Leitor pede que prefeitura intervenha para evitar fim de projeto social que leva futebol a jovens da zona oeste

por Carlos Britto // 14 de janeiro de 2013 às 22:41

Neste artigo enviado ao Blog, o professor e guarda municipal de Petrolina, Antonio Damião, pede à prefeitura municipal que possa intervir para evitar o fim da Escolinha do Futuro, no bairro Rio Corrente, zona oeste da cidade, que tem por objetivo levar a prática do futebol a jovens carentes de Petrolina.

Confiram:

escolinha futuroÉ fato incontestável, desde que o futebol adentrou em nosso país pelos os ingleses, que essa paixão ardente se tornou uma febre e conquistou o coração dos brasileiros. Essa modalidade esportiva tem mudado a realidade de muitos juvenis. Quantos jovens de origem humilde, vindos da periferia da cidade ou mesmo de uma favela, têm brilhado no futebol mundial?

“Quem nunca sonhou ser um jogador de futebol”? Esta expressão é parte de uma letra de música da banda Skank. Quem nunca sonhou com geniais jogadas e repertórios de gols no Maracanã, Morumbi, Pacaembu ou quaisquer outros estádios de nossos gramados? Creio que é o sonho acalentado de cada pequenino, que já na tenra idade tem despertado o interesse de ser um jogador profissional.

Quem nunca sonhou querer ser semelhante ao Zico, um dos maiores e brilhantes jogadores de futebol que o mundo conheceu, bem como o baixinho Romário, principal herói da Copa de 1994, ou Ronaldo Fenômeno, principal artilheiro de todas as copas, que brilhou na final de 2002 contra a Alemanha; Bebeto, que sabia como ninguém conduzir com maestria a redondinha e fazer lindos gols e se consagrou campeão mundial ao lado de Romário; Pelé, o maior atleta de todos os tempos, que mesmo parado há mais de vinte anos, nem mesmo o Leonel Messi se consagrando pela quarta vez como melhor do mundo pela crítica jornalística, não consegue repetir a façanha do Rei do Futebol, que ao longo da carreira vitoriosa quase 1.300 gols, tornando-se tricampeão mundial e, durante sua vida em campo conquistou todos os títulos, só não o título olímpico, ao qual não temos ainda porque na época não existia essa competição.

Embora reconheçamos que o argentino ainda é jovial e quebrou no ano de 2012 todos os recordes. Talvez tenha sido isso que lhe consagrou novamente como o melhor do mundo nesse ano e, que tem toda a sua frente anos para brilhar e fazer grandes proezas, mas, que na copa passada foi um fiasco sua atuação e a seleção a qual o mesmo pertence. Como não se lembrar de Zinedine Zidane, o craque francês que encantou a todos nós com um futebol criativo, inovador e genial, principal nome da copa de 1998 para os franceses?

São tantos nomes que a página é insuficiente para descrevê-los nos anais da história das copas. Por último, o garoto Neymar, o craque do Santos, a mais nova sensação do momento que tem encantado a todos nós com suas lindas jogadas. A Escolinha do Futuro é uma alternativa eficaz para a formação da cidadania, inclusão social e despertar o interesse nos garotos o desejo de crescerem e se tornarem alguém importante no esporte. E, mesmo que isso não aconteça, que sejam cidadãos do bem dando bom exemplo na sociedade.

Hoje, esse sonho é uma possibilidade real, não é algo impossível de ser realizado. É um grande projeto social ao alcance de todos os jovens que almejam brilhar como um jogador. Contanto que se esforcem, lutem pelo que querem, tenham determinação, ousadia e coragem quando vierem as adversidades. A perseverança se faz necessário e quem espera alcança seu sonho de busca, só não alcança aqueles que desistem.

Às vezes o caminho percorrido tem espinhos. Entretanto, as flores da alegria serão colhidas num futuro próximo. Foi com esses objetivos descritos acima que o jovem entusiasta e sonhador, o guarda municipal Ernuí Dantas, ex-jogador profissional com passagens em nossos clubes de Petrolina, fundou a Escolinha do Futuro. Um projeto de cunho social que tem o apoio da nossa Guarda Municipal de Petrolina.

O mesmo foi fundado em 2008, totalizando mais de 200 alunos inscritos, entre 6 a 14 anos de idade. Os professores são o próprio Ernuí, e os professores de educação física Francisco de Assis, Willian Lima e Ricardo Lima. O projeto contempla as crianças da Zona Oeste da cidade e funciona aos sábados. Está localizado na entrada do Bairro Rio Corrente e, mesmo com limitações de recursos, tem cumprido a sua função social. O que mais se espera do poder público é que este espaço seja destinado como sede própria para a escolhida ou encontre uma alternativa para eles próximo ao bairro, porque possivelmente será construído um supermercado e sem dúvida comprometerá as atividades esportivas desses garotos.

Que sejam disponibilizados recursos para estruturá-lo. Ou seja, o mais importante no momento é que este projeto faça parte daqueles que serão contemplados com recursos para que o mesmo funcione com qualidade e esses “sonhadores da bola” sintam prazer e alegria em fazerem parte desse grande projeto promissor.

Esperamos que Francisco de Alencar Brito Júnior, conhecido popularmente como Brito Júnior, Secretário de Esporte empossado recentemente, possa interceder junto ao gestor municipal e dê uma resposta favorável ao impasse. Não com promessas, e sim com ações concretas que possam resolver de forma definitiva o problema. Lembrando que é uma reivindicação antiga que vem se arrastando há muito tempo, que poderia ter sido resolvida pelo secretário de Esporte anterior. Não queremos culpá-lo, apenas esclarecer os fatos. Então, já que o prefeito Júlio Lóssio vai priorizar o setor da educação no seu segundo mandato, é uma oportunidade ímpar incluir a Escolinha do Futuro no rol de prioridades no seu governo. Certamente seria uma importante ação social para o povo do Rio Corrente e as famílias desses talentosos juvenis.

Antonio Damião Oliveira da Silva/Professor de Matemática e Guarda Municipal Petrolina-PE

Leitor pede que prefeitura intervenha para evitar fim de projeto social que leva futebol a jovens da zona oeste

  1. Maria Neves disse:

    Parabéns pelo belo trabalho juntos às crianças.
    Pena, que eu, assim como muitos, não botamos fé que a Prefeitura irá ajudá-lo, infelizmente.
    Já tentou procurar ajuda perante a iniciativa privada do bairro? Acho que dessa maneira terá mais êxito. Lembra da seleção de 05? Boa sorte!

  2. Tiva disse:

    E você Maria Neves já ajudou com que? Falar e fácil. E a sua parte?

  3. diego disse:

    O prefeito vai intervi nada…ontem na globo.com mostro uma reportagem sobre o petrolina que é o futebol proficional da cidade e a calamidade como ele se encontra e ele nao estar nem ai,imagine para crianças q nao votam nele.que pena minha petrolina q eu amo,ta entregue na mao desse cara e saber que foi os petrolinenses que botaram ele la!VERGONHA…

  4. ernui dantas disse:

    TEMOS FEITO O NOSSO PAPEL PERANTE A NOSSA COMUNIDADE…JA FIZ CHEGAR O PROBLEMA AO PREFEITO E OS DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS DE NOSSA CIDADE…PASSEI A BOLA, AGORA ESPERO QUE ALGUÉM FASSA O GOL….UM FORTE ABRAÇO…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários