Maior onda de protestos em 21 anos varre o País

24

Manifestantes no Congresso/Agência BrasilMais de 250 mil pessoas participaram de protestos em várias cidades de norte a sul do Brasil no dia de ontem (17). A onda de protestos, que nas últimas semanas tinha como foco principal a redução de tarifas do transporte coletivo, ganhou proporções maiores e passou a incluir gritos de descontentamento com várias causas diferentes.

Houve registro de confrontos e violência em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Brasília, onde manifestantes invadiram o Congresso Nacional (foto). É a maior mobilização popular do Brasil desde os protestos pedindo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello (hoje senador), em 1992.

Além do Congresso Nacional, que foi desocupado após cinco horas, grupos também invadiram a sede do governo do Paraná e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

As manifestações começaram, em sua maioria, de forma pacífica, mas houve agravamento da tensão no final da noite, com grupos de manifestantes partindo para ações mais radicais.

No Rio de Janeiro, houve confronto com policiais. Mais de dez pessoas ficaram feridas nos confrontos nas ruas, duas delas a tiros. Manifestantes invadiram a Assembleia Legislativa do RJ e mantiveram 20 policiais militares como reféns. Eles também estavam feridos. A Tropa de Choque da PM retomou o prédio à força. Segundo estimativas da Coppe/UFRJ, 100 mil pessoas participaram dos protestos no Rio. Policiais tentaram dispersar manifestantes com o uso de bombas de gás lacrimogêneo. Manifestantes fizeram barricadas com fogo. Houve depredação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Um carro foi incendiado por um grupo de manifestantes e explodiu.

Em São Paulo, manifestantes tentaram invadir a sede do governo, no Palácio dos Bandeirantes. Um portão chegou a ser quebrado no local por volta das 23h, mas a Tropa de Choque da PM impediu a entrada do grupo.

Copa e PEC 37

Manifestantes em SP/UOLNa manifestação de São Paulo, que reuniu 65 mil pessoas (segundo medição do instituto Datafolha) na zona oeste e na zona sul da cidade, por exemplo, ouviam-se gritos de ordem contra a presidente Dilma Rousseff (PT), contra o governador Geraldo Alckmin, faixas contra o uso de dinheiro público nas obras da Copa, protestos contra a PEC 37 (proposta de mudança de legislação que tira o poder de investigação do Ministério Público), contra corrupção e violência, por educação melhor e redução do custo de vida e pedindo melhores serviços públicos em geral. “O povo unido jamais será vencido”, entoava um coro de milhares de manifestantes na avenida Faria Lima por volta das 20h. (Fonte: UOL)

24 COMENTÁRIOS

  1. Meu caro amigo ATUAL acho que vc tem uma vida maravilhosa, pois esse povo ai ta lutando pelos direitos deles, é por isso que o BRASIL ta cheios de corruptos, por que pessoas assim iagual a vc que não liga pra nada, e os politicos só enchendo o bolso com noso dinheiro, nós trabalhamos 4 meses por ano pra pagar impostos e o BRASIL tá uma pocaria,ou seja não tem dinheiro pra melhorar a educação, pra dar uma vida digna a o povo mais pra gastar milhões em copa saiu dinheiro de todo lugar inclusive o seu bolso. ACORDA BRASIL O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!!!!

  2. Meu caro amigo ATUAL acho que vc tem uma vida maravilhosa, pois esse povo ai ta lutando pelos direitos deles, é por isso que o BRASIL ta cheios de corruptos, por que pessoas assim iagual a vc que não liga pra nada, e os politicos só enchendo o bolso com nosso dinheiro, nós trabalhamos 4 meses por ano pra pagar impostos e o BRASIL tá uma pocaria,ou seja não tem dinheiro pra melhorar a educação, pra dar uma vida digna a o povo mais pra gastar milhões em copa saiu dinheiro de todo lugar inclusive o seu bolso. ACORDA BRASIL O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!!!!

    • Bando de desocupados mesmo! e oportunista…. por que não fizeram isso antes? Quando o governo aumenta o mínimo ninguém reclama, e só porque teve um aumento de R$ 0,20 nas passagens dos ônibus fazem todo esse teatro! Muitos estão lá, nem sabem o que estão cobrando, como mostra os telejornais, kkkkk com certeza, depredar prédios públicos, quebrar vidraças de lojas e levarem, roubarem o que podem, nunca foi forma de protesto! Meus direitos conquistei com trabalho e honestidade. Um povo que vai a abertura de uma copa vaiar seus líderes políticos, para o mundo nunca foi protesto, e sim, IGNORANCIA, como disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter, FALTA DE EDUCAÇÃO! PURA FALTA DE EDUCAÇÃO PARA O MUNDO!!!!!
      Agora Maria Julia, vai trabalhar e lutar pelo que é seu!!!

      • cara vc e um ignorante, não deve ter saído nem do fundamental. abrir a boca pra falar isso só não tendo noção das coisas.
        um animal que fala que só aumentou 0.20. coloque isso 365 dias por ano e quatro vezes por dia, o quanto isso vai fazer falta,no bolso de uma pessoa, que ganha um salário miserável igual ao de um brasileiro.enquanto eles (políticos)estão metendo a mão no nosso bolso,aumentando os super salários deles é uma briga pra aumentar 50,00 no bolso de um pai de família. estude mais e leia mais antes de vim falar merda só pra aparecer .

        • Rafael Caique, se tem alguém que não foi a escola aqui é você… Nos “protesto”, existem duas partes: os que realmente estão lutando por alguma coisa e os que estão lá apenas para fazer baderna, com certeza você estaria no segundo grupo, vejo que você é que precisa ler mais e ver o caos que esta se alastrando pelo pais…

          • “Bando de desocupados mesmo! e oportunista….”
            Se é pra dar sermão sobre Língua Portuguesa, pelo menos escreva certo, ATUAL.
            Eu prefiro um alienado indignado com a situação caótica que o Brasil vive do que um que deve estar achando tudo muito lindo, como você.
            Ou você é muito estúpido ou está entre os puxa-sacos que se beneficiam
            Vá comprar teu ingresso pra Copa do Mundo, puxa-saco. Só não esqueça que nós já pagamos adiantado 28 bilhões, valeu!

  3. Concordo com vc Maria Julia. Vivemos em um país corrupto, onde os verdadeiros bandidos não estão na periferia nem em bairros menos favoraveis, e muitos se deixão vendar por micharia. Ficam calados, escondendo opiniões por medo de perder algo que na verdade nem tem. Pagamos impostos altissimos, e não temos nem o direito de nos impor e buscar melhorias? Isso tudo que esta acontecendo é uma vergonha para o governo brasileiro. E digo mais, presidente, governador, prefeito, vereador, enfim, nada mais são que empregados da população, eleitos pelo povo para administrar os bens da população e se isso não esta sendo feito de maneira correta, temos todo o direito de mudar!

    • Pois é e ainda recebem salários e benefícios de valor altíssimo! Creio que a polícia não deveria ir lá prender os manifestantes e sim se juntar a eles!!!! policiais não agridam os manifestantes!!!! lembrem-se que nós cidadãos é que pagamos os salários de vcs e não esses ratos de terno e gravata!!!! A polícia está aí para prender e defender a população e não apontar armas para ela!!!!

  4. Parece que o povo finalmente está acordando pra ver a roubalheira que virou este país. Espero que continuem a protestar no ano que vem, quando haverá eleição. Chegamos ao ponto em que não há mais direita e esquerda, e sim um jogo de compadres. Dia 20 haverá um protesto em Petrolina e Juazeiro. Lembrem-se: Sem depredações ou qualquer violência. Vamos protestar na paz e mostrar que estamos de cabeça erguida.

  5. O povo brasileiro parece estar acordando de um sono profundo de mais de vinte anos. O fato de sermos um povo pacífico não significa que devamos ser passivos, alheios ao que acontece na política, na economia, na sociedade como um todo. Nada se consegue sem luta. A história prova isso. O povo não tem o dever de respeitar o poder público quando esse não o respeita. Acorda pra realidade Brasil. A sociedade brasileira tá de parabéns.

  6. Enquanto a sociedade não entender que a corrupção está em seu seio, nada muda. Podem até derrubar os políticos que aí estão, mas os outros que virão serão corruptos, pois está saindo de uma sociedade corrupta, seja pobre ou rico.

  7. DEMORÔ espero que tenha mais protestos, e que realmente as pessoas cada vez acordem mais,pois a escravidão ainda existe disfarçada onde uns ganham uma miséria de salário e ainda paga os salarios exorbitantes dos politicos,que fazem farra com o dinheiro do povo, viagens, e todo tipo de regalia, a desigualdade social uma das mais alta do mundo, um politico que ganha não sei quantos mil ainda têm auxilio moradia, auxilio viagem, auxilio gasolina , auxilio estadia em hotel e todo tipo de auxilio, agora uma pessoa que ganha salario minimo não pode morar em lugar nenhum por que não pode pagar aluguel.

    • conocordo plenamente com você chega de tanto político corrupto, robando rios de dinheiro e NADA fazendo pela população.É revoltante!!! Precisamos acabar com esta mamata.

  8. É verdade, o melhor a se fazer é cruzar os braços e criticar quem está fazendo a sua parte. O melhor mesmo é entrar em blogs locais e ficar falando um monte de merda bancando o intelectual.

  9. Pois é gente!!! cada um tem sua opinião….a minha é que acho certo sim fazer protestos e lutar pelos nossos direitos o únicooo problema é que tem certas pessoas que se aproveitam desse momento de luta dos brasileiros para brigar…roubar…machucar outras pessoas….distruir patrimonio do próximo….ect…porque todo mundo não faz protestos civilizadamente????
    acho até que estes protestos ja deveriam ter acontecido muuuuito antes..não só por causa de aumento de 0,20 mas sim ….hospitais adequados…. mais escolas….mais qualidade de vida..

    :) Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome