Leitora do blog lamenta falta de solidariedade a mendigo

por Carlos Britto // 01 de maio de 2009 às 08:20

A leitora Luana Damasceno escerve para o blog reclamando da falta de amor ao próximo.

Leiam o seu relato:

Carlos Britto, preciso relatar um fato para chamar a atenção:

Em conversa no MSN com um amigo de faculdade (Jaciel Messias), ele estava contando que mais cedo da noite,ao lado do Itaú, no ponto de onibus, um cidadão (vulgo mendigo) passando mal, ele parou para ajudar.

Pediu a sua namorada para ligar para o Samu, e eles começaram a perguntar quem é, que roupa usava, se estava bêbado.

Como Jaciel iria saber? Só queria socorrer o homem que estava com muita dor, e ninguem parava para ajudar; Nisso vinha passando a polícia (que não desceu do carro) e ele pedindo novamente ajuda, a polícia (que anda no fox) disse que era problema do Samu e saiu.

Ligando agora para o Corpo de Bombeiros que não se negou em ajudar, mas ainda sim 50 minutos para chegar. QUE ABSURDO. MENDIGO OU NÃO, ELE É UM SER HUMANO, FILHO DE DEUS… Em 50 minutos ele poderia ter morrido, o homem estava se debatendo de dor…que cidade é essa?

Luana Damasceno

Leitora do blog lamenta falta de solidariedade a mendigo

  1. Zumbi disse:

    Jaciel/Luana
    Voces acabam de perceber como é maldoso o ser humano, fico triste por este fato estar acontecendo, indignado por ser um ato claro de preconceito social, muito desesperançado por saber que instituições criadas para defender o cidadão não funcionam.
    Porém me motiva e alenta a tocar a vida, por saber que existem muitas pessoas de espírito elevado como voce e seu companheiro de escola.
    Um grande abraço e que Deus olhe sempre por voces.

  2. Gregório de Matos disse:

    Gregório de Matos, retratando a Salvador de 1600…Nada mais atual:

    No que toca aos juramentos,

    de mim para mim me admiro

    por ver a facilidade,

    com que os vão dar juízo.

    Ou porque ganham dinheiro,

    por vingança, ou pelo amigo,

    e sempre juram conformes,

    sem discreparem do artigo.

    Dizem, que falam verdade,

    mas eu pelo que imagino,

    nenhum, creio, que a conhece,

    nem sabe seus aforismos.

    Até nos confessionários

    se justificam mentindo

    com pretextos enganosos,

    e com rodeios fingidos.

  3. Gregório de Matos disse:

    E conclui com soberba maestria a relação entre o povo e as autoridades:

    Também aqueles, a quem

    dão cargos, e dão ofícios,

    suponho, que juram falso

    por conseqüências, que hei visto.

    Prometem guardar direito,

    mas nenhum segue este fio,

    e por seus rodeios tortos

    são confusos labirintos.

    Honras, vidas, e fazendas

    vejo perder de contino,

    por terem como em viveiro

    estes falsários metidos.

  4. Feeling disse:

    Isso é o cúmulo da falta de senso humano…
    Total absurdo, e o pior é que pessoas profissionais, encarregadas de cuidar da sociedade, negam o próprio trabalho…
    E isso não é só em Petrolina-Juazeiro, mas no mundo…
    Falta de solidariedade é um dos piores defeitos da humanidade, cada vez mais ingnorante, egoísta e desumana…
    Revoltado!!!!

  5. clebyson araújo disse:

    Fato idêntico aconteceu comigo, fui prestar socorro a alguém e o samu negou-se a socorrer alegando ataque de epilepsia, no final após eu me exaltar com o atendente e com a razão, “afinal negar-se a atender um ser humano e por telefone dar o diagnóstico é um absurdo, eu tava vendo o cara quase morrendo”, o atendente simplesmente me mandou ir tomar naquele lugar por onde defecamos, isso mesmo, o atendente do samu me mandou tomar naquele lugar! Só que apesar de ter me exaltado com ele, em momento nenhum usei palavras de baixo calão com o mesmo, mandei uma reclamação para ouvidoria do SAMU, só que após eles informarão que o atendente agiu corretamente, que nesses casos de ataque de epiléticos o SAMU não atende, que o correto é esperar o SER HUMANO, voltar ao normal, mas veja que absurdo, eu que não sei tratar de unha encravada, encontro com uma pessoa na rua passando mal, vou ficar assistindo o cara se debatendo no chão e esperar ele voltar ao normal?
    Isso aconteceu em recife, no ano passado, daí então deixei de acreditar no serviço do SAMU, muita balela, o pobre cidadão continua sem assistência médica, socorrer acidente de veículos e coisas mais sérias isso os Bombeiros já fazem e com muita dignidade e capacidade.

  6. epaminondas disse:

    se este for o exemplo que a chamada “nova petrolina” do julio,quer implantar,elles nao irao durar muito tempo …
    as pessoas precisam ser respeitadas e acudidas.
    cade a resoluçao dos problemas de saude tao prometidas na campanha?
    era so peça de propaganda?
    e preciso ser mais humilde e ajudar os mais necessitaqdos.
    o estado e pra isso!
    saudades do tempo de dr augusto coelho.

  7. Paulo Sérgio disse:

    Estava em viagem e hoje, ao chegar, li as notícias dos dias passados. Quero endossar o péssimo atendimento realizado pelo SAMU em nossa cidade, pois um fato parecido, porém com final trágico, presenciei em dezembro próximo passado: estava deslocando-se para o Proj. maria Tereza, onde trabalho, e presenciei o atropelamento de uma senhora na BR que vai em direção ao “burrinho”, imediatamente paramos nosso transporte, eu e outro colega que é militar, tentamos por várias vezes acionar o SAMU e ninguém atendia ao telefone, passamos a sinalizar o tráfego para proteger a vítima enquanto outras pessoas além de nós tentavamos contato com o SAMU, e nada, nessas ligações achamos melhor acionar o Corpo de Bombeiros que nos informou que era com o SAMU e nós passamos nossa angústia de não conseguirmos contato com o mesmo. Após aguns minutos do acionamento dos Bombeiros, felizmente chegou o Resgate dessa corporação e após cerca de 40min, ninguém, mas ninhguém dos que tentavam não conseguiu contato com o SAMU, infelizmente os esforços do Corpo de Bombeiros não conseguiu salvar a vítima, que veio a falecer no Hospital de Traumas.
    É assim, se você consegue contato com o SAMU eles perguntam até a roupa que você esta vestido, se a vítima ingeriu bebida alcoolica, se tomou medicamento, me poupe, em plena via pública como já tive oportunidade outra de socorrer uma vítima, você ter que dizer que está fazendo sua parte em socorrer, mas eles “SAMU” têm obrigação de fazê-lo, se não fecha e equipe melhor aos Bombeiros que sempre fizeram o seu serviço e mais o dos outros.

  8. Syo Brito disse:

    Isso é a cara do Brasil!!!!
    Epaminondas, o caos da saúde não é só culpa do prefeito não, é tbm da equipe q compõem. Trabalhei algum tempo no Hospital Dom Malan e lá vi muito descaso das própria colegas de plantão com os pacientes. Falta compromisso com o trabalho, solidariedade, amor com o próximo.
    No caso desse mendigo tanto a SAMU como o carro da policia que foi citado por luana poderiam sim, ter ajudado, mais torno a repeti cadê o espirito solidario,humano???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *