A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criou a Pró-Reitoria de Cultura e aprova a concessão de quatro novas homenagens acadêmicas, uma delas para o cantor pajeuzeiro Maciel Melo, que receberá o título de Doutor Honoris Causa. Natural de Iguaracy, no Sertão do Pajeú, o cantor, compositor e escritor consolidou uma carreira marcada pela valorização da cultura nordestina e pela difusão das tradições sertanejas.
Autor de mais de 20 álbuns e inúmeras composições de forte impacto no cenário musical regional e nacional, Maciel Melo tornou-se referência, especialmente após a consagração de “Caboclo sonhador”, obra eternizada pelo cantor Flávio José.
Em 1991, ficou em segundo lugar na categoria Traditional Folk do Grammy (não do Grammy Latino, mas do prêmio em seu formato original, disputado por artistas de todos os continentes).
Além da música, sua produção literária, a atuação em televisão e cinema e a participação em projetos culturais que integram literatura, poesia e música reforçam a contribuição do artista para a cultura brasileira. Ainda não há data definida para a entrega do título. (Com informações da Rádio Gazeta do Pajeú)



Se Lula um semi analfabeto recebeu porque ele não pode.