Lula começa articulações para salvar mandato de Eduardo Cunha

8

Lula

O Palácio do Planalto e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificaram ontem (14) as articulações para salvar o mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética. A moeda de troca nesse jogo é a garantia de que Cunha não avançará nenhuma casa no tabuleiro rumo à abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Lula quer que deputados do PT fechem acordo com outros partidos da base aliada para barrar a investigação contra Cunha, no Conselho de Ética, por quebra de decoro parlamentar. Um dia depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter concedido três liminares que suspenderam o rito acertado por Cunha com a oposição para dar andamento ao impeachment, o peemedebista passou a ser a “noiva” cortejada tanto pelo Planalto como por adversários de Dilma no Congresso.

Cunha disse que não estendeu a bandeira branca nem vai bombardear o Planalto. “Não há nem guerra nem trégua. O que há é que eu tenho de cumprir a minha função. Se minhas decisões podem significar guerra para uns e trégua para outros, é uma questão de interpretação. Até agora, não fiz nada diferente daquilo que falei que iria fazer”, afirmou ele. A pedido do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, o vice-presidente Michel Temer foi acionado para conversar com Cunha e o convidou para um almoço no Palácio do Jaburu, ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Alvo da Operação Lava Jato e enfrentando a acusação de possuir contas secretas na Suíça com dinheiro desviado da Petrobrás, Cunha pede que o governo tire José Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça. Dilma resiste à troca de Cardozo, que também sofre críticas de Lula e de uma ala do PT. Os petistas que se juntaram a Cunha para atacar Cardozo dizem que ele não controla a Polícia Federal.

Conselho de Ética

Ainda ontem, no almoço com Temer e Renan, Cunha não usou meias palavras: avisou que tanto poderia acelerar a abertura do impeachment de Dilma como aguardar outro entendimento do Supremo. “Se eu for bem tratado, pode ser que tenha boa vontade com o governo, mas, se não for, posso tomar minha decisão mais rápido“, disse o presidente da Câmara. “Estejam certos de que não vou renunciar. Podem tirar o cavalinho da chuva“.

O governo avalia que o impeachment perdeu força depois das liminares concedidas pela Justiça. Em conversas reservadas, porém, ministros dizem que Cunha é uma “fera ferida” e não se pode confiar nele, que tem o poder de dar o pontapé para a abertura da ação contra Dilma. Mesmo assim, todos impõem limites para um acordo com Cunha.

A meta de Lula, agora, é impedir que o Conselho de Ética, formado por 21 integrantes, vire as costas para o presidente da Câmara. O bloco comandado pelo PMDB no colegiado tem 9 deputados e o liderado pelo PT, 7. Articuladores políticos do Planalto calculam que Cunha já tenha maioria para impedir a investigação. Se ele perder o mandato, no entanto, perde também o foro privilegiado e pode até ser preso, caso vire réu no Supremo e seja condenado.

Ao avaliar ontem que será “quase impossível” votar no Congresso, neste ano, a nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU), dois pontos fundamentais para o ajuste fiscal, Cunha também disse que o governo precisa se empenhar “muito mais” para recompor sua base aliada. As negociações em curso envolvem distribuição de cargos no segundo e terceiro escalões. (fonte: Estadão Conteúdo/foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

8 COMENTÁRIOS

  1. Essa reportagem é prova de que os corruPTos manipulam quem quiserem para continuar no poder. Se houvesse justiça nesse país, esse chefe de quadrilha e sua pupila estariam presos. É uma vergonha.

  2. TÃO CERTO QUANTO DOIS + DOIS=04
    QUEM PROTEGE BANDIDO BANDIDO É!!
    LULA…O MORALISTA VAI SALVAR O CUNHA!!. BEM QUE ELE MERECE UM AUMENTATIVO NO SOBRENOME
    QUANTA DECEPÇÃO, SENHOR LULA

  3. O Lula já domina o STF, a presidência e o senado, porque sabe os podres de todos eles. Se conseguir controlar também o Cunha, outro ladrão descarado, a republiqueta está dominada. Aí só o povo se unindo para colocar esses bandidos para correr.

  4. Tá apelando mesmo né????
    Leia mais um pouco, Carlos Brito!
    Não adianta inventar pra manipular, respeitem ESSE PERNAMBUCANO que já ganhou mais 300 condecorações internacionais, LAVE SUA BOCA PRA FALAR DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA!!
    SEU NORDESTINO INGRATO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome