Mais de 500 estudantes da rede municipal de Juazeiro realizam provas da 2ª etapa da OBMEP

por Carlos Britto // 08 de outubro de 2023 às 11:28

Foto: Marcel Cordeiro/Ascom PMJ

Mais de 500 estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro (BA) realizaram, neste sábado (7), as provas da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As provas aconteceram no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, na Escola Municipal Helena Celestino de Magalhães e no Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ).

Os exames foram divididos em 3 níveis: 6° ou 7° ano do Ensino Fundamental, 8° ou 9° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nesta etapa, a prova foi composta por 6 questões discursivas e cada estudante teve três horas para concluir o exame. “Quando eu passei para segunda fase eu fiquei muito feliz, mas quando entrei na sala hoje, me senti um pouco nervosa. Foi uma experiência nova e a minha expectativa é estar entre os premiados”, disse a estudante do 9° ano da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, Victoria Rios.

O estudante Anderson Gama Vieira, aluno do 6° ano na Escola Municipal Pedro Raimundo Rodrigues Rego, também espera por uma boa pontuação na prova. “Eu achei a prova boa. Não estava muito fácil, mas também não estava muito difícil. Agora, eu espero alcançar uma boa pontuação”, declarou.

O secretário de Educação e Juventude de Juazeiro, Wank Medrado, parabenizou os estudantes e as escolas pela participação na Olimpíada. “Estou muito orgulhoso pelo empenho dos estudantes e de toda a rede municipal de educação na participação e preparação para a Olimpíada. A Gestão Suzana Ramos vem investindo em uma educação de qualidade, infraestrutura escolar, valorização dos professores, e também incentivando a participação dos estudantes em concursos pedagógicos, esportivos e culturais”, pontuou.

A OBMEP

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a olimpíada de nível nacional tem como objetivo estimular o estudo da matemática e incentivar os estudantes a praticarem os conhecimentos adquiridos na área, identificando jovens talentosos e promovendo a inclusão social por meio da educação. Além disso, como forma de incentivo, a OBMEP premia alguns alunos com medalhas de ouro, prata ou bronze a partir da realização das provas. Em 2023, serão distribuídas mais de 8 mil medalhas nacionais e mais de 20 mil regionais. A divulgação dos premiados acontecerá no dia 20 de dezembro.

A olimpíada também conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Mais informações sobre a OBMEP e acesso a simulados e provas dos anos anteriores em: http://www.obmep.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. A situação não é fácil, porém não acho que devemos condenar o rapaz com tanta violência. Quem nunca errou que…