Maior reservatório do Nordeste, Lago de Sobradinho atinge nova baixa histórica

por Carlos Britto // 20 de novembro de 2015 às 15:33

ilhotas barragem sobradinho 2

A cada dia o volume útil de água armazenado no Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, diminui ainda mais. Hoje (20), por exemplo, o reservatório – o maior do Nordeste – está com apenas 2,11 % de sua capacidade total de armazenamento, o mais baixo da história, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O nível mais baixo havia sido registrado em novembro de 2001 (5,46%).

No entanto, o ONS já garantiu que não há risco de risco de racionamento no Nordeste, pois é possível usar fontes alternativas – como térmicas -, e transferir energia de outras regiões. O órgão diz ainda que os reservatórios da Bacia do São Francisco estão sendo operados prioritariamente para outros usos da água que não a geração de energia.

Segundo reportagem da Agência Brasil, a previsão é que entre o fim de novembro e início de dezembro a barragem atinja o volume morto – reserva de água abaixo do ponto de captação. Isso significa a parada total de geração de energia na hidrelétrica. Inaugurada em 1979, a represa de Sobradinho tem capacidade de armazenar 34,1 bilhões de metros cúbicos (m³) de água e corresponde a 58% da água usada para a geração de energia no Nordeste.

Para manter mais água na represa, a Agência Nacional de Águas (ANA) determinou a redução da vazão de Sobradinho para 900 m³/segundo. A ANA estuda reduzir a vazão para 800 m³/s. “Se tivéssemos mantido a vazão em 1.300 m³/s, o reservatório hoje já estaria seco. Agora, vai ser preciso reduzir ainda mais. Ninguém quer que reduza, mas toda a população da região deve poupar água”, diz Aílton de Lima, diretor de Operações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). (foto/arquivo: Marco Aurélio)

Maior reservatório do Nordeste, Lago de Sobradinho atinge nova baixa histórica

  1. marivaldo disse:

    Senao for para gerar energia pique manter essa vazao? Com previsão de forte El nino a vazão já devia ter sido reduzido a tempo. Nada justifica essa irresponsabilidade. Falta voz e ação para dar um basta.

  2. Filósofo disse:

    2,11% na quinta-feira. Na sexta-feira atingiu 2,02%. Hoje, no sábado, já tá em 1,9%. Interessante que o caos está instalado, entretanto a imprensa do Sul nada fala. Outro absurdo é que para o Governo do Estado também não há crise, pois até agora não fez nada para ajudar a nossa região. Fica até difícil os políticos da região defender este governo que aí está em Pernambuco. Mas por incrível que pareça tem quem defenda! É lamentável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários