Levantamento do TCE de Pernambuco aponta redução no número de cidades com lixões irregulares

por Carlos Britto // 27 de novembro de 2019 às 08:00

Foto: Ilustração

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou um levantamento relativo a 2019 em que aborda a destinação do lixo em Pernambuco. De acordo com o órgão, houve redução no número de cidades que utilizam lixões a céu aberto.

O resultado positivo é fruto do monitoramento que ocorre há cinco anos, fiscalizando a destinação do lixo e orientando os gestores municipais sobre a adoção de boas práticas. Em 2014, o primeiro diagnóstico mostrou que dos 184 cidades pernambucanas, 155 (84,2%) utilizavam lixões, ou outra forma irregular, para descartar os resíduos. Já neste ano, o número de municípios caiu para 92 (50%).

Segundo o TCE/PE, outras 32 cidades estão em fase de negociação para cumprir com a deposição correta dos resíduos sólidos. A expectativa é que até janeiro de 2020 seja atingida a marca de 68%, ou seja, 125 dos municípios. Com os números, o estado atenderá as medidas propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) que se encontra em vigor desde 2010. Hoje, o órgão representa o Ministério Público de Pernambuco e é responsável por fiscalizar a destinação do lixo no estado. (Com informações da Folha de PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários