Leitora mostra aborrecimento com novo sistema para habilitação de motorista na 8ª Ciretran

por Carlos Britto // 26 de setembro de 2013 às 11:29

Aborrecida com o novo sistema de prova prática para habilitação na 8ª Ciretran/Detran-PE em Petrolina, a leitora Vitória Cavalcanti faz um desabafo ao Blog.

Confiram:

teste 8ª CiretranVenho através deste e-mail reclamar do novo sistema da prova prática do Ciretran Petrolina. Isso vem como um desabafo. Esse novo sistema informatizado é um descaso para nós, que queremos nos formar e ser condutores.

Fiz uma prova prática no dia 25.09.2013. Várias vezes tento passar na prova e receber minha carteira de habilitação e não consigo. Sempre faço e não passo na mesma modalidade. Precisamos saber o motivo de tanta reprovação em uma prova simples, pois 90% dos candidatos não passam por causa do novo sistema informatizado.

Acho que em vez de melhorar, fez foi piorar. Será que somos nós que estamos nos reprovando mesmo, ou que esse sistema veio a beneficiar o órgão, que por coincidência aumentou o valor da taxa do reteste?!

O valor normal que pagávamos era 23 Reais e agora dobrou o valor por causa dos novos carros. Agora, por que será que a maioria das pessoas está sendo reprovada no mesmo lugar, na rampa?

Venho aqui mobilizar a os novos condutores a repensar sobre isso que está acontecendo. Acho que o órgão poderia rever o modo de avaliação, que não avaliasse por uma bobagem.

Vitória Cavalcanti/Leitora

Leitora mostra aborrecimento com novo sistema para habilitação de motorista na 8ª Ciretran

  1. Anderson disse:

    Treine rampa…

  2. Snoop disse:

    Aprenda a dirigir, minha querida! É culpa das auto-escolas e do DETRAN (que deveria é ser mais rigoroso ainda) por liberar pessoas sem o mínimo de conhecimento e equilíbrio para colocar a vida delas e de terceiros em risco no meio do trânsito!

    1. Maria de Fátima Sineiro disse:

      Será que você já nasceu sabendo dirigir? não teve dificuldades em nada ?, as pessoas precisam de muita prática para ficarem mais confiantes. Gênio, a não ser que primeiro compram o carro pega prática e depois tira a habilitação. Oh car mais intelijumento.

  3. Snoop disse:

    Você acha o teste da rampa “besteira”, mas é ele quem garante que vc não vai deixar o carro descer e acertar o veículo atrás ou atropelar um pedestre que está passando por trás de vc! Tá achando ruim, peça pro instrutor te ensinar meia-embreagem!

  4. Scoobdoo disse:

    Tenho certeza que se vc ou qualquer outra pessoa, fizer o percurso sem falhas, serão aprovadas.

    Eu fiz esse exame no mês de junho, ainda eram os carros das auto-escolas, vi varias pessoas deixar o carro apagar, deixar voltar um pouco e mesmo assim serem aprovadas. Isso sim tinha que mudar, pois se vc não sabe fazer rampa, vc não pode ter uma habilitação.

    treina muito, até aprender certinho, depois volta lá que vai ser moleza.

  5. Eduardo disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eita meu pai, minha filha, vc quer ir pra ruas sem está capacitada e colocar a vida de crianças e pessoas inoscentes em risco?? va dirigir bicicleta…é cada uma viu!!!!!!!!!!

  6. SECA BRABA disse:

    cara de pauuuuuuuuu! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vá aprender a fazer rampa minha fiiiiiiiilha.

  7. Paula disse:

    Ao contrário da colega achei o novo sistema muito melhor, mais organizado. Não ficamos mais horas e horas no meio do sol, aquele tumulto de pessoas.Já tinha feito a prova pratica a dois anos atrás e reprovei. Fiz novamente este ano e graças a Deus fui aprovada. E acho que o que atrapalha mesmo é o nervosismo. Quanto ao percurso não tenho do que reclamar é tudo que aprendemos na auto escola.

    1. vitoria disse:

      Concordo com você em relação da organização está mais organizado mesmo até o mínimo que eles deveriam ter feito por causa do último acontecido.A questão da auto escola não tenho que reclamar está me dando apoio,aprendi muito,o percurso muito bem acho se eu não tivesse preparada a auto escola não tinha me liberado pra fazer tal prova.A minha reclamação que eles poderiam rever esse sistema não tirar e voltar o antigo , que não reprovasse por coisas simples como: estancar o carro,queimar pneu e outras coisas.Se fosse uma batida tudo bem,uma pessoa esquecer o cinto tudo bem.mais isso!

      1. Snoop disse:

        Queimar pneu = infração de trânsito. ERRADO
        Estancar o carro = demonstração de imperícia. ERRADO.

        Se não reprovar quem comete essas atrocidades, que vc acha besteira, mas que um dia podem causar algo bastante grave, ferrou!

      2. Snoop disse:

        Imagina você deixar seu fusquinha estancar no meio de um cruzamento em uma via de alta velocidade?? Morre você e o motorista que não vai conseguir frear. Vc é tão sem-noção assim pra achar que uma coisa dessas é BESTEIRA??

      3. Gleyson disse:

        Cara Vitória,

        Leia a resolução 168 do contran, órgão máximo normativo do sistema de trânsito. Você verá que os examinadores não decidem o que deve ser tolerado. Nós apenas observamos e lançamos o que vimos.

  8. Ronaldo Alves disse:

    ate parece piada, entao vc nao teve aula nao foi,,

    1. vitoria disse:

      Me desculpe falar mais tive aula sim até mais do devia,a minha fome de dirigir é tão grande ,se eu não tivesse preparada a auto escola não tinha me liberado.Acho que vc deve ter passado de primeira e você não sabe a angustia que estou de passar um ano tentando fazer essa prova e não passar.Vc deve imaginar como é ruim você depender de ônibus para fazer algo e ter um carro na sua garagem e não pode dirigir.Não sei se isso ter haver mais para mim ter você não sabe a angustia que estou porque preciso dirigir que tenho alguém doente em casa que precisa de toda acomodação de levar ao médico ou outra coisa e vc ter um transporte e depender dos outros para levá-la porque você não tem ‘capacidade de passar’.

      Angustia e revolta

  9. TOLERÂNCIA ZERO. disse:

    AINDA BEM QUE VC FOI REPROVADA, IMAGINE TU COM ESSA CARTEIRA HEM, NAQUELA RAMPA DE JUAZEIRO QUE DA ACESSO A PETROLINA LOGO ALI VIZINHO DO REI DO CALDO. JÁ IMAGINOU TER QUE FAZER MEIA EMBREAGEM ALI. AFF.. NÃO QUERIA NEM PENSAR EM ESTAR ATRAS DE TU KKKKKK QUEM FOI ESSE ANALISADOR DO DETRAN. QUERO PARABENIZÁ-LO, MENOS UMA BARBEIRA NO TRANSITO.

  10. allan oliveira disse:

    O motivo é a sua …. em dirigir, visto que os carros não são tão acelerados quanto os da auto-escola.

  11. JAMES disse:

    treine rampa..
    acredito que eles não irão te reprovar, se você fizer tudo certinho.

    se estão te reprovando é pq algo de errado a senhora está fazendo.

    obs.:aprova lá é tensa,o nervosismo as vezes atrapalha muito.

  12. emerson disse:

    talvez o sistema informatizado esteja livre das Onças , Peixes , beija-flor da tartaruga ,garça , arara e do mico leão por isso antigamente todo mundo passava pois esses bicos sempre estavam rondando patio do Detran .

    1. vitoria disse:

      Está livre de jeito nenhum…Conheço pessoas que conseguiram passar por causas dessas onça.Até no dia mesmo que fiz teve outra pessoa que passou.Essas coisas nunca estamos livre.

    2. cara de soin. disse:

      falou tudo, o sistema agora é monitoriado. os carros tem câmeras frontais, laterais e dentro, sim e no patio também, portanto quem quiser passar pratique, estude.
      estou achando ótimo.

  13. Paula disse:

    Olá Vitória Cavalcanti,
    Primeiro você precisa pensar que o exame é uma simples aula avaliativa. Os examinadores não estão ali para lhe prejudicar e sim para lhe avaliar. Você tem que ter consciência de que já está preparada para a prova.Você tem que olhar para suas reprovações como um olhar positivo. Você teve uma boa experiência que pode parecer negativa, mas não é. Você sabe como é a prova e isso lhe ajuda muito. Você sabe que os examinadores irão lhe pedir as mesmas manobras de sempre. O seu papel é estar preparada para cada uma delas. Procure treinar muito. Isso com certeza irá te ajudar. E continue firme no seu propósito. Boa sorte!

  14. Águia Pequena disse:

    NA SITUAÇÃO CAÓTICA DO TRÂNSITO EM PETROLINA, E A FALTA DE HABILIDADE DE MUITOS MOTORISTAS AINDA SEM EXPERIÊNCIA POR TEREM SIDO HABILITADOS RECENTEMENTE EM AMBAS AS CATEGORIAS, PRINCIPALMENTE PARA DIRIGIR ‘MOTOS’, O SISTEMA DEVIA SER MAIS RÍGIDO NO DIA DA HABILITAÇÃO PELO ÓRGÃO COMPETENTE, ASSIM EVITAVA-SE O ALTO ÍNDICE DE ACIDENTES. BRITTO DIVULGA OS RESULTADOS DO SAMU, ASSIM O POVO TOMA CONHECIMENTO COMO ANDA A SITUAÇÃO, ALIÁS BUSQUE TAMBÉM CONFRONTAR COM AS ENTRADAS NOS GRANDES HOSPITAIS DE PETROLINA. E QUANTO AO DESABAFO DA LEITORA, AS OPINIOES SÃO UNANIMES, SE SE REPROVA EM RAMPA, ESTACIONAMENTO, BALIZA, É O SISTEMA EMOCIONAL MESMO. E NO TRANSITO QUEM NÃO TIVER PACIENCIA, CAUSA ACIDENTES MESMO. AS AUTO ESCOLAS TREINAM COM MUITA PRECISÃO E DENTRO DAS NORMAS REGULADORAS PARA SE EMITIR AS CNH.
    Embora pequena, sou Águia, aqui voando… Eita mais um reprovado na rampa…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, O VEICULO APAGOU, FOI? KKKK

  15. irmão disse:

    Queria ver esta turma que faz o teste em Petrolina, fazer em Juazeiro. Lá o teste inclui baliza em local fechado, dentro do Detran, e o teste na rua, o que é muito mais arriscado. Independente de qualquer animal (onça, peixe e tal) que apareça por lá, nem se compara com o teste aplicado em Petrolina, onde o circuito é sempre o mesmo e está livre de qualquer surpresa.

  16. Vitória disse:

    De ser melhor claro que é melhor que o antigo método de avaliação a questão é que as pessoas estão sendo reprovadas por coisas mínimas inclusive eu,o que influência no trânsito ou em outro lugar você estancar o carro o que muitas pessoas não estão nem conseguindo fazer todos os percursos por causa disso que acho que eles poderiam rever o método pelo esse mesmo sistema!Não só eu que estou revoltada com isso várias pessoas estão.E acho que este avaliação não avalia capacidade de ninguém muitas pessoas pode passar nesse sistema e ser um pessimo condutor é a mesma coisa de vc fazer um prova em uma escola prova avaliativa não médio esforço de ninguém é a mesma coisa.A questão de dirigir dirijo mais o problema é passar tbm outra coisa conheço pessoa que tem anos de experiência em direção e não estão conseguindo tirar justamente por isso.

    1. irmão disse:

      Se várias pessoas, inclusive experientes, não conseguem passar no teste porque o veículo apresenta problemas com a maioria das pessoas, então tem que ser verificado o que há com o carro. Ainda mais com a questão de ter pagar pelo reteste. Tem que ser investigado.
      Mas por outro lado, eu digo e afirmo, que o modo como as pessoas estão sendo preparadas para o trânsito está errado, e mais parece uma indústria para colocar novos habilitados nas ruas. É um perigo, vejam a quantidade de acidentes que veem acontecendo e as causas dos acidentes.
      A QUESTÃO É MUITO MAIS SÉRIA DO QUE UM TESTE, AS PESSOAS PRECISAM ENTENDER QUE HÁ VIDA NO TRÂNSITO, E NÃO SIMPLESMENTE O CARRO, A MOTO, O CAMINHÃO, O ÔNIBUS, ETC.

  17. Vitória disse:

    E outra coisa bem eu sei tudo que vcs estão falando é certo tudo isso se eu não soubesse dirigir não sou uma motorista nata,logo que meu trabalho é conscientizar as pessoas não neste caso de transito mais na área de saúde, e sei dos muitos perigos que nós enfrentamos e sim tenho consciência dos meus atos, eu não estaria aqui pagando esse mico de receber tanta critica,e agradeço por elas mais.e tudo isso que eu coloquei na mensagem principal não foi só por minha causa resolvi publicá-la por causa de muitas pessoas que encontrei revoltadas por isso gente saindo lá do Detran chorando revoltadas.

    1. Snoop disse:

      Conversa mole de lado, já considerou o fato de que talvez vc não tenha nascido pra dirigir? Eu não sei tocar violão, nem por isso saio revoltado por aí. Simplesmente não é meu talento. Faça que nem a Angélica: vá de taxi! Assim não coloca a sua vida nem a de terceiros em risco.

  18. Ana Paula Medeiros disse:

    Finalmente pessoas de bom senso comentando!!! Concordo em gênero, número e grau com todos que comentaram! Aprenda a dirigir e a fazer rampa! Concordo com o colega…imagina VC vindo de juazeiro? Deus me livre estar atras de VC! Cobre da sua auto escola e o instrutor mais competência e profissionalismo! SÓ querem pegar teu dinheiro e te empurrar ligeiro pra fazer prova.. Sem nenhuma segurança! Primeiro veja de onde vem o erro..e bote a mão na consciência.. VC vai lhe dar com pedestres e outros veículos. E concordo com o outro colega… Deveria era ser mais rigoroso!

  19. solid disse:

    e isso ai vitoria gostei de ver ….as pessoas tem que ver as situações antes de criticar .. gostei

  20. Verlania disse:

    Tá pensando que dirigir é só pegar o carro e sair por ai de qualquer jeito? Vai treinar, aprender e aí sim, você com certeza será aprovada. Parece que você é a inteligência pura, pois uma prova tão fácil e ser reprovada tantas vezes….Talvez seja melhor você dirigir um fogão ou um tanque de roupas. Vai ser aprovada com mais facilidade.

  21. Luis Fernando disse:

    Ainda sou do tempo em que os testes eram realizados na rua, com o avaliador do seu lado te pressionando. Não precisava de auto-escola. Bastava saber dirigir e conhecer o código brasileiro de trânsito. Depois que colocaram a obrigatoriedade de se fazer auto-escola, o nivel dos motoristas habilitados caiu muito, pois na auto-escola só ensinam a passar no teste e criou-se uma indústria ainda maior que a anterior. É na rua e na estrada que a gente aprende a dirigir. É na rua que a gente aprende direção defensiva, levando fechada de outros carros e de motoqueiros, levando buzinada, se fizer algo errado. E se você acha ruim a rampinha e o circuito ridículo de 50 metros do teste, vá para Olinda e suba a ladeira de Misericórdia. Lá você vai entender o porquê da rampinha no teste.

  22. Marcio disse:

    O problema é que as autoescolas hoje ensinam a tirar a carteira e não a dirijir,Não sabem o minimo de direção. Placas, dar sinal ao entrar, andar na faixa da esquerda quando estão devagar.

  23. Maria disse:

    As pessoas que estão comentando são todos uns ignorantes…
    A verdade é que os veículos estão com câmeras internas e computador, mas o Fiat Uno, não suporta e perde a força por esse motivo o carro apaga.

    Desafio a qualquer um que escreveu besteiras aq a fazer o teste e passar!!!

  24. Maria disse:

    Vitória, te aconselho a se juntar com outras pessoas para entrarem com uma ação no Ministério Público. Exijam que um especialista verifique os problemas que foram causados nos veículos depois que mexeram na parte elétrica e em seguida solicite que o DETRAN-PE arque com os danos morais.

    Muitas pessoas estão com os mesmos problemas que você!!!

    Um abraço!!

  25. Ana Paula Medeiros disse:

    Engraçado que o carro SÓ estanca com ela ne?? Zilhoes de pessoas já passaram rampa com esse sistema e SEM ESTANCAR E MUITO MENOS CANTAR PNEU! Se isso fosse um problema de 100% das pessoas tudo bem… Vai lá..entra com ação onde quiser..mas se há pessoas que passam na boa…então o problema deve ser de quem ta entre o banco e o volante..me desculpe! VC não pode generalizar.. De acordo com o artigo 143 do CTB, a categoria “B” é “destinada ao condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria “A”, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista.” Então querida..VC deve saber dirigir, seja fiat uno..fusca.. Gol..civic..corolla..sem distinção. Treine mais.. Tenha paciência e perseverante! Mostre q VC vai passar sem precisar de “ajuda de ninguém”. SÓ depende de VC.. Boa sorte.

    1. Maria disse:

      Esse problema iniciou esse mês minha querida.

      E zilhões de pessoas são muitas pessoas tá? rsrsrs
      Esse mês até o dia 25/09/2013 1.080 candidatos realizaram o exame categoria “B” e mais da metade foram reprovados.
      Quando seu filho for fazer o teste “Ana Paula” compartilhe conosco a experiência catastrófica dele.

      Abraço!!

  26. gilvan rodrigues disse:

    fala-se em fiat uno não ser adequado para teste, na verdade precisa ser mais rigido este teste tem muitos motoristas que depois de habilitados recorrem a profissionais( auto escola p/ habilidados)
    para conduzir o veiculo em via publica como pode; só no Brasil

    1. irmão disse:

      É verdade Gilvan, eu conheço algumas pessoas que mesmo depois de “habilitadas” recorrem a estes profissionais para finalmente “criar coragem” para dirigir. Como disse antes, o que há na verdade é simplesmente a preocupação de produzir habilitados sem se preocupar com a “qualidade do produto” que é o condutor em condições para atuar no trânsito.

  27. rai lima disse:

    POQUER E TAO ELEVADO O INDICE DE REPROVACAO,O QUE ESTA ACOMTECENDO?
    PERGUNTAR NAO OFENDE.

  28. fabi disse:

    Peço as autoridades competente para averiguar o que realmente esta acontecendo no detran, realmente o teste da rampinha,È LEGAL COBRAR A TAXA DA VIATURA? Todas as pessoas pagam essa taxa, isso é legal?Prrque não os carros do proprio detran? Porque uma Empresa contratada?

  29. Mauro disse:

    As pessoas que estão criticando a moça não sabem o que de fato está acontecendo.
    Quando for provado tudo que está por trás dessa grande quantidade de reprovados vão agradecer por ela ter tido coragem de ir para a mídia.

    1. Gleyson disse:

      Amigo, os critérios de avaliação são determinados pelo contran na resolução 168, é isto que está por trás. Leia a resolução.

  30. Val disse:

    O vale acordou vai na CIRETRAN-PETROLINA e aí quero ver se muita coisa não vai mudar!

  31. Gleyson disse:

    Art. 18. O candidato será avaliado, no Exame de Direção Veicular, em função da pontuação negativa por faltas cometidas durante todas as etapas do exame, atribuindo-se a seguinte pontuação:
    I – uma falta eliminatória: reprovação;
    II – uma falta grave: 03 (três) pontos negativos;
    III – uma falta média: 02 (dois) pontos negativos;
    IV – uma falta leve: 01 (um) ponto negativo.
    Parágrafo único. Será considerado reprovado na prova prática de direção veicular o
    candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a 3 (três).
    Art. 19. Constituem faltas no Exame de Direção Veicular, para veículos das categorias “B”,“C”, “D” e “E”:
    I – Faltas Eliminatórias:
    a) desobedecer à sinalização semafórica e de parada obrigatória;
    b) avançar sobre o meio fio;
    c) não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido;
    d) avançar sobre o balizamento demarcado quando do estacionamento do veículo na vaga;
    e) transitar em contramão de direção;
    f) não completar a realização de todas as etapas do exame;
    g) avançar a via preferencial;
    h) provocar acidente durante a realização do exame;
    i) exceder a velocidade regulamentada para a via;
    j) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima
    II – Faltas Graves:
    a) desobedecer a sinalização da via, ou ao agente da autoridade de trânsito;
    b) não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção;
    c) não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo, ou ainda quando o pedestre não haja concluído a travessia, mesmo que ocorra sinal verde para o veículo ;
    d) manter a porta do veículo aberta ou semi-aberta durante o percurso da prova ou parte dele;
    e) não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente;
    f) não usar devidamente o cinto de segurança;
    g) perder o controle da direção do veículo em movimento;
    h) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.
    III – Faltas Médias:
    a) executar o percurso da prova, no todo ou parte dele , sem estar o freio de mão inteiramente livre;
    b) trafegar em velocidade inadequada para as condições adversas do local, da circulação, do veículo e do clima;
    c) interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova;
    d) fazer conversão incorretamente;
    e) usar buzina sem necessidade ou em local proibido;
    f) desengrenar o veículo nos declives;
    g) colocar o veículo em movimento, sem observar as cautelas necessárias;
    h) usar o pedal da embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens;
    i) entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veículo em ponto neutro;
    j) engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso;
    k) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.
    IV – Faltas Leves:
    a) provocar movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado;
    b) ajustar incorretamente o banco de veículo destinado ao condutor;
    c) não ajustar devidamente os espelhos retrovisores;
    d) apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento;
    e) utilizar ou Interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo;
    f) dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada;
    g) tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro;
    h) cometer qualquer outra infração de natureza leve.
    Art. 20. Constituem faltas, no Exame de Direção Veicular, para obtenção da ACC ou para veículos da categoria “A”:
    I – Faltas Eliminatórias:
    a) iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado à cabeça ou sem viseira ou óculos de proteção;
    b) descumprir o percurso preestabelecido;
    c) abalroar um ou mais cones de balizamento;
    d) cair do veículo, durante a prova;
    e) não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma;
    f) avançar sobre o meio fio ou parada obrigatória;
    g) colocar o(s) pé(s) no chão, com o veículo em movimento;
    h) provocar acidente durante a realização do exame.
    i) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima. (Incluído pela Resolução Contran 169/2005)
    II – Faltas Graves:
    a) deixar de colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo;
    b) invadir qualquer faixa durante o percurso;
    c) fazer incorretamente a sinalização ou deixar de fazê-la;
    d) fazer o percurso com o farol apagado;
    e) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.
    e) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave. (Alterado pela Resolução Contran 169/2005)
    III – Faltas Médias:
    a) utilizar incorretamente os equipamentos;
    b) engrenar ou utilizar marchas inadequadas durante o percurso;
    c) não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo, antes de iniciar o percurso;
    d) interromper o funcionamento do motor sem justa razão, após o início da prova;
    e) conduzir o veículo durante o exame sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras;
    f) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.
    IV – Faltas Leves:
    a) colocar o motor em funcionamento, quando já engrenado;
    b) conduzir o veículo provocando movimento irregular no mesmo sem motivo justificado;
    c) regular os espelhos retrovisores durante o percurso do exame;
    d) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza leve.

  32. fabi disse:

    Vale acorde logo que isso ta cheirando maracutaia.Qem é o dono desta empresa? será que foi feita uma licitação para tal? os avaliadores tem preparados para tal? Porque não são avaliados pelos funcionários do Detran? isso ´´e legal?

  33. fabi disse:

    Perguntar não faz mal.

  34. Ana Paula Medeiros disse:

    Boa Sr. Gleyson. Esse povo ignorante nao sabe o que fala! Mostre mesmo essa resolução..manda eles lerem pra deixar de falar tanta BESTEIRA sem saber!

  35. Ramon Silva disse:

    Vou resumir em poucas palavras, direção não deve ser para todos que querem, e sim para que os que estão realmente preparados. Um veículo, carro, moto ou seja o que for, na mão de um despreparado é uma arma e com as leis que não punem estes supostos “motoristas” quem paga o preço pela imprudência da inexperiência e despreparo são inocentes, crianças, filhos, pais e mães de família. Os exames devem ser realmente rígidos e os candidatos a habilitação tem que cobrar das auto escolas um treinamento realmente decente para que cheguem ao dia do exame prontos para a prática da direção, bem como psicologicamente preparados, pois sei que o nevosismo é grande neste dia que é tão importante na vida de cada um.
    Acordem, cobrem de quem vocês pagam para ensinar-lhes pois o nível do ensino das auto escolas, sem generalizar, É UMA VERGONHA. O nível de reprovação deveria ser de quase 100% pois o despreparo é absurdo! Vamos ser antes de mais nada cidadãos conscientes e responsáveis e que Deus projeta a todos.

  36. Gilmario Santos disse:

    Fiz meu teste e foi reprovador por infração que não comete , o que devo fazer agora, pois fiz tudo certo, e tenho plena certeza disso, foi pra categoria D pois já dirijo há mais de oito anos.

  37. Léa disse:

    Realmente o que mais vimos reprovar no pátio do Detran se chama rampa! Reprovei primeira vez na rampa, e no reteste, o avaliador mandou eu procurar auto escola com 5 dias, eu jurava que tinha passado. Com 4 dias úteis estava lá no sistema da auto escola:inapto!!! Uma safadeza!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários