INSS: Pagamentos a aposentados por descontos indevidos iniciam em 24/07

por Carlos Britto // 04 de julho de 2025 às 15:30

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, anunciou nesta quinta-feira (3) que cerca de 2,1 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já estão aptos a receber o ressarcimento pelos descontos irregulares de mensalidades associativas nos benefícios.

A declaração foi feita durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e ocorre após o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologar um acordo que autoriza os pagamentos, previstos para começar no próximo dia 24 de julho.

Segundo Wolney Queiroz, o acordo entre governo e Judiciário foi essencial para agilizar o processo e evitar disputas judiciais que poderiam atrasar os repasses. “É um dia de festa para nós, comemorar o retorno desses recursos para o bolso dos aposentados. Uma grande vitória do governo, uma grande vitória do presidente Lula, que me delegou pessoalmente essa tarefa de fazer com que nenhum aposentado e nenhum pensionista fique no prejuízo”, destacou o ministro.

Ainda de acordo com ele, o governo editará uma medida provisória para garantir os pagamentos, que não serão computados dentro do limite de gastos públicos estipulado pelo arcabouço fiscal. “Quando acontece um caso como esse, que é extraordinário, isso não pode ser computado como um gasto do governo”, explicou.

O acordo foi construído em uma mesa de conciliação conduzida pelo STF e envolveu a Advocacia-Geral da União (AGU), o INSS, o Ministério da Previdência, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF). (Fonte: Agência Brasil)

INSS: Pagamentos a aposentados por descontos indevidos iniciam em 24/07

  1. Vivian disse:

    Quem pagará essa conta: nós ….

  2. O povo tá de olho disse:

    Esse País é incrível, o cara rouba, não vai preso, não tem nada, não acontece nada e depois ele diz vai lhe devolver o dinheiro, mas não o dinheiro que ele roubou não, ele vai lhe devolver o dinheiro roubado, mas o dinheiro será do contribuinte, ou melhor, de todos e depois sai como herói.

  3. Sempre Juazeiro disse:

    Srs leitores e população brasileira. Pense num absurdo, neste país tem precedência. Conforme noticiado pela imprensa matéria postada, os aposentados foram vítimas, tiveram suas aposentadorias, parte retirada mensalmente sem autorização do seu titular, escândalo escancarado divulgado nacionalmente, nenhum dos acusados roubaram dinheiro dos trabalhadores foram presos, agora,o governo faz pirotecnia politiqueira, ao dizer que irá devolver dinheiro a partir fim deste mês, sendo que as próprias vítimas e, população em geral, é que irão arcar com prejuízos. Os acusados, tão todos numa boa, apt° área nobre, carros de luxo garagem entre outras situações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários