo as possibilidades de se criticar o Governo Federal. Não me lembro do DINC expor tanto o seu viés político como nos dias atuais.

  4. JOSE PEDRO QUIRINO disse:

    Tomara que o Chiquinho esteja falando a verdade. Porque ha muito tempo deixei de comer, principalmente a uva, que recebe defensivos diretamente na fruta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários