Loteamento Recife é a primeira comunidade de Petrolina a receber serviços do Castramóvel

por Carlos Britto // 07 de julho de 2021 às 11:00

Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

As atividades do Castramóvel, serviço implantado pela Prefeitura de Petrolina com o objetivo de controlar as zoonoses e o grande número de animais na cidade, começaram no dia de ontem (7). Neste primeiro momento, os procedimentos serão realizados em animais errantes e de pequeno porte, com uma estimativa de até oito cirurgias por dia. O primeiro bairro a receber a ação municipal foi o Loteamento Recife, na zona norte. A escolha da localidade se deu através de estudos e casos confirmados de leishmaniose em humanos.

O veículo chamou atenção dos moradores. Um deles foi Moisés da Silva, que destaca a importância da castração dos animais na localidade. “Sem dúvida alguma é um equipamento que vem para somar ainda mais o trabalho voltado à saúde do município. Estávamos ansiosos por esta unidade móvel, como uma pessoa que gosta de animais e cuida, sei da importância em castrá-los. A gestão está de parabéns, por esta aquisição“, completou.

De acordo com o coordenador do CCZ, Kahel Neves, a unidade móvel tem capacidade para até 50 castrações semanais, no entanto, estão limitando a pouco mais de 30 semanais para oferecer melhor assistência dentro do próprio CCZ. “Não é só castrar, existe todo um cuidado com o animal no pós-operatório, com isso, limitamos a até oito castrações por dia, tendo em vista que estaremos durante quatro dias no bairro. O nosso objetivo é atender as necessidades de zoonoses e controlar a reprodução dos mesmos”, explicou.

Pedimos às pessoas que têm seus animais em casa e que desejam castrar, que não os soltem com a intenção da equipe da carrocinha fazer a captura. É fácil a identificação de um animal com dono de um animal sem cuidados na rua. Pedimos às pessoas mais respeito com a vida desses seres, os tratem com carinho e atenção. Estamos trabalhando para conter o número crescente de animais errantes, mas precisamos da atenção das pessoas. Pedimos ainda que quem não tem um bichinho de estimação, venha conhecer estes que estamos castrando e adote com responsabilidade. Todos precisam de um lar e de amor“, acrescentou.

O serviço

É um veículo equipado com autoclave, geladeira para vacinas, kits de cirurgia, cilindro de oxigênio e aparelho de anestesia inalatória. O pós-operatório destes animais será no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), depois eles ficarão disponíveis para adoção ou serão devolvidos para o bairro onde foram resgatados. A ação no Loteamento Recife, nesta primeira fase, segue até sexta-feira, com atendimentos das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *