Mais da metade do PIB de Pernambuco é gerado por apenas cinco municípios

por Carlos Britto // 17 de dezembro de 2008 às 01:30

Cinco municípios pernambucanos são responsáveis por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Olinda, que possuem 32,88% da população, geraram, em 2006, 58,02% de toda a riqueza de Pernambuco. Os números foram divulgados hoje pela agência Condepe/Fidem. O PIB do Estado foi de R$ 55,5 bilhões em 2006.

O município que se destacou na participação desse resultado foi Ipojuca. Apesar de ser o terceiro em geração de riqueza no Estado, atrás do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, foi Ipojuca o que apresentou maior incremento de participação entre 2002 e 2006, com 2,11 pontos percentuais. O resultado se deve aos investimentos que chegaram ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, sobretudo ao desempenho do setor industrial. “Em 2002, o município detinha 2,78% da indústria do Estado passando para 8,58% em 2006, por conta do crescimento na indústria de transformação, com ênfase no gênero químico, seguido pela geração de energia no Porto de Suape”, conclui a pesquisa.

Já Recife foi o município que mais perdeu participação no PIB entre 2002 e 2006, caindo de 35,75% para 33%. Segundo a agência, a queda tem relação direta com o crescimento de Suape e a interiorização de outros investimentos. “A perda está associada ao setor industrial, pois caiu 4,67 pontos percentuais de 2002 para 2006. Desde a implantação do Complexo de Suape ocorre o deslocamento tanto de antigas plantas industriais como de novos investimentos, e também a desconcentração de alguns serviços ligados a essas indústrias. Além disso, houve uma maior interiorização dos investimentos, tanto públicos como privados, principalmente para Caruaru e Petrolina. Mesmo assim, Recife continua crescendo, porém num ritmo mais lento e ainda concentra grande parte dos serviços pernambucanos”, explica o estudo.

Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.