Leitor do Blog denuncia (outra vez) abandono do Parque Josepha Coelho

por Carlos Britto // 11 de março de 2011 às 06:42

O Engenheiro Agrônomo e leitor do Blog, Emílio Luiz, nos escreve um artigo relatando o criminoso abandono do Parque Josepha Coelho em Petrolina. Pelo visto a cidade inteira já viu osso. Menos a Prefeitura.

Leiam:

Gostaria de sugerir aos secretários municipais, vereadores, prefeito, entre outras autoridades da nossa cidade, que abram um pequeno espaço de tempo nas suas atribuladas agendas e façam uma visita ao único parque que existe na nossa cidade, o parque Josefa Coelho.

Lá, eles poderão observar “in loco”, o total abandono que vive o que poderia ser um dos cartões postais de Petrolina. Alambrados dos campos de futebol desmoronando, plantas que morreram por falta d água, lixo por todos os lados, pistas de caminhada esburacadas, campos de futebol que, devido aos buracos, viraram piscina nessa época de chuvas, entre outros.

Mas tudo isso passa alheio ao poder público municipal, que se faz de cego para os problemas. Certo dia encontrei com um assessor de um vereador da situação e comentei com o mesmo a situação do parque, e ele me respondeu que outras pessoas já haviam feito essa reclamação, e que ele pessoalmente foi ao parque, e não viu nada anormal (o oftalmologista dele deve ser o mesmo que está no cargo mais alto do poder público municipal).

O que mais chama a atenção é que Petrolina se auto intitula “Capital da Irrigação”, mas o que vemos é uma área urbana desprovida de áreas verdes. Temos abundância de tecnologia para irrigação, água, fertilizantes, técnicos, mas o poder público é incapaz de usar isso em prol de um bem comum, porque nem um simples sistema de irrigação existe no parque. Só ainda restam árvores, graças às chuvas do final de 2010 para cá, porque várias delas pereceram durante o período da estiagem.

Em meados de 2004, havia um projeto nessa cidade chamado “Adote o Verde”, que no primeiro momento contou com 80 estudantes, que ajudavam a plantar espécies nativas em praças, ruas e avenidas da cidade. Esse projeto visava, além da preocupação com o meio ambiente, desenvolver nas crianças e adolescentes a chamada “consciência ecológica”. Mas esse programa, nos últimos anos, pelo que vemos, foi abandonado pelo município.

Um índice (discute-se se este foi estabelecido pela ONU) sugere 12 metros quadrados de área verde por habitante para que haja equilíbrio entre a quantidade de oxigênio e gás carbônico. Se incluirmos todas as atividades com combustão (indústria, tráfego, atividades domésticas) este índice se eleva para 75 metros quadrados por habitante.

Praticamente todas as cidades brasileiras acusam menos de 5 metros quadrado por habitante, portanto, elas são deficientes em áreas verdes, fato que se explica pela falta de conhecimentos da importância das áreas verdes por parte das autoridades. Entretanto, temos exceções, como Goiânia, que é considerava a cidade mais verde do país, com 0,8 árvores por habitante, ou 94 metros quadrados de mata verde por habitante. Só para comparação, Edmonton no Canadá, que é mais verde do planeta, tem 100 metros quadrados por habitante.

Arborizar, não é só plantar, mas seguir um cronograma de atividades de manutenção, cabendo ao órgão público criar os meios que viabilizem a sua execução. Agora, como já está mais que provado que o poder público de Petrolina é incompetente na arte do gerenciamento, fica a sugestão de oferecerem ao governo do Estado à administração do parque Josefa Coelho, assim como já entregaram a administração do Hospital e a realização do carnaval da cidade.

Emílio Luiz

Engenheiro Agrônomo

Petrolina – PE

Leitor do Blog denuncia (outra vez) abandono do Parque Josepha Coelho

  1. Epaminondas disse:

    Sr. Emilio Luiz,
    Porque você não fala do prefeito anterior que gastou milhões e não resolveu o problema de alagamento do parque, faço minhas caminhadas todo dia, desde as gestões anteriores, e esta é que mais cuidou. Em se tratando de área verde, O Mutirão Petrolina saldável já distribuiu mais de 10.000 mudas nos bairros, e a parceria com Exército, a cidade toda sendo arborizada.
    Epaminondas
    Cidadão Petrolinense.

  2. Ana disse:

    Concordo com absolutamente tudo que disse esse senhor e o parabenizo pela coragem em reclamar e criticar. O Parque Josefa Coelho é um patrimônio da cidade e merece zelo. Para quem faz caminhadas no parque todos os dias como eu, é triste ver o descaso das autoridades petrolinenses junto a estrutura e a limpeza do parque.

  3. Joaquim antonio disse:

    Parabens pelo comentario, realmente esse parquemerece mais respeito do poder publico. Realmente deveria ser uma coisa de primeiromundo caso fosse bem cuidado

  4. Oliveira disse:

    Concordo em genero, numero e grau. Moro e trabalho proximo ao parque e sempre tive muito orgulho dele, lembro que em uma edição do Moto Chico varios motociclistas acamparam no parque, praticamente em frente ao evento, a guarda municipal forneceu segurança e a Prefeitura cuidou das instalações (banheiros), vi muita gente de fora elogiando a iniciativa, isso conta pontos para a cidade e a um custo muito pequeno, infelizmente hoje seria vergonhoso repetir o feito. Acordem senhores, cuidar deste parque dará um retorno infinitamente maior do que o investimento.

  5. leitor disse:

    Além de cuidar das plantas, também se faz urgente iluminar mais o parque, pq a noite andamos literalmente no escuro nas pistas do parque Josepha Coelho.
    Acorda Secretário, acorda Prefeito!

  6. FabioPorto disse:

    O eminente agrônomo observou bem. O povo temo governo que merece.

  7. Fabricio disse:

    Olá, sou praticante de esportes no Parque Josepha Coelho e não estou vendo nenhum acúmulo de lixo como você expressa no texto! Para fazer uma critica é muito fácil em relação ao Parque, mas não sabe o que se passa realmente aqui, já que vocês não o freqüentam, ficam de foram só espiando e quando surge uma oportunidade metem o pau. Então porque você não fala dos eventos promovidos pelo Parque e sua diretoria? Pois é caros leitores, Critica e mais critica não leva a lugar algum então apresente uma solução que será bem acolhida

  8. Watergate disse:

    Pra que cuidar do Josefa Coelho se teremos o mini central Park ?

  9. JP disse:

    Realmente, o parque já foi o parque. Era lá que passava minhas tardes no final de semana com uma turma de amigos, que participava de competições de Judô, que ficava sentado na grama jogando conversa fora e outras atividades, agora, o verde que via antes já não é mais da grama é do mato que tomou conta de tudo, o lixo, a sujeira é o que define a cor do local. Já nem visito mais. Enfim, o parque já foi o parque!

  10. João José disse:

    Eu plantei (e cuido) de vários pés de mandacaru, de umbuzeiro, juazeiro e etc… Gostaria de saber qual é a contribuição do nobre engenheiro para aumentar o verde de nossa cidade? O problema de Petrolina é que o povo pensa que estamos num país comunista em que tudo deve ser feito pelo ESTADO. Se os petrolinenses não jogassem lixo na rua, se plantassem e cuidassem cada um de uma árvore, tenho certeza que nossa cidade se tornaria mais agradável para se morar.

  11. saullo maciel disse:

    ele é cidadão paga imposto esta no direito de cobrar e cada uma!!!!!!

    e esta realmente entregue as baratas faço caminhadas com minha familia lá e presencio o descaso deviam entregar logo pra iniciativa privada explorar por quê o estado/municipio esqueceu dali!

  12. Vanessa disse:

    Caríssimos.
    Tanto em países capitalistas quanto nos socialistas (Uma vez que ainda não existem países comunistas, essa é uma etapa superior ainda não alcançada pelos socialistas existentes) é dever do estado dar condições para o pleno gozo dos direitos do cidadão, entre eles o lazer, como está previsto em nossa constituição, nas leis federais e municipais, inclusive no nosso plano diretor. Acho totalmente pertinente a crítica feita. Infelizmente temos sim um estado de coisas acontecendo em nossa cidade que nos surpreende pelo descaso. Uma gestão tem o DEVER de zelar pelo bem público. Querer justificar o erro presente com os dos outros administradores públicos somente serve para lançar na vala dos maus administradores os atuais ocupantes do poder público municipal. Mesmo não tendo votado no atual prefeito, adoraria perceber que a proposta de cuidar melhor de nossa cidade foi cumprida e que esse se destacasse da galeria daqueles que pouco fizeram. Infelizmente não é isso que vemos. Lamentavelmente…

  13. matheus andrey disse:

    SOU FREQUENTADOR DO PARQUE E TENHO SAUDADES DE QUANDO TINHA GRAMA ´ E LIMPEZA NO LOCAL, A VERDADE TEM QUE SER DITA,ALGO FUNCIONA NO PARQUE SÃO OS BRAVOS GUARDAS QUE FAZEM O QUE PODEM PARAR DAR SEGURANÇA AO LOCAL..ENTRA E SAI PREFEITO E NÃO FAZ NADA PARA QUE O PARQUE SEJA AO MENOS PARECIDO COM AQUELE QUE EM 2003 NOS DEU TANTO ORGULHO. QUE PENA PETROLINA…..

  14. andrea pacheco disse:

    Sei que la tem muita formiga e espinho, acho que o parque nao precisa de diretor de parque e sim de um tecnico agricola e trabalhadores para fazer a manutencao diaria como capina,retirada de lixo, adubacao das plantas.Sugiro um poco artesiano para suprimento proprio de agua, pois na epoca da seca morre muitas plantas.Mas ainda acho o melhor lugar para se caminhar.

  15. Ângelo Mitsuhara disse:

    Esse senhor Epaminondas se é que realmente caminha no parque todos os dias como diz, deve ser paciente do mesmo oftalmologista do assessor citado no texto.
    Concordo plenamente com esse colega agrônomo. Faço caminhadas no parque a anos e nunca o vi tão abandonado como agora. Ainda faltou ele citar o péssimo estado da iluminação do parque.
    Parabéns pela coragem!

  16. ADRIANE VALVERDE SOARES disse:

    Este cidadão está expressando o real sentimento de quem habitualmente frequenta o parque, a cidade de Petrolina tem o grande benéficio de ter uma área verde de tamanho aprasível, mas uma gestão tão imcompetente ao ponto de não ter um parque a altura da CIDADE DA IRRIGAÇÃO, muito boa nobre agrônomo……

  17. Maria disse:

    Parabenizo o agrônomo pela coragem de mencionar tão grave o abandono do Parque Josefa Coelho. Fui moradora do bairro e, sempre fiz caminhadas dentro do parque. Há quatro anos mudei de cidade, e, no mês passado, em visita a minha família, levei o meu filhinho para brincar no “lindo parque verde” do bairro e me entristeceu ver o péssimo estado dos brinquedos e da falta do gramado bem cuidado que conheci um dia.
    Lamentável.

  18. Roque disse:

    hontem por volta das 8:45 da noite onde ia passando na rotatoria do colego ana brandoua.onde estava sendo realizada uma blitis da policia milita.quando pacava para buscar minha espoza no ponto de hondbos e fui agrideo pelo policial com um tapa no rost os por que pasava por perto das abordagm que eles estavam fazendo quando perguntei porque ele me agridiu. ele me deu varios pontape dizendo. que se eu nao calace a boca iria me prende por dezacato e me ameaco varias veses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários