Luciano Peixinho fala sobre sua trajetória de vida e destaca paixão pelo Sertão

1
Luciano Peixinho. (Foto: Blog do Carlos Britto)

O entrevistado do Carlos Britto Talk Show da última sexta-feira (18) é uma pessoa apaixonada pelo Sertão, que tem no seu trabalho uma longa lista de produções que retratam a vida do sertanejo como ela é: rica e cheia de cultura. Luciano Peixinho, gerente de Programação, Operações e Produção da TV Grande Rio, falou sobre sua trajetória desde que deixou sua cidade-natal, Canudos, no norte da Bahia, em 1990.

Casado e pai de dois filhos – Clara, de 11 anos, e Pedro, de 6 -, Luciano destacou sua paixão por Luiz Gonzaga e falou sobre suas vivências no Vale do São Francisco e no mundo. “Eu tive sorte de nascer no Sertão. Esse chapéu já foi para os Estados Unidos, Japão, Inglaterra e França. Eu acho que é isso que fortalece a cultura, você criar sua identidade e estar com ela o tempo inteiro. Vamos falar de cultura, falar do sertanejo, de Luiz Gonzaga, das danças, do nosso folclore“, destaca.

Seu último filme, ”Cantigas. O Sertão e suas danças”, aborda o Reisado, São Gonçalo e Samba de Veio. Tradições que permanecem vivas na prática cultural de homens e mulheres nascidos e criados no Nordeste. A produção faz um resgate memorial dessas danças e cantigas tradicionais que contribuem para fortalecer a identidade cultural do Sertão.

Esse filme ocorre no Vale do São Francisco e tem depoimentos de pessoas dos grupos, explicando que, para eles, essa cultura não morre. Eu acho uma necessidade mostrar isso para o mundo inteiro. Já estamos com propostas de levar para festivais de alguns países da Europa, como Alemanha, Inglaterra e França e Japão“, informa Luciano Peixinho. A entrevista completa no Carlos Britto Talk Show pode ser conferida acessando aqui.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome