Leitor do blog opina sobre acidente de motos

por Carlos Britto // 23 de março de 2009 às 09:30

Carlos Britto,

Agora pela manhã, quando fui deixar meus filhos na escola, um motociclista ( não sei se era mototaxista) , por imprudência, quase me faz causar um acidente ao ultrapassar o meu carro pela direita. Precisamos andar com a atenção triplicada, pois por onde menos esperamos vem uma moto transportando no mínimo, uma vida. E não podemos tirá-la, como também não podemos morrer, e assim fica difícil trafegar nas ruas de Petrolina.

As campanhas educativas são boas, mas estão longe de conscientizarem motoqueiros, motoristas e pedestres, até porque, muitas já foram feitas na cidade e os índices de acidentes, principalmente envolvendo motos continuam alto. Para se ter uma idéia, segundo informação prestada hoje em uma rádio local, uma representante do SAMU afirmou que 30% dos casos atendidos por eles são referentes a acidentes envolvendo motos.

Aliada a campanha educativa, teria que se criar dispositivos legais para punir os infratores, inclusive até o pedestre, que também é causador de acidentes, por imprudência, desconhecimento e até auto-confiança.

Numa cidade que possui um contigente de 23.000 carros e 26.000 motocicletas, não serão apenas campanhas educativas que trarão bons resultados, até porque, nem todos que fazem parte do público alvo das campanhas, delas participam.

Paulo Robério

Leitor do blog opina sobre acidente de motos

  1. ATENTO disse:

    Faz-se necessários que as autoridades competentes tomem medidas que coibam esse tipo de coisa… o que ocorreu com o Sr. Paulo Robério tem acontecido com varios outros motoristas que, quando menos esperam, são surpreendidos por motoqueiros trafegando de forma irregular em todos os sentidos… O trânsito de Petrolina que já não era lá essas coisas todas de disciplina, agora está uma confusão só com o aumento exagerado de motos em todas as vias.

  2. Roberto Gomes disse:

    Concorco com o Paulo, infelizmente não é só os motoqueiros de petrolina que estão imprudentes, existem muitos motoristas que se acham donos das ruas de petrolina, e quando vamos pedir que respeitem fila dupla e muitas outras coisas eles simplesmente ignoram ou respodem com gestos obcenos. Um dos maiores exemplos é a entrada lateral do Colegio Nossa senhora Auxiliadora, os motoristas param seus carros no meio da rua, muitas vezes com lugares em que podem estacionar e pegar seus filhos, mas infelizmente insistem em trancar a rua pelo tempo que bem entendem. Carros com o volume do som acima do normal, muitas vezes passam a altas horas pelas ruas residenciais, imcomodando a todos.
    Espero que os motoqueiros percebam que a melhor opção é a segurança no transito, pois de que adianta tanta pressa se por um simples capricho do destino, perdem suas vidas ou pior sofrem lesões permanentes, impossibilitando os mesmos de poderem voltar ao trabalho.
    É respeitando o proximo, que ganhamos o nosso próprio respeito.

  3. Tontonho disse:

    ENQUANTO OS GUARDAS DA EPTTC SE PREOCUPAM EM MULTAR OS VEICULOS PARADOS NA ZONA AZUL…
    AS MOTOS TRAFEGAM TANTO COM VELOCIDADES ALTISSIMAS COMO DE MANEIRA IRREGULAR ENTRE OS VEICULOS PARADOS NOS SINAIS DE TRANSITO COMO TAMBEM CORTANDO CARROS PELA DIREITA, NAS BARBAS DO PODER…
    ELE EXISTE EM PETROLINA PRA QUE, SENHOR PREFEITO JULIO LOSSIO?
    A EMPRESA DE TRANSITO TEM QUE ATUAR NESTE SENTIDO!!!
    AGUARDAMOS PRONUNCIAMENTO DO ORGAO COMPETENTE…

  4. Ivan disse:

    Já fui ultrapassado várias vezes e pela direita, por motociclistas imprudentes e que reinam no trânsito daqui em Petrolina. No dia em que me envolver com um destes irresponsáveis, solicitarei a presença de Peritos Criminais do IC e não apenas a presença da guarda da EPTCC.

  5. carlos augusto disse:

    Uma coisa eu aprendí na “marra”: só se educa no trânsito com MULTAS pesadas!! Quando o cara tiver que desenbolsar R$ 300,00, aí ele vai pensar 2 vezes, antes de cometer a infração novamente!

  6. Assim tá bom, coisa é cá disse:

    Em petrolina, tá bom, venham pra juazeiro…

  7. Lucas Cabral disse:

    Num lugar onde se aceitam MOTOTAXISTAS, indo de encontro as leis, isso é fichinha,,,

  8. Esgotado disse:

    Eu ja falei e escreví tanto sobre este assunto que não dar mais para levar a sério. A EPPTC precisa endurecer contra os maus condutores de carro e motos. Estes último são mais vulneráveis e mais imprudentes e portanto mais irresponsáveis. Muitos pedestres também estão precisando ser multados. è instituir uma placa pra pedestre. Aquele que for fragrado sem placa será multado. Uma placa dianteira e outra trazeira. Aqueles pedestres que tem a bunda mais avantajada ou tenha a barriga ou peitos muito grande não podem instalar a placa de qualquer geito. Afinal os guardas precisam ler a placa com rapidez. O número de cada um já existe é o próprio CPF. Pode até não funcionar mas que será divertido será. No aeroporto, na estação rodoviária, no posto da polícia rodoviária ou em qualquer via de acesso à cidade terá um posto de emplacamento pra pedestre funcionando 24 horas. Teremos um bom aumento de emprego. Aquele que estiver andando sob efeito de alcool terá as penalidades já previstas em lei. Dr. Júlio Lossio pega esta idéia que é boa.

  9. raimudo rodrigues disse:

    Nós devemos agir imediatamente, isso acontece a toda hora nas ruas de Petrolina, e agir no sentido de cobrar da EPTTC uma ação mais dura (multa!!) a estes irresponsáveis do trânsito.
    Queria convidar alguém da EPTTC para dar um “passear” comingo e comprovar as infrações destes motociclitas.

  10. Gostaria de colocar um adesivo em meu carro com o dizer:
    “Se me cortar pela direita, jogo o carro de propósito para cima de você.”
    Mas como a razão fala mais alto do que a vontade, não vou colocar.
    Acho que muitos “guardas” da EPTTC não multam as motos, porque boa parte deles também tem moto. E quem sabe, também, não cometam as mesmas barbárias quando estão no trânsito???
    Sei que o automóvel não é ecologicamente correto e tem muito mais “contras” do que “prós”, mas moto é uma “praga” urbana. O ideal seria transporte público de qualidade, mas aí já são “outros quinhentos”.
    aluilce@terra.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *