Lídice da Mata lamenta alto índice de crimes contra homossexuais e defende criminalização da homofobia

por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2015 às 09:00

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lamentou e fez um alerta para o número de pessoas assassinadas por homofobia no país. Segundo relatório divulgado na terça-feira (13) pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), 317 pessoas declaradas homossexuais foram mortas em 2014 e outras nove cometeram suicídio. O documento é baseado nos casos de crime registrados pela imprensa durante todo o ano.

É preciso que a legislação cidadã – que criminaliza a homofobia – seja consolidada para que esse tipo de comportamento homofóbico seja inibido dentro da sociedade, o que pode reduzir essa modalidade de crimes, que é inaceitável. Só para se ter uma ideia, sete pessoas foram assassinadas no Brasil em 2014 apenas por serem confundidos com homossexuais”, adverte.

Em números absolutos, conforme o relatório do GGB, os estados onde mais ocorreram assassinatos a gays, lésbicas e travestis foram São Paulo (50) e Minas Gerais (30), porém em termos relativos, Paraíba e Piauí, são os locais que oferecem maior risco.

Em termos regionais, o Centro Oeste superou o Nordeste em número de mortes por homofobia. Com 2,9 “homocídios” para cada grupo de 1 milhão de habitantes, a região lidera o ranking de assassinatos, seguido do Nordeste (2,1), Norte (1,5), Sudeste (1,2) e Sul (0,7).

Nos últimos quatro anos, segundo o mesmo relatório do GGB, mais de 1.200 pessoas foram assassinadas por crimes de homofobia. (foto: Felipe Barra/Agência Senado)

Lídice da Mata lamenta alto índice de crimes contra homossexuais e defende criminalização da homofobia

  1. sergio disse:

    sera mesmo que foram mortos por serem homosexuais ou estão generalizando?

  2. Arrais disse:

    E nos últimos quatro anos, 240 mil pessoas foram mortas por falta de políticas de segurança pública eficientes do PT. E vocês vem dizendo que o que importa somente é a morte dos gays?? O restante da nação não importa, senadora, são vidas de segunda classe ??? È falta do que fazer, mesmo ou medo do psicopata do Jean Willis??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários