A partir desta segunda-feira (12) o deputado Lula da Fonte (PP/UP), de apenas 24 anos, faz história ao assumir interinamente a presidência da Câmara Federal. O atual segundo-secretário da Casa torna-se o político mais jovem a ocupar o cargo em toda a história do Parlamento brasileiro. A interinidade ocorre em virtude da viagem internacional do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que participa de fórum em Nova York, nos Estados Unidos.
“A Câmara dos Deputados é a casa do povo brasileiro, e minha prioridade é garantir o bom andamento da Casa, respeitando o diálogo, a transparência e a responsabilidade com o país. Assumo essa missão com muita seriedade e compromisso com a democracia. Agradeço ao presidente Hugo Motta pela confiança e a todo povo pernambucano que me fez chegar até aqui. Podem ter a certeza de que irei garantir os princípios constitucionais de respeito aos poderes”, disse o parlamentar.
Durante a ausência de Hugo Motta, Lula da Fonte será responsável por conduzir e representar institucionalmente a Câmara dos Deputados. Em seu primeiro mandato na Casa, ele já se consolidou como uma liderança ativa e respeitada, desempenhando um papel de destaque na segunda-secretaria e contribuindo com responsabilidade para o funcionamento da Casa. O deputado foi eleito com o voto de 437 deputados para 2ª Secretaria, o que constata sua influência e seu respeito entre os pares, tornando-o uma das lideranças políticas mais promissoras do país.
Desde o mandato do ex-deputado e ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, a partir de fevereiro de 2005, nenhum pernambucano assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, mesmo que interinamente, como Lula da Fonte.
Não deve prestar pois tem nome de ladrão