Livro-reportagem de ex-aluno de Jornalismo da Uneb será premiado em São Paulo

1
(Foto: Divulgação)

Um livro-reportagem produzido como trabalho de conclusão de curso de um ex-aluno de Comunicação Social/Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Juazeiro, receberá um importante prêmio em São Paulo. A publicação, intitulada “Vazio das Águas: vidas submersas, identidades forjadas”, de João Pedro Ramalho, foi fruto da orientação da docente do curso, Carla Conceição da Silva Paiva.

A premiação será durante o 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O livro-reportagem foi um dos sete trabalhos selecionados em todo o país para seção ‘Mostre e Conte’, que dá visibilidade e premia produções jornalísticas.

Em seu livro, João Ramalho aborda as histórias de vida, analisa as narrativas e apresenta os efeitos da construção da Barragem de Sobradinho sobre os moradores de comunidades rurais, que por conta da inundação foram deslocados de onde residiam, na chamada antiga Sento-Sé (BA), para outras localidades da nova Sento-Sé. Todo este processo ainda hoje reflete no modo de vida desses moradores. Por isso, segundo o autor, Vazio das Águas representa estas memórias, as perdas e o novo significado que esses ribeirinhos deram a suas vidas.

A ida de João Ramalho a São Paulo para premiação será na próxima semana, quando participará do congresso entre os dias 28 e 30/06. Além do reconhecimento pelo seu trabalho em âmbito nacional, João terá como premiação um ano de filiação na Abraji.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome