Leitor do blog reclama de preços praticados pela cantina da Univasf

por Carlos Britto // 29 de março de 2009 às 09:03

Caro amigo Carlos Britto.

Gostaria de expor toda indignação dos alunos em relação aos preços absurdos que são cobrados nos lanches e refeições das cantinas da UNIVASF.

Os alunos de Zootecnia e Medicina Veterinária, que estudam no Campus de Ciências Agrárias que fica localizado no Projeto C1, que são os que mais sofrem por não terem opções de cantinas ou lanchonetes para comprarem suas devidas refeições, pedem sua ajuda para que esta notícia seja levada a todos os usuários do seu blog para que com isso os alunos consigam sensibilizar toda a comunidade da região.

Desde já agradeço sua atenção.

Meu nome é Geraldo Fernandes de Souza Germino sou estudante e Presidente do Diretório Acadêmico de Zootecnia.

Leitor do blog reclama de preços praticados pela cantina da Univasf

  1. Pe. Antonio disse:

    Por que será que em Petrolina tudo acontece de forma diferente. Sempre soube que nos restaurantes das Univeridades Federais os estudantes poderiam fazer refeições a preços mais baratos….

  2. Edson cavalcanti solicita: disse:

    Eu, e todos os pais de estudantes,como os também os próprios universitários da UNIVASF,solicitamos à Pró-Reitoria Acadêmica ou outro setor desta institução,que normatize e ficalize esta questão de alimentação em todos os sentidos nas cantinas e restaurantes que ficam localizados dento da área da referida universidade.

  3. ANDERSON SOUZA disse:

    Bela iniciativa do pessoal do DA, pois a situação esta dificil muitos estudantes estão desistindo ate do curso, porque os gastos são muitos, principalmente agente que estuda no C-1, no meu ponto de vista deveria abrir um refeitorio com preços populares para atender toda demanda de uma forma sem ter muitos gastos.

  4. Hamilton Leal disse:

    Parabéns pela iniciativa do pessoal do DA, é isso q está faltando na UNIVASF. Essa situação se estende para todos os Campus da UNIVASF. O que a UNIVASF deveria tomar como providência era um restaurante universitário, com preços populares, pois é o que deve existir em todas as Universidades Federais.

  5. Mayara Coelho disse:

    É bom ver que outras pessoas estão lutando por condições melhores para os estudantes da UNIVASF.
    Só com a mobilização geral dos estudantes e toda a comunidade que é afetada direta ou indiretamente pelos preços abusivos das cantinas da UNIVASF é que poderemos conseguir mudar algo.

  6. GEO disse:

    Primeiro parabenizo o DA – representado pelo Ilmo Sr. Presidente Geraldo Germino, a mais esta iniciativa na busca de melhorias em relação a todos os seus representados, sendo que a partir desta beneficiaria não somente alunos do Curso de Zootecnia.

    Quando optamos pelo estudo de Nível Superior em uma Instituição Pública foi por acreditar em sua qualidade e, sabendo que é Pública ou seja, do povo – nossa, esperamos que, quando de sua competência, estejam unidos a seus alunos para que possam ser discutidos questões que de alguma forma prejudicam (neste caso financeiramente) a vida universitária.

    Assim a partir da exposição de casos – como feito pelo DA, este possa ter a oportunidade de junto aos representantes desta Instituição buscar meios para que a questão da alimentação disponibilizada no ambiente universitário e, principalmente o custo a este agregado, seja dado a sua importância.

    Agradeço e parabenizo desde já ao trabalho realizado pelo DA e, pelo espaço aberto por este Blog e seu representante Sr. Carlos Britto.

  7. Filipe Barros disse:

    Muito boa essa iniciativa.. É com atitudes como essas que conseguiremos nossos direitos.. Parabens.!

  8. Ruani Fernando disse:

    Com certeza é uma boa iniciativa , e realmente só unidos conseguiremos fazer nossa voz ser ouvida, pois já basta todos os gastos que temos ,e ainda ter que pagar preços que abusam da nossa falta de opçoes , por isso parabenizo o DA pela iniciativa!!!!!

  9. Ruy Paulo disse:

    Concordo em gênero, número e grau com o Geraldo. Faltam opções para a alimentação dos alunos sim!!! Parabenizo o Sr. Geraldo e o DA de Zootecnia por terem coragem de expor problemas como esse à comunidade local.
    Parabéns…

  10. Artur Luís(ZIG) disse:

    É isso aí Geraldo e o D.A. de Zootecnia,
    tudo que é novo também tem seus problemas, principalmente aqui que as lanchonetes parece que não sabem a condição de vários alunos da UNIVASF e pelo fato de serem o único estabelecimento do gênero ali pelas redondezas se aproveitam para colocar o preço que querem, até que a cantina do campus petrolina deu uma melhoradinha em relação aos preços mas mesmo assim que continue a luta!

  11. rafael meneses disse:

    Parabens aos integrantes do D.A de Zootecnia pela coragem de deixar a confortavel situação de expectadores e passar para o lado dos que fazem as coisas acontecerem … a juventude precisa se envover cada vez mais nas decisões politicos administrativas na sociedade…

  12. Nalu disse:

    Quero parabenizar os integrantes do DA pela iniciativa em especial ao Geraldo, pois é com atitudes como essas que teremos nossos direitos garantidos.

  13. Marilia Batista disse:

    Parabéns pela iniciativa do pessoal do DA.
    Fico feliz por alunos como o Presidente do DA Geraldo Germino que não fica calado, nem poupa esforços para ter uma entidade de nível superior como todos nós sonhamos!!
    Parabéns também a todos os alunos do curso de Zootecnia que vetiu também essa camisa!

  14. Antonio Carlos (Carlin) disse:

    É de grande importância a busca de alternativas para solucionar o impasse referente aos preços cobrados pelas refeições das cantinas da UNIVASF. Deve-se fechar contrato com firmas que possam atender a demanda dos estudantes, com produtos de qualidade e com preço reduzido para, assim, satisfazer os estudantes de todas as classes econômicas.
    Gostaria, também, de parabenizar a iniciativa e atitude do diretório acadêmico, em buscar melhorias para as condições dos universitarios e, na pessoa do Geraldo Germino, quem eu tive oportunidade de conviver por um bom tempo aqui em Janaúba/MG e poder afirmar o quanto competente é o presidente do D.A.
    Parabéns!

  15. Kesia Mattos disse:

    – Parabénss DA…..
    è bom saber…que ainda tem gente que pensa em melhoras…..só iremos conseguir alguma coisa se a mobilizaçãooo for gerall..por isso estou aqui tbem…..espero que essa situaçãooo naum só dos preços mais tbem da qualidade….melhoreee……
    estou aqui pra issoooo…..

  16. Savany Colares disse:

    Os universitários e todos as pessoas envolvidas, tem que buscar melhoras e correr atrás de seus direitos… muitos são só estudantes.. e passam o dia na universidade.. os produtos tem que ter qualidade e com preço reduzido, que possa atender com as condições dos alunos.. Parabéns pela iniciativa..

  17. Thúlio D'avila disse:

    Parabéns ao pessoal do D.A.
    Lembramos que a educaçao nao é feita so de livros e universidades descentes.
    ja que os cursos que estao dentro da fazenda experimental sao em tempo integral,é de fundamental importância que tb haja cantinas com alimentos de QUALIDADE e de baixo custos para que todos sejam beneficiados

  18. Salvador Júnior disse:

    Geraldão, com certeza agente vai consegui mobilizar todos os alunos pra juntos, forçar-mos as cantinas de todos os campus da UNIVASF, baixarem seus preços e oferecerem comida boa e barata para os alunos, começando por nós sofredores do campus de ciências agrarias né não…….
    e como vc sabe, O D.A de Med. Veterinária tbm ta nessa luta, unidos chegaremos mais longe….
    e isso tudo é só o começo, nossa luta vai muito além disso ai hem….
    grande abraço…Gerrá…..

  19. Omair Dantas disse:

    Faço parte do diretório academico de zootecnia, e gostaria que todos soubessem que os preços cobrado pela cantina da UNIVASF campus Ciências Agrárias, são abusivos e reclamados por alunos dos cursos Zootecnia e Medicina Veterinária, Alguns alunos estão desistindo dos cursos por não terem as condições favoráveis, e os gastos serem muito altos, o DA de Zootecnia está na luta para que com isso os alunos consigam melhorias na Universidade em relação a alimentação.
    Gostaria também de parabenizar meu amigo e presidente do DA Geraldo Germino, por essa brilhante ideia, e a todos que estão conosco nessa luta.

  20. Francisco Brasileiro disse:

    Parabéns Geraldo Germino, são iniciativas como essa que cada vez mais conquistamos através do DA melhorias para a Universidade, a exemplo da atual cantina da Univasf do C-1, onde já tive o desprazer de degustar um lanche em visita técnica e realmente deixa muito a desejar, tanto na qualidade quanto no preço, por sinal, muito caro para nós estudantes. Apenas como exemplo, na Universidade Federal de Sergipe, um bandejão de excelente qualidade sai ao preço de R$ 1,00 e por que não na Univasf? Vamos a Luta!

  21. jussara malta disse:

    gente é um absurdoos preços dos lanches la na cantina………….absurdo….será que a faculdade nao ta vendo isso?são preços que nao estao de acordo com a vida financeira dos estudantes………..espero providencias..grata.

  22. Gal Lima disse:

    Em 1° lugar,parabéns pela manifestação de indignação do D.A. com pequenas iniciativas conseguimos grandes conquistas,e espero que a primeira conquista seja a de refeições mais acessiveis!ou que pelo menos ja que não temos como fazer refeições em outro lugar pelo fato de que o campus se encontra muito longe que a qualidade da mesma melhore!

  23. Rafaela Moura disse:

    Parabéns pela manifestação do D.A. com pequenas iniciativas conseguimos grandes conquistas, realmente a cantina esta tudo muito caro!!!
    E não temos outra opção ao nosso redor a não ser a cantina da univasf, vamos lutar juntos pelo nosso direito q vamos conseguir.

  24. Gabys disse:

    Parabéns a galera do D.A.. pela grande iniciativaa.. só assim é que podemos mudar essa história!!

  25. ROBERTA disse:

    quero desde já parabenizar o estudante Geraldo Germino,pela iniciativa.
    é disso que precisamos,da participação efetiva de nossos estudantes na sociedade,lutando pelos seu direitos!

  26. Cecília disse:

    Não tendo atitude diferente dos demais, parabenizo também o estudante Geraldo Germino pela iniciativa de cobrança. Também sou aluna de Universidade pública e sofro com os preços também abusivos cobrados pelos restaurantes do centro no qual estudo. Aliás, em todos os centros ocorrem este absurdo.
    Por enquanto, a gente espera pela construção de mais restaurantes universitários. Conheço pessoas que se recusaram a trabalhar como voluntárias em projeto de pesquisa por não terem condições financeiras de se alimentar na universidade. Portanto, isso é um problema que afeta sim atividades acadêmicas e não pode ser colocado em segundo plano. Além do mais, a maioria dos universitários de instituições públicas suaram e muito para estar na posição em que estão. Para que se tenha educação, é preciso que os alunos sejam atendidos em todos os aspectos aos quais Universidade está vinculada, de acordo com suas condições.

  27. Omara Dantas disse:

    Também sou aluna dos campus e esse fato é verídico, o colgiado de Medicina Veterinária junto com os alunos realizaram uma reunião com a dona da cantina onde esta alega que os preços da cantina está de acordo com o mercado. Mas os preços são abusivos. Alunos vamos nos unir a favor dessa causa! Parabéns Geraldo pela iniciativa!

  28. Elísia Bastos disse:

    Parabenizo a ação do DA em manifestar a indignação quanto aos preços e a qualidade da cantina do Campus de Ciências Agrárias. É necessária uma conversa mais direta já que todos estão saindo prejudicados, tanto os professores como os alunos que precisam realizar suas refeições no referido Campus. É notório que não estamos encontrando com o que deveria ser oferecido pelas cantinas universitárias, ou seja, refeições de qualidade e com um custo acessível a todos. Esperando que ainda cheguemos a um bom termo através de conversas francas e diretas, desejamos aos DAs de Zootecnia e Medicina Veterinária sobriedade para resolverem esse impasse.

  29. Nemora disse:

    É louvável que os alunos tenham esse tipo de iniciativa tendo em vista o comportamento pacífico que se observa hoje na maioria das universidades, onde muitas coisas passam despercebidas…Desejo sucesso nessa empreitada e que as reivindicações não parem por aqui…Busquemos sempre os nossos direitos!!! Sou estudante de Engenharia Agronômica da Universidade do Estado da Bahia e também faço parte dessa luta.

  30. Ubiracleiton Souza disse:

    Parabéns ao D.A. pela iniciativa…realmente isso deve mudar!!

  31. ALFREDO SEIXAS disse:

    É isso ai geraldones!!!
    Parabéns por essa luta qi vc ja vem travando a um tempinho em???
    Todas as cantinas qi passaram pelo nosso campos assim como em outros, só estão visando lucros excessivos, e ja está mais do que na hora de termos cantinas com preços acessíveis para todos, afinal estamos em uma universidade Federal…mais só conseguiremos com muita luta!!!!
    Pode contar com a minha presença nessa e em varias outras batalhas qi aparecerão pela frente parceiro….
    “…BATALHE E VOCÊ VERÁ AS PORTAS VÃO SE ABRIR PODE ACREDITAR…” (Canto – Dona Leda)

  32. capa de sela disse:

    agora lascou mesmo….
    quem vende poe o preço que quiser
    compra quem pode

  33. Mônica disse:

    ”Capa de sela”…
    Olha a identificação da criatura! Tinha que ser um alienado mesmo, eu acho que esse indivíduo vive em outro planeta…
    Eu sugiro a ele que passe a se identificar como Zé Marciano em vez de Capa de sela.
    Bom, vamos ao que realmete interessa!
    Primeiramente,seguindo as formalidades habituais, quero oferecer os merecidos parabéns ao Ilustríssimo Presidente do DA, o Sr. Geraldo Germino, pela brilhante iniciativa. Quero também expor minha opinião e sugerir uma idéia.
    A questão levantada é preocupante, é sim de relevância para o meio acadêmico, levando-se em conta o curto orçamento dos estudantes universitários que já têm suas finanças comprometidas em gastos relativos a transporte, xerox, uso imprescindível de internet, etc., e ainda têm que arcar com muito sacrifício com os elevados preços das refeições das cantinas, preços estes impostos arbitrariamente pelos seus respectivos donos.
    Indignações expostas, segue abaixo minha sugestão:
    Que tal um boicote?
    Ao menos por um dia. Seria interessante
    programar uma data para que ninguém almoçasse nos citados restaurantes.
    Todo mundo que precisasse almoçar nos mesmos, levaria comida de casa, somente como uma forma de protesto,
    para que os donos sintam-se pressionados a baixar os preços.
    A idéia parece meio maluca, inusitada,
    mas seria uma tentativa de solução a curto prazo. Por outro lado, a solução a longo prazo é mesmo brigar pelo restaurante universitário, com bandejão de R$1,00 ou R$ 1,50.

    Por enquanto é só. Ficam meus votos de estima ao nobre representante, no sentido de que o mesmo continue engajado na luta por um ambiente estudantil mais digno…

  34. Besouro disse:

    Parabéns Geraldo Germino pela iniciativa!

  35. Chê disse:

    Cumprir o papel de representante estudantil é não se ater as banalizações politiqueiras e partidárias que assolam os movimentos estudantis e sim buscar de maneiras simples reivindicar os direitos daqueles que então ali representamos.
    O Geraldo expõe de forma clara e simples, que não basta criar a Universidade do Vale do São Francisco, deve-se também fomentar oportunidades para a sustentabilidade daqueles que ali buscam oportunidades de um dia servir ao país de forma responsável.
    Em sua grande maioria, os campi universitários federais, dispõe de estrutura para atender de forma sustentável os nossos futuros profissionais, sobretudo no que se refere ao “BANDEIJÃO”, simples isso não?
    O mero descaso do governo federal com as classes estudantis não é novidade, visto que os movimentos de bases, hoje em sua grande maioria, recebem subsídios do governo para criarem estrutura adequada para a sucessão em 2010, e por isso tais coisas não são sequer discutidas, ficando somente no fórum local o descaso com os estudantes que ali estão. Mas quando vemos uma voz levantar, nos enchemos de esperanças, pois, realmente podemos acreditar que as coisas podem mudar.
    Se organizem, por favor, mas mantenham pura a força estudantil, pois posso dizer que, quando se acredita nas causas convergimos todas as alianças e bandeiras que apóiam esta causa e não apenas uma bandeira com estrelas e ou foice e martelo.
    Parabéns Geraldo pelo protesto e ao Carlos Brito, por conceder este espaço !!!

    BANDEIJÃO JÁ !!!

  36. Luiza disse:

    Parabens Geraldãoo pela iniciativa,e pode ter certeza q tds os alunos te apoião.
    Fico feliz q nosso D.A finalmente tem representatividade de verdade,e mais feliz ainda de fazer parte dele.
    E vamos a luta contra os preços abusivos de nossas cantinas,q levam mts estudantes a desistirem do curso por naw terem condições financeiras,naw adianta fazer moradia p os estudantes,se eles naw teram condições de se alimentar.
    Fica ai registrada nossa indignação.
    E a LUTA CONTINUA!!!

  37. Maria Carolina disse:

    Também estou de acordo com a iniciativa e apoio todos os protestos acima.

  38. José Augusto Barreira disse:

    Queria antes de tudo elogiar a iniciativa do presidente do D.A. de zootecnia, pois so se faz uma universidade organizada com luta e unidade. Sou totalmente contra os preços praticados em todas as cantinas da UNIVASF, sabemos que os preços não condiz com a realidade dos estudantes que além de se alimentar(e diga-se de passagem a comida é uma merda) precisam pagar transporte, pagar xerox entre outros gastos que extrapola o orçamento do estudante.
    Que esse protesto, essa indignação expressa pelo DA de zootecnia sirva de exemplo a outros DAs da UNIVASF que espera acontecer e não faz acontecer.
    ( O homem coletivo sente a necessidade de lutar )

  39. Sérgio Oliveira disse:

    Em 1° lugar parabenizar essaatitude do D.A. de zootecnia na pessoa do Sr. Geraldo Germino, sou permissionário (precário) de uso da Cantina da UNIVASF centro. E desde do iniçio das nossas atividades em abril de 2007, nos colocamos totalmente a disposição dos D.A.S para juntos encontrarmos uma forma de servir a comunidade acadêmica, mais infelismente a modalidade de licitação da época na minha opinião foi erronia, onde ganhava quem ofertacem á maior proposta de aluguel do espaço da cantina. Inicialmente tivemos um desafio enorme a enfrentar, pois o local era muito pequeno ( e contiua sendo), sem condições nenhuma de servir tanto lanches, sucos,bolos e refeições em um espaço de 12 metros quadrados, com muita insistênçia e vários ofiçios conseguimos uma ampliação da parte traseira da cantina passando para 28mts, que ainda não nos possibilitando a produção dos nossos própios salgados e tendo que tercerizar os mesmo a um preço ás vezes alto devido a qualidade. Hoje temos um aluguel comparado a uma loja de shopping e de capital, 7 funcianários devidamentes registrados, um custo de manutenção um pouco alto, e todo esses custos estão imbutidos nos preços dos nossos produtos e se hoje todos os d.a.s local se unise comigo nessa luta pra tenta simbolizar esse aluguel EU me comprometia em baixar o máximo possivel os preços dos nossos produtos, uma vez que já não teriamos a despesa do aluguel. outras licitações estão surgindo em breve nesse segmento e MAIS uma vez está sendo adotadas critérios totalmente contra os interesses dos alunos, onde está sendo feita uma avaliação por um técnico da caixa economica pra colocar o preço de aluguel conforme os de centro ou shopping, CUIDADO ESTUDANTES poís no final das contas quem vai a conta são VOÇÊS, a falo isso não só como empresa´rioe sim como ser humano, pois convivo diariamente em média 15 horas com essa comunidade e sei das nececidades da maioria.
    continui essa luta pois só assim teremos um país verdadeiramente democrático. um abraço a todos

  40. Augusto disse:

    parabens geraldo
    como te disse antes é preciso entender oque se passa na sua comunidade3 pra poder reinvidicar seus direitos sei que é muito dificil porque nem sempre as pessoas entendem
    mais oque e importante e nunca deixar que o conformismo tome conta
    temos muitas lutas no burrinho
    onibus, Salas , Laboratorios entre outros
    e precisamos unir os estudantes diante das causas senao
    nao vamos conseguir nada
    abraços e parabens

  41. Fernanda Maria disse:

    Bela iniciativa Geraldo!!!
    Sabemos que a realidade é dura e precisamos nos conscientizar e ir em busca dos nossos direitos. Além dos preços abusivos a comida não é de boa qualidade. Estamos juntos nessa luta!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *