Líbia quer investir em agricultura no Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 20 de fevereiro de 2009 às 11:00

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, reúne-se nesta sexta-feira (20-02), em Salvador (BA) com o vice-primeiro-ministro da Líbia, Imbarek Ashamikh, que preside uma delegação de integrantes do governo líbio, para debater a realização de investimentos em agricultura no vale do rio São Francisco. Do encontro participará o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Orlando Castro, e o diretor da construtora Odebrecht para a Líbia, Daniel Villar.
A Líbia estuda a participação em investimentos na agricultura com o governo e empresas privadas brasileiras, principalmente em áreas irrigáveis do Baixio de Irecê, próximo às cidades de Juazeiro e Petrolina, para a produção de alimentos. Será debatida a participação do governo por meio de Parcerias Público Privadas (PPPs), sistema criado pelo governo federal.

A Líbia quer fazer grandes investimentos na agricultura em geral, não tendo particularizado os setores. Em 2004, o Lasico, que é o Fundo Soberano do Governo da Líbia, assinou acordo com a empresa Codeverde, ligada ao grupo Odebrecht, para o estudo de investimentos na região do São Francisco, os quais foram entregues ao governo brasileiro, visando a realização de parceria público privada. Posteriormente, a documentação foi enviada ao Banco Mundial, onde aguarda aprovação final. Essa aprovação é indispensável para a concretização do negócio e a comitiva líbia pedirá a intervenção do governo brasileiro para agilizar o processo.

A Codeverde, parte do projeto, possui 150 mil hectares para aproveitamento no vale do São Francisco. A Líbia dispõe de 500 milhões de dólares para investimentos na América Latina, e o ministro Geddel Vieira Lima quer atrair grande parte desses recursos para o Nordeste brasileiro.

Líbia quer investir em agricultura no Vale do São Francisco

  1. Mohammed Salim disse:

    Nova célula do hezbollah no Brasil?

    Cuidem-se estão comprando o Brasil aos poucos.

  2. Petrolina é o Meu Lugar disse:

    Esta história de PPP de Lula é coversa pra boi dormir. Até agora não deu em nada. O pior é que escolheram logo o projeto Pontal e o do Salitre para iniciar essa tal de Parceria Público Privado. O Governo Lula baterá o recorde, 8 anos sem nenhum hectare irrigado implantado no Vale do São Francisco. Pro Ceará tudo (ferrovia, transposição, etc), pro Vale só peia (extinção da FRANAVE, hidrovia que não sai, transnordestina indo embora para o CEARá). É f….

  3. willian michel disse:

    bem lembrado (petrolina é meu lugar)

  4. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Obrigado. Nunca o Vale foi tão esquecido. Mas Lula e o Lulismo não gosta de produção. Eles gostão de esmola e vagabundagem.

  5. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    onde se lê: “gosta”, lei-se gostam. onde se lê “gostão”, leia-se gostam.

  6. O calculista disse:

    Ou se faz um planemento bem feito com zoneamento agrícola deste pais com sistema de insentivo, segurança e ordem contra a malandragem ou tudo vai continuar uma ZONA.

  7. David nomero De Macedo disse:

    SE FOR PARA INVESTIR NA AGRICULTURA, TUDO BEM.ESPERO QUE NÃO VENHA COM A MENTALIDADE EXPLOSIVA DO SEU POVO.

  8. Harisson -Juazeiro, cidade-dinamismo no Nordeste disse:

    Espero que novos investimentos cheguem a região!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *