Mães de autistas pedem socorro ao Poder Público de Terra Nova

por Carlos Britto // 10 de abril de 2025 às 14:20

Foto: reprodução

Mães de crianças com autismo em Terra Nova (PE), no Sertão Central, denunciaram o abandono terapêutico por parte do poder público e pedem ajuda urgente da prefeitura. Segundo elas, há mais de um ano os filhos estão sem acesso a psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais essenciais para o desenvolvimento adequado. Sem alternativas, as famílias estão usando as redes sociais para cobrar providências.

Nas redes sociais é tudo muito bonito. Todo mundo está na luta, todo mundo abraça a causa. Mas na vida real não é bem assim”, desabafou Magda Calaça, uma dessas mães. Magda faz parte do movimento “Mães Atípicas”, um grupo formado por mulheres que lutam por inclusão, acessibilidade, respeito e, principalmente, pelo cumprimento dos direitos garantidos por lei às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo ela, a cidade não conta mais com atendimentos especializados. “Nossas crianças têm a capacidade de se desenvolver mentalmente, intelectualmente. Mas pra isso precisam de apoio desses profissionais, que não está tendo no município”, afirmou. Ela explicou que, até pouco tempo, havia uma psicóloga e uma psicopedagoga que atendiam no município, mas os serviços foram interrompidos.

A realidade das mães é ainda mais difícil devido à falta de recursos financeiros. “A gente mora numa cidade sem renda, sem emprego. Não pudemos pagar o tratamento dos nossos filhos. Por isso pedimos ajuda ao município. Tenham piedade da gente”, concluiu Magda, em um vídeo carregado de sinceridade e emoção. O apelo ganhou força nas redes sociais e trouxe à tona o debate sobre a efetivação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. (Fonte: Terra Nova Online)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários