Um leitor (que pediu anonimato) chama atenção para um fato que presenciou na semana passada, quando questiona o fato de agentes de trânsito estarem multando motoristas à noite, na Avenida Tancredo Neves (próximo ao River shopping).
O detalhe que mais intrigou o médico foi o fato de que o espaço onde os veículos estavam parados não era proibido, e a placa indicativa determinando a proibição havia sido colocada há menos de uma semana:
Não é fato comum observar-se o servidor público se esmera em cumprir carga horária de trabalho além do seu horário contratual. Culturalmente, fica-se com “a mutuca por trás da orelha” quando isto acontece. Fiquei.
Tem-se observado que o agente de trânsito de Petrolina realiza trabalho no sentido de organizar o uso do solo municipal quanto ao trânsito e estacionamento veicular. Não sei, por pura falta de informações, qual o “horário normal” desta atividade. Fundamental, diga-se de passagem.
Causou-me espécie o que ontem vivenciei. No espaço da Avenida Tancredo Neves (na altura do River Shopping, em frente a uma academia de musculação, privada), encontravam-se dois agentes públicos do trânsito, após às 20 horas, a aplicar multa aos motoristas que estacionassem seus veículos no espaço (destinado futuramente à construção de um passeio público/calçadas) de um terreno cercado e sem construção alguma.
Ouvidos algumas “vítimas” deste “rigor” da guarda municipal e proprietários/trabalhadores de empresas do entorno, ficou-se sabendo que a placa indicativa de “PROIBIDO ESTACIONAR” havia sido ali colocada não decorria mais de uma semana.
Menos de uma semana?! Meu espanto, pois se havia ali o costume de se estacionar naquele local, agora PROIBIDO, por que a Guarda Municipal não estava em atividade educativa e sim aplicando multas disciplinares? À noite? Por que?
Não sei se se elogia ou se se fica preocupado com tais atitudes, atitudes que impactam diretamente no bolso do cidadão, do contribuinte, ainda que com uma medida “supostamente” amparada pela Lei, mas estranha no seu modo de execução. À noite?
É ver para crer.
Vi. Não creio.
Embora seja um artigo, com uma opinião exclusiva do leitor, o Blog deixa o espaço para a assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrolina esclarecer o assunto.



A administração deve procurar a maneira mais eficiente de executar suas atividades. Se de noite é quando se encontra o maior número de carros estacionados, é o horário certo de agir. Pode ser visto como um golpe baixo e arrecadatório? Pode sim, mas também pode ser visto como uma medida para não deixar a avenida cheia de carros. E quem estaciona lá mesmo com uma placa de “proibido estacionar” sabe o risco que corre. Só porque uma medida é discutível não tira sua legitimidade.
Concordo com o Snoop. Se existisse um horário a partir do qual o estacionamento naquele local fosse permitido, até se justificava a queixa. Mas se não há, a multa pode ocorrer em qualquer horário. Por ignorância minha, não sei se há obrigação de se fazer atividade educativa antes da punitiva nesse caso. Como o colega percebeu, havia uma placa de “proibido estacionar”. Pode ser mais claro e educativo do que isso? O estacionamento dos dois lados da pista naquele região claramente prejudica o tráfego, naquela que é uma rua razoavelmente movimentada.
Estamos tão acostumados com a impunidade no Brasil, que nos surpreendemos de sermos pegos em flagrante, “na calada da noite”, fazendo o que sabemos que não podemos!? É justo isso?!
PARABÉNS AOS AGENTES DE TRÂNSITO, ESSA QUESTÃO DE HORÁRIO É IRRELEVANTE, PORÉM ESTÁ É HORA DA FARRA POIS FICA CHEIOS DE CARROS NA AVENIDA, EM CIMA DAS CALÇADAS E ATÉ NO ESTACIONAMENTO DO ORGÃO PÚBLICO VIZINHO DE UMA ACADEMIA. ISTO FICA CLARO QUE QUANDO MEXE NO BOLSO NO RIQUINHOS DE PETRO AI FICAM TODOS PROCURANDO DESCULPAS EM TUDO (EX: HORÁRIOS, PLACAS E ETC).
SE LIGUEM…
Acrescento uma questão que considero importante. É irresponsável o poder público liberar o alvará de uma academia tão “chique” se a mesma não oferece um estacionamento com vagas suficientes para os seus clientes. As coisas já começam erradas a partir desse ponto. Aí depois colocam placas para remediar as consequências do erro.
Em frente ao ponto de onibus da R.Dom Vital perto do IBI/BRADESCO, tambem possui uma placa proibindo motos e outros veiculos(FX.amarela), mas depois das 17.hs e tanta moto que se aglomera por passageiros que fica dificil acesso ao Banco,principalmente do carro forte que se esgueira procurando um local para fazer seus recolhimentos,, mas dificilmente os guardas aparecem por la.
Após essas mudanças no trânsito seria o ideal medidas educativas e um prazo para nos adequarmos. As vezes percebo que fazem disso siladas, uma espécie de arapuca, toda vez que tem alguma alteração dessas, fica um carro da EPTTC fazendo campana, escondidos, esparando um vacilo nosso para atuar. Foi o que aconteceu comigo recentimente. Mesmo bons motoristas e bons cidadãos por costume acabam comentendo esses pequenos erros.
carlos brito, sou guarda municipal, E agente de transito não e guarda municipal,peço seja corregido este engano ja que uma pessoa declara que GM DE PETROLINA ATUA NO TRANSITO,NÃO E VERDADE.