A Biblioteca Municipal Cid Carvalho, em Petrolina vai receber neste sábado (29) o lançamento do livro Orocó, entre Rios e montanhas, da escritora Lusinete Ramos. Com início marcado para as 19h30, a noite de autógrafos desta orocoense que reside em Petrolina, promete voz e violão e um grande encontro de amigos de várias partes do Nordeste.
A primeira obra literária de Lusinete Ramos é um livro histórico com capa do designer Rodrigo Souza, comentário na orelha da professora Cylô Gonzaga, e revisão da professora Heloisa Ramos, que conta em 100 páginas e muitas fotografias, a trajetória política, social, cultural e econômica do povo e do município pernambucano de Orocó, que fica na região do Submédio São Francisco.
Segundo o poeta e jornalista Carlos Laerte, que assina a apresentação, “trata-se de um trabalho de pesquisa e compromisso com a história e as futuras gerações, que sob o manto sagrado do amor à terra natal, mobilizou pessoas de todas as cores do arco-íris e fez de uma simples mulher a escritora da sua cidade”.
Ainda na apresentação, Carlos Laerte diz que Lusinete Ramos mergulhou fundo no rio das raízes culturais. Ele concluiu afirmando que o livro faz uma “descrição bem humorada dos tipos sertanejos, ritos, traços e costumes de uma cultura brasileira que se renova nordestinamente. A feira, a novena, o terço e as famílias. A irrigação, a serra e a semana santa. Nada ficou de fora do olhar atento e perspicaz da autora, que traçou o caminho pelas páginas das 10 edições do jornal anual “Orocó, pra lá do meu coração” e depois caiu em campo, pesquisando e fazendo longas e curiosas visitas às tradições familiares”.
O primeiro lançamento do livro Orocó, entre rios e montanhas, aconteceu no último mês de janeiro, na cidade de Orocó, durante os festejos em homenagem a São Sebastião.



Minha querida amiga Lusinete
Fomos amigas na adolecência estudando no internato N.Sra.Auxiliadore e essa amizade perdurou e se concretizou eterna, pois seu filho e minha sobrinha casaram e nos deram descendentes que muito nos orgulham! Isso foi o destino…
Parabéns a você minh amiga, sempre aluna inteligente, grande guerreira e mulher de fibra!
Parabéns Orocó, e parabéns Petrolina por ter tão ilustre pessoa entre nós.
Com admiração e amizade,
Lair
DONA LUSINETE; È assim que a chamo.por respeito, admiração e bastante carinho que tenho por ela e toda sua familia. estou ansiosopara ver esse tão esperado filho seu… Sábado estarei lá. Boa sorte, minha Deusa!!!