Maior Unidade de Conservação estadual do Nordeste fica no Sertão do São Francisco

por Carlos Britto // 15 de março de 2015 às 15:33

câmara1A partir de um decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, neste sábado (14), durante a plenária do ‘Todos por Pernambuco’ em Petrolina, o governo criou a maior Unidade de Conservação estadual do Nordeste. Com 110 mil hectares, o Refúgio de Vida Silvestre Tatu-bola compreende uma área nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, ambos no Sertão do São Francisco.

As Unidades de Conservação (UCs) são espaços territoriais com características naturais, legalmente instituídos pelo Poder Público com o objetivo de conservar a biodiversidade, os recursos naturais, o clima, o patrimônio genético e as paisagens.

Um dos principais objetivos do projeto é permitir a conservação e preservação não somente do Tatu-bola – mascote da última Copa do Mundo e animal que corre risco de extinção – mas como da fauna e flora típicos da Caatinga.

Essa unidade conservará amostras significativas da caatinga pernambucana e espécies raras e endêmicas como o tatu-bola. Elas reforçam a nossa política de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Queremos criar novas práticas, novas fomas de pensar o futuro do nosso Estado e o seu desenvolvimento dentro de um conceito sustentável, que olhe as regiões e suas peculiaridades. É uma área de preservação que fica como legado para as futuras gerações“, explicou Paulo Câmara, ressaltando que o espaço também será usado para estimular a pesquisa científica e promover a educação ambiental.

Com a criação do Refúgio Tatu-bola, Pernambuco passa a contar com 79 UCs.  Desse total, 40 são de proteção integral, onde o uso do ambiente natural é restrito a pesquisas e visitas educacionais e controladas. Outras 39 são de uso sustentável, onde são permitidas atividades socioeconômicas definidas pelo Plano de Manejo. (foto: Aluísio Moreira/SEI/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários