Lóssio entregará a Aldo Rebelo documento propondo regulamentação de áreas próximas a Velho Chico

por Carlos Britto // 19 de abril de 2011 às 07:38

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, quer dar um fim de vez a um velho problema na cidade: a degradação de áreas ambientais próximas ao Rio São Francisco.

Ele o seu secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Geraldo Júnior, entregarão em Brasília nesta quarta-feira (20), ao deputado federal Aldo Rebelo (PcdoB-SP), um documento com as propostas do município para a regulamentação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), em solo urbano.

O documento foi extraído de uma audiência pública realizada pela Superintendência de Gestão Ambiental da SEPUMA, com a participação de vários setores da sociedade. Na ocasião, poder público, estudantes, advogados, ambientalistas e construtores discutiram os vários aspectos relativos ao uso e ocupação das APPs, demonstrando a sua preocupação com o disposto na Lei, que determina a preservação de uma área não-edificante de 500 metros à margem do rio São Francisco. (com informações da assessoria/PMP)

Lóssio entregará a Aldo Rebelo documento propondo regulamentação de áreas próximas a Velho Chico

  1. Elisandro disse:

    Louvável atitude do prefeito Julio Lossio ,é preciso pensar nas áreas de proteção permanente no nosso município visto que o rio é nossa maior riqueza ambiental e precisa ser cuidado.

  2. Henrique disse:

    Finalmente alguém que se preocupa com nosso rio. Parabéns Prefeito. Continue assim.

  3. Fernanda disse:

    Atitude pra lá de louvável. Enquanto uns só pensam em seu próprio umbigo, bom saber que alguém trabalha pelo bem comum.

  4. Célio disse:

    Vejo uma incoerência na assertiva: como pode “O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, [querer] dar um fim de vez a um velho problema na cidade: a degradação de áreas ambientais próximas ao Rio São Francisco, estando preocupado “(…) com o disposto na Lei, que determina a preservação de uma área não-edificante de 500 metros à margem do rio São Francisco”? Essa restrição quanto ao direito de construir às margens do rio não seria justamente para proteger o meio ambiente ali inserido?

    Acho que a mencionada preocupação, longe de ser com o meio ambiente, tem a ver com o mercado construtor na região.

  5. Sol nascente disse:

    Fico feliz em saber que o prefeito se preocupe com o futuro do nosso rio, que é o bem mais precioso que temos aqui na região. Preocupação que passou despercebida por gestores anteriores. prova disso é aquela parte da orla que é construída ali em baixo, acredito que aquilo ali não respeira os 500m.

  6. Coisa Boa disse:

    É isso aí, Petrolina pra frente!

  7. Samara disse:

    Não vejo uma incoerencia não Celio. percebo que a gente vive um grande problema, que não é só de petrolina e não está relacionado apenas com a area de preservação permanente. Nós vivemos em um país muito grande e plural. o problema é que as nossas leis não enxergam o Brasil dessa maneira. o que precisamos é olhar para cada região de acordo com as suas características. Precisamos estudar cada área à margem do nosso rio e se for o caso de deixar uma APP de 100 metros a gente deixa, mas em alguns locais pode ser necessária uma APP de 1000 metros, aí a gente deixa tb. Fato é que o município junto com a sociedade precisa decidir isso.
    O prefeito Julio Lossio está de parabéns pela sua iniciativa!!!!! Ele está mostrando que Petrolina sabe se governar.

  8. Elisa Marques disse:

    Samara está certíssima. A gestão deve sim ouvir a sociedade e, juntamente com ela, decidir pelo melhor para o município e para o Velho Chico, que é nosso patrimônio… A iniciativa do Prefeito Julio Lossio é coerente sim e está de parabéns!!!

    A preocupação ambiental é sinal de preocupação com o futuro, com a vida.

  9. Sanfranciscano disse:

    Sr. Célio, se for respeitar os 500m de margem, Petrolina vai começar na Catedral, a partir da Av. Guararapes. Muitos edifícios, prédios históricos, a exemplo da Igreja Matriz. poderiam ser destruídos, muitos petrolinenses teriam que ser despejados de suas moradias, seria o caos total. É isso que você defende? Entendemos a preocupação do prefeito. Não se pode decidir de uma ora pra outra que tem que respeitar os 500m, e mandar destruir todas as cidades do São Francisco. Tem que levar em conta que a cidade já está edificada. O bom senso tem que ser levado em conta.

  10. olho vivo! disse:

    Eu quero saber o que ele vai fazer para recuperar a degradação ambiental dele?.

  11. Lilia disse:

    Um prefeito que se preocupa com o meio ambiente está preocupado com futuras gerações. Parabéns Julio Lossio, 100 pontos para você!!!!

  12. Sócrates Cohab disse:

    assim é uma gestão pública. o municipio também o o seu meio amvbiente e sem esse não tem ser humano saudável e estudado que sobreviva nesse mundo.

  13. Célio disse:

    Caros Samara e Sanfranciscano,

    Preciso fazer duas considerações, já que, ao que parece, não me fiz entender:

    1) uma das características da lei é a sua generalidade. Portanto, fazendo uma abordagem bem simplória, entendo que não é dado ao Poder Público Municipal flexibilizar balizas impostas em lei federal, no caso, o Código Florestal, estabelecendo, ao seu bel prazer, a distância daquilo que o Administrador “entende” ser área de preservação permanente. Ao agir assim, a norma municipal estaria incorrendo em vício de inconstitucionalidade (já que estaria invadindo esfera de interesse inteiramente regulado por norma federal, no uso de sua reconhecida competência.

    2) defender o discurso da flexibilização da norma ambiental protetiva sob o argumento de que inúmeros imóveis foram construídos sem a sua observância não me parece ser o melhor caminho a ser seguido, já que não se pode pretender a aplicação retroativa da referida norma a situações indevidamente consolidadas. Mas daí a pretender que isso justifique a perpetuação da ofensa ao Código Florestal é, convenhamos, algo com o qual não podemos concordar.

  14. Coisa boa disse:

    Bom ver que o nosso Velho Chico está sendo bem cuidado e que Petrolina cuida do que é seu.

  15. Araújo disse:

    Muito boa essa atitude do prefeito Julio Lossio. Petrolina tem muito potencial a ser explorado a orla fluvial pode um ótimo atrativo para alavancar o turismo na região. e assim aumentar ainda mais a economia e transformar o Vale do São Francisco em uma terra que possa produzir muito mais que frutas e vinhos.

    Parabens prefeito por estar na luta por seus ideais e objetivos!

  16. Mauro disse:

    Cuidar do meio ambiente é sinal de preocupação com a população de Petrolina, por isso, fico muito feliz porque me orgulho do Velho Chico….apóio a atitude da prefeitura de Petrolina.

  17. Eildo Coelho disse:

    não chamaria olho vivo e sim olho miope, acho bonito quando há o reconhecimento em relação a preocupação com o problema de degradação do nosso rio, o maior patrimônio que temos. OLHO VIVO tu deve fazer parte da turma do quanto pior melhor, nem merece ser mencionado de tão ignorante.

  18. Caballero disse:

    Desculpem talvez a minha ignorância ao ler o texto, mas a impressão que tenho é que o prefeito não vai apresentar esse documento preocupado com a degradação ambiental. Muito pelo contrário. No texto, está escrito: “demonstrando a sua preocupação com o disposto na Lei, que determina a preservação de uma área não-edificante de 500 metros à margem do rio São Francisco”. Posso ser um péssimo intérprete, mas entedi que o Dr. está a questionar a APP de 500 metros. Em outras palavras, vai advogar a plausibilidade de se construir a distância menor do que essa. Ou seja, a bandeira levantada não é, em absoluto, a favor do meio ambiente, senão de interesses, digamos, escusos.

  19. DETESTO HIPOCRISIA disse:

    NINGUÉM FAZ NADA SEM RECEBER EM TROCA MUITO MENOS OS POLÍTICOS BRASILEIROS,ENTÃO TUDO MUNDO APLAUDE O PREFEITO DIZ QUE É BONITO E TAL…MAS ESPERA PETROLINENSES QUE VAI APARECER ALGO QUE VÃO SURPREENDER VOCÊS…”PETROLINA EM PRIMEIRO LUGAR OU A MINHA CONTA BANCÁRIA EM PRIMEIRO LUGAR?FIQUEM ESPERTOS NÃO SE DEIXEM LEVAR POR QUALQUER PROJETINHO NÃO…É OBRIGAÇÃO DELE FAZER ISSO E MUITO MAIS E FAVOR PRA GENTE.VALEU???

  20. Sanfranciscano disse:

    Célio, o problema é que Petrolina foi fundada tem uns 200 anos ou mais. Muitos imóveis são tombados pelo patrimônio histórico. Não estou questinando coisas novas. Estou questionando o passado distante, tou questionando que o centro de Petrolina, de Juazeiro e de outras cidades estão dentro dos 500 metros da margem do Velho Chico desde 1900, 1800. Ou seja, fica inviável deslocar a cidade “morro acima”, com perdas enormes e destruição do patrimônio histórico, além de total desconfiguração da própria cidade. O que seria de Petrolina sem a Matriz, sem o seu centro histórico?.

  21. Walter Rocha disse:

    Parabens, prefeito. Antes que haja alguma manisfestação quanto ao Projeto, nada impede que tome providencias quanto ao esgoto jogado no rio alí mesmo na orla. Todos fazem vista grossa.
    Quero aqui, solicitar que intensifique a fiscalização na orla de Perolina, pois é vergonhoso recebermos visitante e ter que informa-los que na orla de Petrolina a agua é impropria para o banho.
    Os carroceiros estão colocando resto de material de construção/lixo na margem do rio, proximo a captação de água dos carros pipas.
    É URGENTE, TOME PROVIDENCIA, MOSTRE QUE A COISA FUNCIONA.

  22. Pedro Paulo de Lavor disse:

    A notícia colocada foi sabiamente elaborada para deixar dúvida ao leitor… no primeiro parágrafo é citado que Júlio Lóssio quer acabar com um problema sério que se alastra a anos => As construtoras são empedidas (pelo atual Código Florestal) de realizar novos empreendimentos imobiliários em áreas limítrofes ao rio. Isso realmente é um problema para o administrador público que quer encarar à frente uma eleição e sabe que precisará dessas empresas para o montante financeiro eleitoral.
    Pois bem. Um novo Código Florestal está sendo elaborado, e quem está à frente é o pseudo-comunista Aldo Rebelo (que por sinal está aberto a acatar o jogo dos empreendimentos privados urbanos ou rurais), com este novo código a noção ecológica cai de água abaixo, sendo a diminuição territorial das APPs a principal manobra empresarial.

    Pedro Paulo de Lavor
    Geógrafo-Educador

  23. Manoel R. Castro disse:

    Pedro, vc é realmente uma pessoa informada. Pois não é nada disso que foi divulgado. O prefeito de Petrolina está atrás de fazer valer o que está previsto no plano diretor do municipio que é de 100 metros aos invés de 500 do lei federal. Moro vizinho a um funcionário do IBAMA e estou sabendo que ele, o prefewito de Petrolina foi autuado por ordem do Ministerio Publico Federal por cusa de sua casa ter sido construida dentro do rio. Quem não acredita nisso que investigue.

  24. Manoel R. Castro disse:

    E tem mais, não foi só o prefeito o unico autuado, juizes e condominios da margem do rio de um lado e do outro. Essa noticia causou uma verdadeira comoção. Santa ingenuidade.

  25. M. R C disse:

    Não é hipocrisia do prefeito, são os desinformados que estão interpretando erradamente a noticia e transformando o fato numa grande puxação de saco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários