Lucas Ramos e Miguel Coelho defendem investimentos estaduais na Hidrovia do São Francisco

0

24.09.15 - Audiência Pública sobre o setor de logística em PernambucoOs deputados petrolinenses Lucas Ramos e Miguel Coelho (ambos PSB), defenderam a viabilização de outros modais de transporte no estado, a exemplo da Hidrovia do São Francisco.

Os parlamentares manifestaram seu posicionamento durante audiência pública realizada ontem (24) na Casa Legislativa, que discutiu a estrutura do sistema rodoviário em Pernambuco.

Segundo Lucas, que é o vice-líder do governo na Alepe, seria necessário um investimento de R$ 1 bilhão para recuperar a atual malha rodoviária, que hoje possui mais de 5 mil quilômetros. Ele ressaltou que o estado “vem realizando um esforço conjunto no setor de logística para assegurar o crescimento da atividade econômica no Estado”, mas argumentou que o escoamento da produção pernambucana também pode ser facilitado através de outros modais. “Vamos promover o incremento de outros meios como a aerovia, a hidrovia e a ferrovia para criar alternativas de transporte“, pontuou.

Miguel Coelho seguiu na mesma linha. E defendeu investimentos para desassorear o Rio São Francisco, a fim de permitir uma maior navegabilidade. “O frete aquaviário é o mais barato do mundo e nós temos o Rio São Francisco. Infelizmente, o Velho Chico está num processo avançado de assoreamento em vários trechos, chegando a ter apenas 80 centímetros de profundidade média, quando o ideal são 2 metros. É preciso, então, investir para ampliar este potencial“, argumentou o deputado socialista.

Audiencia logistica

Transnordestina

Miguel ainda condenou a demora nas obras da Transnordestina, que segundo o deputado, tem o potencial de ser uma das principais soluções para os gargalos do escoamento de cargas no estado. “Para se ter ideia, o ramal da Transnordestina que liga Salgueiro a Petrolina é o único trecho sem obras em toda a ferrovia. Não adianta fazer esta intervenção sem interligar com as demais ferrovias como a da Bahia e a Norte-Sul“.

A audiência, proposta pelo deputado Aluísio Lessa, foi promovida pela Comissão Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe e contou também com a presença do deputado Lula Cabral (PSB). Ainda compareceram o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, e Nilson Gibson, representando a Federação de Transportes de Cargas. (fotos: Assessorias/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome